Finanças

O que são os fundos de investimento e por que investir?

O que são fundos de investimentos e como saber se essa alternativa é para você? Saiba mais sobre as vantagens e outras opções.
fundos de investimento e finanças planet smart city

Segurança, rentabilidade e liquidez — esses são os pilares de um bom investimento financeiro. Para atingir esses três pilares, muitas pessoas analisam com cuidado as opções disponíveis de fundos de investimento e optam pela que acham mais vantajosa.

Quando esse é o procedimento adotado, as chances de ter uma renda maior (rentabilidade) aumentam consideravelmente.

Neste artigo, explicaremos o que são fundos de investimentos. Mostraremos também os benefícios, as possibilidades e como analisar as alternativas disponíveis. Para nos ajudar nesse entendimento, contaremos com Edson Borba, diretor de Vendas da Planet Smart City Brasil. Acompanhe os próximos tópicos!

O que são fundos de investimento?

Explicando de maneira simples, o fundo de investimento é uma categoria de aplicação financeira. Esse tipo de fundo é procurado por investidores de diversos perfis. Na prática, tal modalidade de aplicação financeira reúne cotistas (investidores) que realizam depósitos de recursos.

Essas finanças são aplicadas em grupos de ativos. Por exemplo: ações, títulos públicos, renda fixa, fundos imobiliários (FII), multimercado (FIM), entre outros. O objetivo principal de alocar capital em fundos de investimentos é obter ganhos financeiros rentáveis.

Quando o fundo gera lucros, os valores são divididos proporcionalmente conforme o número de cotas adquirida por cada investidor. Como conhecimento, o conjunto de contas de um investidor é chamado de patrimônio total, sendo gerido por um gestor do fundo.

Essa transferência no gerenciamento do fundo é uma estratégia inteligente para os investidores que não têm tempo ou experiência para estudar, escolher e operacionalizar o capital.

Por que vale a pena investir neles?

De acordo com Edson Borda, vale muito a pena investir em fundos imobiliários. “É uma excelente opção para quem deseja diversificar investimentos e sair da poupança”, revela Borba. Dependendo do ativo escolhido, o investidor pode unir duas vantagens: risco baixo e aplicação simples.

Outro aspecto interessante dos fundos de investimentos é a possibilidade de injetar capital em diversos tipos de investimentos por meio de um único ativo. Além disso, o investidor pode personalizar o investimento segundo o risco (baixo, médio ou alto) e o perfil (conservador, moderado ou agressivo).

Para quem deseja investir em um terreno ou lote, como os fundos oferecem menor custo a longo prazo?

Vale ressaltar que o terreno ou lote não é um produto financeiro. Embora seja um bom investimento a longo prazo. Edson Borba explica o porquê: “o terreno ou lote é uma opção de investimento simples e segura. Por isso, é indicado para aqueles que não tem um profundo conhecimento sobre o mercado financeiro e seus produtos”.

Borba destaca também que o terreno ou lote tem boas chances de oferecer rentabilidade e um bom retorno sobre o investimento (ROI). Uma vez que, com o tempo, pode se valorizar em razão do desenvolvimento da região ou da construção de uma moradia de qualidade.

Outro benefício de investir na compra de terreno ou lote é a diversificação. Em vez de aplicar dinheiro apenas em produtos do mercado financeiro, o investidor injeta capital em outro tipo de investimento. Por não colocar “todos os ovos em uma mesma cesta”, o investidor não perde os recursos caso haja um queda na rentabilidade do mercado financeiro.

Qual é a possibilidade valorização do terreno ou lote?

De acordo com Edson Borba, existem alguns fatores que impactam na valorização de um terreno ou lote. Um desses fatores é a infraestrutura da região do entorno. Como exemplo, Borba cita: “Os terrenos, lotes e imóveis localizados em uma Smart City da Planet, são inseridos em uma infraestrutura de alto padrão e desenvolvimento”.

Isso afeta diretamente a valorização do bem a longo prazo. Outros aspectos que potencializam a rentabilidade de terrenos e lotes são:

  • desenvolvimento da região;
  • correção de valores feitos pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM);
  • saneamento básico e qualidade de vida;
  • localização;
  • topografia.

Algo que também potencializa a valorização do terreno ou lote é a baixa necessidade de manutenção. Diferente de um imóvel, o proprietário não precisa investir em reformas, obras de expansão e contratação de mão-de-obra. Sendo assim, a relação custo-benefício atinge altos patamares.

Como exemplo da excelente taxa de valorização de um terreno ou lote, Edson cita os que se localizam na Smart City Laguna, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Ele revela que, em menos de 5 anos, alguns lotes dobraram de preço. Graças a todo o investimento estrutural realizado pela Planet.

Como analisar um terreno ou lote?

Antes de comprar um terreno ou lote, o diretor comercial da Planet Smart City sugere que o investidor analise se o bem reúne os três pilares do bom investimento: segurança, rentabilidade e liquidez. Para isso, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada em imóveis. Esse tipo de suporte é disponibilizado pela Planet Smart City.

Nossa equipe de profissionais ajuda os interessados a escolher e melhor opção de terreno ou lote conforme as suas necessidades, desejos e perfil pessoal ou familiar. Outros fatores que devem fazer parte dessa análise, são:

  • infraestrutura do empreendimento;
  • serviços, comércio e proximidade com centros urbanos;
  • segurança;
  • infraestrutura da região (saneamento básico, serviços de saúde, pavimentação das vias, transporte público e acesso fácil a áreas metropolitanas;
  • reputação da construtora.

Quais são os diferenciais da Planet Smart City?

A Planet Smart City ultrapassa o conceito tradicional de moradia. Em vez de apenas entregar casas, oferecemos a melhor experiência de viver bem. Fazemos isso por meio de residências adequadas, seguras, inovadoras e acessíveis. Os moradores se beneficiam de várias iniciativas e serviços orientados para a comunidade.

Por exemplo, a já citada Smart City Laguna tem 620 mil metros quadrados de espaços verdes, ciclovias, ruas largas e outros detalhes minuciosamente planejados. Dentre as soluções inteligentes que oferecemos, podemos destacar:

  • cinema;
  • hub de inovação;
  • playground;
  • cozinha compartilhada;
  • campo de futebol;
  • área fitness;
  • bicicletas compartilhadas
  • banco de mudas
  • parada de ônibus com wi-fi
  • piso intervalado etc.

Nesse empreendimento, o terreno, lote ou imóvel comprado se valoriza rapidamente. Sem dúvidas, investir em uma Smart City da Planet é a certeza de aplicar o dinheiro de forma inteligente. Venha fazer parte do novo conceito de morar!

Gostou de entender o que são fundos de investimentos? Quer investir na compra de um imóvel, terreno ou lote? Então, entre agora mesmo em contato com o time de consultores especializados em mercado imobiliário da Planet!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar