Investimentos

Morar ou investir? Veja qual a melhor opção para você

Nas duas situações, temos algumas exigências que podem se diferenciar, pois são objetivos distintos. Sendo assim, neste conteúdo, vamos mostrar o que avaliar ao escolher um imóvel para morar ou investir. Continue a leitura!

Quando falamos que comprar um imóvel é um investimento, podemos nos referir a dois cenários: morar ou investir. Pode ser uma aplicação de recursos para aumentar o seu patrimônio ou para ter uma renda adicional por meio de negociações, que podem ser por aluguel ou revenda.

Nas duas situações, temos algumas exigências que podem se diferenciar, pois são objetivos distintos. Sendo assim, neste conteúdo, vamos mostrar o que avaliar ao escolher um imóvel para morar ou investir. Continue a leitura!

O que considerar ao comprar um imóvel para morar ou investir?

Ao comprar um imóvel, você já sabe o seu objetivo, seja ele para morar, seja para investir. No entanto, ainda assim, alguns questionamentos são necessários para ambas as finalidades de aquisição que ajudam na escolha.

Se seu objetivo é investir para alugar ou revender, você deve avaliar alguns pontos, como se já tem um imóvel próprio, qual o valor que dispõe para essa finalidade, se faz aplicações financeiras bastante rentáveis e se sua renda possibilita esse investimento. São questões que devem ser consideradas.

Por outro lado, se o seu propósito é comprar um imóvel para moradia, as ponderações são outras, a começar pelas suas necessidades e preferências. Alguns aspectos muito importantes devem ser observados, afinal, você vai viver no local.

O que avaliar ao escolher um imóvel para investir?

O investimento em um imóvel para obter lucro financeiro pode ter duas intenções: revender ou alugar.

No caso de revender, pode ser um bom investimento adquirir um imóvel precisando de reparos, pois muitas vezes, são vendidos bem mais baratos.

Essa vantagem é benéfica ao comprador, que pode fazer uma boa reforma e, a partir daí, alugar por um excelente valor. Já se quiser vender, vai lucrar com um preço bem acima daquele que adquiriu.

Quem deseja investir para ganhar com uma revenda ou um aluguel de maior valor pode apostar em imóveis em regiões em crescimento, que daqui a alguns anos vão estar bem mais valorizadas.

Daí a importância de ter um olhar de investidor para o imóvel que deseja comprar, que é bem diferente daquele de quem deseja adquirir a casa própria.

O que avaliar ao escolher comprar para morar?

A compra da casa própria para morar, diferentemente daquela feita apenas para investimento, é muito especial, visto que a maioria dos brasileiros se prepara muito para chegar nesse momento importante da vida — que representa um sonho, para muitos. Por isso, ela precisa de muitos cuidados.

É fundamental que antes de escolher o imóvel se tenha todas as preferências e necessidades muito bem definidas. Além disso, ter a rotina dos integrantes da família é essencial para saber se o que é oferecido no local atende a todos.

Confira alguns dos fatores que devem ser considerados ao escolher um imóvel para morar:

  • localização;
  • segurança;
  • oferta de serviços;
  • comércio;
  • mobilidade urbana, entre outros.

Como você conferiu neste artigo, quando uma pessoa decide comprar um imóvel para morar ou investir, ela deve dar atenção às necessidades do seu objetivo. Como observamos no conteúdo, são bem diferentes.

Gostou deste post? Seja qual for o seu objetivo, morar ou investir, se quiser conferir nossas ofertas de casas e lotes, entre em contato conosco, pelo site, e conheça nossos lançamentos!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar