Investimentos

Você sabe qual é o seu perfil de investidor? Descubra aqui!

Pensando na relevância dessa temática, neste conteúdo explicamos sobre a definição do perfil de investidor e apresentamos as características de cada perfil. Continue com a gente para saber mais.
perfil de investidor

Qual é o seu perfil de investidor? Essa é uma dúvida presente por parte de muitas pessoas e o entendimento desse tema é bastante relevante, pois vai ajudar a sua empresa a selecionar as melhores aplicações financeiras de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Pensando na relevância dessa temática, neste conteúdo explicamos sobre a definição do perfil de investidor e apresentamos as características de cada perfil. Continue com a gente para saber mais.

O que é o perfil de investidor?

Trata-se de um questionário desenvolvido pelas instituições financeiras que conta com informações em relação à tolerância ao risco e experiência de cada investidor. Existem três perfis: conservador, moderado e arrojado.

Vale destacar que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) determina que as instituições financeiras devem fazer o questionário para todas as pessoas que desejarem fazer investimentos.

Qual a importância de conhecer o perfil de investidor?

Por diferentes motivos, o conhecimento do perfil é fundamental. Primeiramente, você vai tomar melhores decisões na hora de investir, pois vai optar por aplicações financeiras que estejam de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Além disso, ao conhecer o seu perfil, você vai fazer escolhas conscientes e com segurança, contribuindo para o alcance dos seus objetivos e garantindo um futuro próspero toda a sua família.

Quais as características dos perfis?

Existem três perfis de investidor e cada um apresenta características específicas. Nesse contexto é importante conhecer as características de cada um para tomar decisões assertivas sobre os investimentos.

Conservador

O perfil conservador faz referência aos investidores com baixa tolerância ao risco e pouca experiência no mundo das aplicações financeiras. Dessa maneira, quem está nesse perfil tende a optar por investimentos com baixo risco e prioriza a segurança.

Com isso, as pessoas com esse perfil optam por aplicações que tenham um resultado previsível e ajudam na preservação do patrimônio, como renda fixa ou compra de imóveis.

Moderado

As pessoas com perfil moderado se caracterizam pelo fato de já terem experiência em relação ao mundo dos investimentos, já têm reservas de emergência para suprir os gastos cotidianos e têm maior tolerância ao risco se comparado com as pessoas com perfil conservador.

Desse modo, os indivíduos com esse perfil estão propensos a correrem um pouco mais de riscos com objetivo de encontrar melhores oportunidades de investimentos.

Nesse contexto, os fundos multimercado são uma ótima oportunidade, pois ajudam na diversificação do patrimônio e otimizam a rentabilidade de toda a carteira.

Arrojado

As pessoas com perfil arrojado, por sua vez, caracterizam pelo fato de já terem experiência no mundo dos investimentos e não terem medo de arriscar. Com isso, quem tem esse perfil busca por aplicações financeiras com maior potencial de rentabilidade, como são os casos dos investimentos de renda variável (ações nas bolsas, ETFs etc.).

Destacamos nesse post que há diferentes perfis. Nesse contexto, o entendimento do seu perfil de investidor é fundamental, pois você vai ter mais segurança e assertividade na escolha das melhores aplicações financeiras. Com isso, torna-se possível obter melhores resultados na sua carteira de investimentos.

Este conteúdo no qual destacamos sobre qual é o seu perfil de investidor foi útil para você? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outros posts sobre o tema. Estamos no Facebook e no Instagram.

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar