Finanças

Confira as tendências do mercado imobiliário 2023

Quais são as maiores tendências do mercado imobiliário em 2023? Há muita expectativa sobre todas as mudanças que poderão haver na economia, que envolvem taxas de juros, impostos, entre outros fatores que interferem no setor.
tendências do mercado imobiliário em 2023

Quais são as maiores tendências do mercado imobiliário em 2023? Há muita expectativa sobre todas as mudanças que poderão haver na economia, que envolvem taxas de juros, impostos, entre outros fatores que interferem no setor.

O fato é que o ano de 2023 propõe um planejamento embasado em algumas mudanças econômicas, que certamente ocorrerão, alinhando as expectativas do mercado de uma forma geral — e tudo mais que deverá ser alterado nos trâmites financeiros em relação à negociação de compra e venda de imóveis.

Dado o momento político de transição, existirão muitas mudanças e o mercado deve se preparar para isso. Mas, ainda assim, o mercado imobiliário deve seguir como a fortaleza que sempre foi no setor econômico brasileiro.

As venda de imóveis, lotes e terrenos vão ter grande relevância na retomada do crescimento do setor imobiliário. Neste conteúdo, vamos elencar as principais tendências do mercado imobiliário em 2023. Confira!

Por que é importante acompanhar as tendências do mercado imobiliário?

Na avaliação imobiliária, muitos fatores são avaliados para se chegar ao valor venal do imóvel, como a localização, a infraestrutura que o local oferece, a qualidade dos materiais de construção, transporte e muitas outras questões.

Com a transição para um novo Governo Federal, o mercado fica atento à mudanças econômicas que impactarão nos investimentos, valores e condições de financiamento.

Você sabe quais são as principais tendências do mercado de imóveis em 2023?

Com a pandemia, alguns hábitos tiveram que ser modificados, devido às restrições impostas pela doença. Diante disso, vamos elencar algumas das tendências que ficaram e continuarão em 2023. Acompanhe!

A busca por casas mais afastadas dos centros urbanos

A tendência do trabalho remoto veio para ficar. Dessa forma, a necessidade de estar nos grandes centros urbanos foi diminuindo. Muitas pessoas passaram a preferir ter mais contato com a natureza e mais qualidade de vida, optando por moradias em locais mais afastados e tranquilos.

Foco na tecnologia e no atendimento personalizado

A tecnologia foi uma alternativa decisiva para que os negócios continuassem a oferecer aos clientes o mesmo atendimento de qualidade, por intermédio da inteligência artificial.

Um bom exemplo de uma das opções aproveitadas pela tecnologia foi o chatbot — um recurso que permite dirimir e ter informações sobre produtos ou serviços. O método desenvolvido para o atendimento a clientes permite que a imobiliária responda a questões básicas, sem esforço de um atendente da sua equipe.

Dessa forma, garante-se que só questões mais complexas, que realmente necessitem de uma equipe especializada, necessite de uma pessoa para resolver questões mais específicas no atendimento ao cliente.

Isso ajuda a otimizar tempo e a promover um atendimento de qualidade e mais focado em 2023 para quem está mais perto de fechar negócio.

Além disso, existe a possibilidade, com a ajuda da tecnologia, de visitar imóveis virtualmente, por meio de gravações de vídeos em 360 graus, que torna tudo muito real e diminui a necessidade de deslocamento, facilitando compras à distância.

Um novo perfil dos moradores se destacou no mercado

Por ficar tanto tempo dentro de casa, inclusive com muitas pessoas trabalhando e estudando em home office, o ambiente doméstico se tornou mais valorizado.

O que já era bem forte, potencializou-se, justamente, pelo fato de passarmos 24 horas dentro de casa. Dessa forma, o consumidor passou a ser mais exigente a tudo que se refere a imóvel e decoração.

Valorização de imóveis usados e aluguel sem fiador

Outra tendência que chegou para ficar é relativa à preferência dos consumidores pelos imóveis usados. Além disso, o fiador que, para muitos, costumava ser uma grande dificuldade, ficou para trás, não sendo mais um fator impeditivo, devido às novas empresas e tecnologias.

Realmente, a pandemia trouxe uma série de mudanças positivas no setor imobiliário, tornando alguns aspectos bem mais práticos, quando comparamos ao estilo antigo na negociação de compra e venda de imóveis.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais e garanta que seus seguidores conheçam essas diferenças significantes ao negociar um novo imóvel!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar