O contato com a natureza e a descentralização dos centros urbanos é um fator que pode fazer toda a diferença na escolha de um imóvel. É possível ter por perto parques, praias, reservas e áreas verdes em geral, algo que conta muito para aqueles que buscam morar com mais qualidade de vida.
Daí a tendência, cada vez mais comum, de pessoas que procuram comprar imóveis em locais próximos das capitais, mas não no centro delas.
Elas porque oferecem mais opções de ter a natureza por perto, ar puro, menor poluição sonora etc. Por isso, casas próximas de áreas verdes, tais como parques ou praias são muito procuradas.
O fato é que existem benefícios ao escolher uma casa que permite o contato com a natureza. Continue a leitura e conheça as vantagens de se fazer essa escolha!
1. Possibilita mais conforto térmico
Essa é a grande vantagem dos locais com grandes áreas verdes, que tem como uma de suas principais características regular a temperatura.
De fato, são locais que garantem um maior conforto térmico, já que a vegetação diminui a incidência da radiação solar sobre a superfície. Por isso, a presença de muito verde garante sensação térmica mais agradável.
2. Diminui a poluição sonora
A poluição sonora é significativamente menor em regiões com florestas, pois as árvores atuam como “bloqueadores naturais” de ruídos.
Trata-se de um conforto muito difícil de se encontrar em centros urbanos que abusam da poluição sonora.
Se o barulho do trânsito, assim como o excesso de pessoas e estabelecimentos comerciais incomodam, buscar locais mais tranquilos e, principalmente, com muitas áreas verdes pode ser a solução para ter mais tranquilidade em casa.
3. Reduz o estresse
O estresse e a ansiedade têm afetado cada vez mais pessoas. Isso se deve a fatores como carga de trabalho mais pesada, compromissos mais constantes, entre outros fatores, como trânsito intenso e muitos estímulos.
Dar conta de tanta coisa não é nada fácil e pode gerar muita ansiedade, que contribui para prejudicar a saúde.
Nesse sentido, morar próximo à natureza e poder ouvir o cantar dos pássaros, ver o pôr do sol ou simplesmente morar em uma rua tranquila e silenciosas pode contribuir para reduzir esse estresse.
Sentir o ar puro e estar próximo a áreas verdes pode nos refazer diariamente para as batalhas diárias e garantir muita tranquilidade.
4. Proporciona mais qualidade de vida
De fato, o contato com a natureza possibilita mais qualidade de vida, visto que, conforme mencionamos, reduz o estresse, garante espaços com conforto térmico e sonoro e ainda estimula a prática de atividades físicas, ou seja, promove o bem-estar e a saúde como um todo.
Você conhece as cidades inteligentes? Elas proporcionam tudo isso e muito mais aos seus moradores, ou seja, tudo é planejado para atender às suas necessidades sociais e econômicas.
Elas contam com uma série de vantagens, incluindo o contato com a natureza, tecnologia, mobilidade, desenvolvimento econômico, entre outros. As smart cities da Planet foram projetadas e construídas do zero, pensando nessas inovações.
Já existem três delas em atividades, que são a Smart City Aquiraz e a Smart City Laguna, ambas no Ceará, e a Smart City Natal, no Rio Grande do Norte, que vale a pena conferir!
Como você verificou neste conteúdo, o contato com a natureza só traz benefícios. Algumas alternativas de moradias, como as cidades inteligentes oferecem tudo isso e muito mais. Elas contam com muita natureza por perto e toda uma infraestrutura que garante qualidade de vida e bem-estar aos moradores!
Gostou deste post? Confira, então, outro artigo que fala sobre as cidades inteligentes e suas vantagens!