O que você leva em consideração quando pensa em um lugar ideal para morar?
A localização? A segurança que a região proporciona? O preço?
Todos esses critérios são importantes, mas o que aparece mesmo no topo da lista das famílias brasileiras são áreas de lazer para a realização de atividades físicas, artísticas, manuais, intelectuais e sociais nas cidades.
No momento de retomada gradual das atividades após isolamento social devido à pandemia, os espaços ao ar livre ganharam ainda mais força. Praças, calçadões e ciclofaixas, quando foram autorizados, se tornaram as principais opções para lazer e atividades físicas.
Devido a tamanha importância, os espaços compartilhados de cidades e empreendimentos não são apenas itens de lazer. Eles são a extensão das casas dos habitantes.
Áreas de lazer pensadas para qualidade de vida
Uma empresa que traz isso para a prática é a Planet Smart City, líder global em cidades inteligentes inclusivas. Para ela, os espaços compartilhados vão além do lazer. Eles são pensados para levar qualidade de vida e cuidar do bem-estar de cada cidadão.
Todos os bairros e cidades projetadas pela Planet possuem mais de 50 soluções inteligentes. Entre elas estão as áreas verdes, percursos fitness, academia ao ar livre, playground, campo de futebol, lagoas, cinema, biblioteca, ateliê de costura, cozinha compartilhada, biblioteca de objetos, lounge e, o grande destaque, Hub de Inovação.
> Clique AQUI para conhecer as cidades inteligentes da Planet Smart City
Cada solução dessas é pensada e desenvolvida por um grupo de 60 especialistas reunidos, em um Centro de Competência de altíssimo nível na Itália, para integrar o que existe de mais novo e moderno para as cidades e bairros inteligentes.
Para a Planet, os espaços compartilhados devem ser pensados para levar qualidade de vida e cuidar do bem-estar de cada cidadão, pois a criação e utilização desses locais geram benefícios psicológicos e sociais para a sociedade e benefícios ecológicos e urbanísticos para as cidades.
Quando a comunidade utiliza áreas compartilhadas, cria-se constantemente o senso de pertencimento e o engajamento na vida da cidade. Com todos esses aspectos contemplados e funcionando os moradores podem desfrutar de um estilo de vida mais integrado, saudável e smart.
As fotos que ilustram esta matéria são imagens reais da Smart City Laguna, localizada no Ceará.
Clique aqui para conhecer a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo.
Sobre a Planet Smart City
A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social.