Cidade Inteligente

Cidades inteligentes: saiba o que são e quais as suas vantagens

Neste post, vamos te contar mais sobre as cidades inteligentes, explicar como são criadas e citar as suas principais características! Confira!
cidades inteligentes

Um lugar sustentável, que usa a tecnologia para promover a otimização de recursos, o desenvolvimento econômico, a participação e a qualidade de vida de seus cidadãos: assim são as cidades inteligentes!

Chamadas também de smart cities, elas começaram a eclodir nos países desenvolvidos, mas, há algum tempo, ganharam as nações em desenvolvimento, inclusive com exemplos bem-sucedidos no Brasil.

Neste post, vamos te contar mais sobre as cidades inteligentes, explicar como são criadas e citar as suas principais características! Vamos lá?

O que são cidades inteligentes?

Não existe um conceito fechado de cidades inteligentes. Afinal, elas se diferem umas das outras, pois dependem das características de suas populações e das demandas locais. Mas, algumas variáveis estão presentes em todas elas:

  • são espaços que usam as inovações tecnológicas, desde o planejamento;
  • possibilitam a interação e a participação ativa dos seus moradores;
  • garantem a otimização de seus recursos;
  • colocam as pessoas em primeiro plano, priorizando o bem-estar e a qualidade de vida.

Como surgem as smart cities?

As cidades inteligentes são fruto de parceria entre governos e empresas — imprescindíveis para sua concepção —, além da iniciativa pública e privada, a cultura empreendedora e a inovação. O planejamento das smart cities prevê quais são os aspectos que farão delas inteligentes: programas de coleta seletiva, práticas de logística reversa, acesso facilitado da população aos diferentes serviços e uso de fontes de energia limpa. Esses são alguns dos exemplos que merecem ser citados.

Quais são as características dessas cidades?

Nas cidades inteligentes, tudo é pensado e feito para atender às necessidades sociais e econômicas dos moradores. A tecnologia e os dados são utilizados para tomar decisões mais acertadas, gerando benefícios em, praticamente, todas as áreas elementares da vida, como mobilidade e saúde. De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, as dimensões que sinalizam o grau de inteligência de uma cidade abrangem:

  • governança;
  • planejamento urbano;
  • tecnologia;
  • meio ambiente;
  • conexões internacionais;
  • coesão social;
  • capital humano;
  • desenvolvimento econômico;
  • mobilidade.

Quais são os benefícios de viver nas cidades inteligentes?

A proposta das cidades inteligentes é ser mais democrática, completa, acessível e inovadora. Conheça, a seguir, os grandes benefícios que elas proporcionam aos moradores!

São sustentáveis

As cidades inteligentes priorizam o transporte coletivo e o uso de bicicleta, em detrimento de veículos particulares, contribuindo, assim, com um trânsito mais fluido e a redução da poluição do ar. Ainda, produzem muito pouco ou nenhum lixo, já que quase todo o material descartado pela população é retornável ou reciclável. Ao adotarem medidas que protegem o meio ambiente, geram mais qualidade de vida e promovem a saúde dos seus moradores.

São tecnológicas

Elas utilizam sistemas integrados, por meio de soluções tecnológicas inovadoras nas mais diferentes áreas, como saúde, mobilidade, segurança pública e meio ambiente. Desse modo, possibilitam a prevenção de acidentes, a proteção à integridade e à vida humana, bem como a redução ou eliminação de catástrofes ambientais, entre outros benefícios.

São planejadas e inovadoras

O planejamento urbano e as inovações distinguem significativamente as cidades inteligentes das convencionais. Vale mencionar a produção de energia própria, com o uso da luz do sol, tornando-as autossustentáveis nesse quesito ou, até mesmo, imóveis projetados para tratamento de esgoto.

Garantem a participação dos moradores nas decisões

A maior participação e inclusão das pessoas nas decisões da cidade são possibilitadas pelo uso de tecnologias que coletam a opinião dos moradores sobre algo relevante e ainda geram dados que sinalizam quais melhorias precisam ser implementadas.

São completas

Tudo em um único lugar: assim são as smart cities! Nelas, os cidadãos podem usufruir facilmente dos serviços — supermercado, salões de beleza, área verde, ciclovias etc. —, de forma a assegurar praticidade e comodidade, além de mais tempo para aproveitar os momentos, menos estresse e mais qualidade de vida para toda a família.

Quais são as cidades inteligentes da Planet Smart City?

A Planet Smart City está com projetos pelo Brasil que trazem dezenas de soluções inteligentes para um novo modo de viver. Todas as smart cities da Planet foram construídas do zero, já pensadas para essas inovações, ou seja, não precisaram se adaptar. Conheça!

Aquiraz

Localizada no principal polo turístico do Ceará e a apenas 20 quilômetros da capital Fortaleza. Já pensou em morar perto da praia ou ter uma segunda residência para férias?

Laguna

É a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, situada no Ceará. Lá, você desfrutará de uma infraestrutura de alto padrão, além de toda a inovação digital e social nela presente.

Natal

Também pertinho da praia, você tem a chance de viver em um local seguro e plenamente conectado, podendo participar ativamente das decisões que influenciam sua vida e de sua família.

E então, já pensou em morar em alguma dessas cidades inteligentes? Você e sua família merecem usufruir desse novo jeito de viver, muito mais prático, seguro, acessível, tecnológico e smart.

A hora de realizar o seu sonho é agora. Entre já em contato com a Planet Smart City!

Você também pode gostar
Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar