Inovação

Segurança em cidades inteligentes: veja como funciona nas da Planet Smart City

Neste artigo, falaremos sobre a importância, os desafios, as soluções e o funcionamento da segurança em cidades inteligentes. Acompanhe os próximos tópicos!

Segundo um estudo realizado pela Capgemini e divulgado pela Exame, 58% das pessoas desejam viver em uma smart city (cidade inteligente).

No Brasil, 74% disseram que a tecnologia melhora a qualidade dos serviços e 69% acreditam também na melhora da qualidade de vida. Outro fator positivo percebido é a segurança em cidades inteligentes.

Neste artigo, focaremos nesse aspecto. Por isso, falaremos sobre a importância, os desafios, as soluções e o funcionamento da segurança em cidades inteligentes. Acompanhe os próximos tópicos!

Qual é a importância da segurança em cidades inteligentes?

A segurança é um direito social e individual garantido pela Constituição Federal. Além disso, é um desejo natural e essencial para o ser humano. Afinal, todos querem proteger o que têm de mais valioso: família, bens e conquistas. Por essas e outras razões, a segurança em cidades inteligentes é um fator de extrema importância. No entanto, para existir a segurança em cidades inteligentes, é necessário mais do que tecnologias que reforçam a proteção dos moradores.

É preciso também estimular o senso de pertencimento. Como assim? Por meio da conscientização, os que residem na smart city aprendem a zelar pelo bem-estar e qualidade de vida coletiva.

Uma das maneiras de se atingir esse objetivo é criando uma comunidade inclusiva. Nesse ambiente, os espaços e serviços são acessíveis a todos os moradores. Dessa forma, elimina-se a discriminação e impulsiona a integração.

O resultado é que as pessoas passam a zelar por esses locais, pois percebem o valor que têm. Outra forma de fortalecer a segurança em uma cidade inteligente é o estímulo à criatividade e inovação. O objetivo é que os moradores apontem ideias, soluções e sugestões para melhorar os serviços e a estrutura da smart city.

Essas informações são analisadas e, se beneficiarem o interesse coletivo, são colocadas em prática.

Esse ambiente aberto à comunicação também favorece à segurança, uma vez que os moradores se sentem à vontade para compartilhar acontecimentos, alertas informativos, horários de serviços essenciais e outras movimentações. Desse modo, todos ficam por dentro do que acontece na cidade inteligente.

Por que a segurança precisa ser pensada muito antes de a tecnologia ser aplicada em cidades inteligentes?

O conceito de segurança difere, dependendo do contexto em que as pessoas estão inseridas. Por isso, antes de implantar sistemas de segurança, é necessário estudar a região (condições, carências, práticas adotadas etc.), conhecer as pessoas; suas necessidades e expectativas. Com base nessas informações, a segurança é implementada em alinhamento com a realidade vivida na comunidade.

Essa é a estratégia de segurança adotada nas cidades inteligentes da Planet Smart City. Dessa forma, conseguimos interferir o mínimo possível no contexto de vida dos moradores. Na verdade, construímos com eles a estrutura tecnológica que os beneficia e supre as suas necessidades de segurança.

Quais são os maiores desafios enfrentados dentro desse contexto?

É importante olhar a segurança em cidades inteligentes pela ótica do contexto social na qual as pessoas estão inseridas. Para isso, é necessário firmar uma parceria com poder público. No Brasil, essa parceria faz com que a segurança seja vista como um direito fundamental do cidadão. Em face disso, as políticas e ações se tornam mais efetivas e atendem plenamente aos interesses da população.

Nesse cenário, as comunidades inteligentes e poder público se tornam os principais responsáveis pela segurança. Por outro lado, um desafio que podemos apontar é a definição do que é dever do poder público e das empresas gestoras das smart cities. Sem esse entendimento, fica mais difícil suprir os aspectos que envolvem a segurança coletiva.

Como segundo desafio, podemos apontar a conscientização de que a tecnologia é parte do conceito de segurança. Por exemplo, nas cidades desenvolvidas pela Planet, os moradores têm acesso a um aplicativo que monitora algumas áreas, mas não vigia toda a cidade inteligente. Vale lembrar que o conceito de segurança é a união da tecnologia com a conscientização. Nesse cenário, não é necessário monitorar cada canto da cidade, uma vez que todos estão engajados na tarefa de tornar a comunidade mais segura.

Como funciona a segurança em cidades inteligentes da Planet Smart City?

A segurança em cidades inteligentes da Planet Smart City é algo que prezamos muito. Para proporcionar um ambiente seguro para os moradores, adotamos as seguintes práticas:

  • estudo do lugar que será implantada a smart city;
  • conversa com as lideranças para a identificação das necessidades e dos anseios da comunidade;
  • desenvolvimento de ações voltadas para a inclusão e o senso de pertencimento;
  • apresentação do aplicativo como ferramenta de comunicação;
  • estímulo à interação entre os moradores;
  • criação do adesivo para identificação de veículos de moradores.

Quais são as vantagens das cidades criadas pela Planet Smart City?

Com a implantação das práticas citadas no tópico anterior, os moradores obtêm várias vantagens. A seguir, apontamos algumas delas.

Passeios livres

As cidades inteligentes da Planet resgatam do passado os passeios livres. Sendo assim, as pessoas conversam nas calçadas, caminham com os filhos e frequentam as casas dos vizinhos. Além disso, as crianças brincam livremente nas ruas.

Segurança 24 horas

Em qualquer horário, os moradores se sentem seguros e protegidos. Como dito, isso é possível por meio da comunicação e conscientização de todos. Dentre os recursos de segurança, está o botão SOS do aplicativo, que pode ser facilmente acionado pelos moradores.

Tecnologias e práticas de segurança

Entre as práticas e tecnologias que utilizamos nas cidades inteligentes, estão: vídeo de monitoramento de áreas comuns, ruas sem saída, reuniões regulares para a discussão de ideias e melhorias. Também criamos grupos de comunicação para facilitar o envio de alertas sobre a presença de pessoas estranhas nos arredores.

Integração da vizinhança

A integração da vizinhança começa pelo desenvolvimento de ações de gestão social, como o acolhimento de novos moradores, eventos institucionais e colaborativos, etc. Há também a integração por meio dos grupos de interesse: saúde, compras, carona compartilhada, mães, empreendedores etc.

Todas essas e outras vantagens são possíveis devido aos cinco pilares sustentadores das cidades inteligentes da Planet: tecnologia, meio ambiente, planejamento, arquitetura e pessoas. Com essa estrutura, fazemos os moradores viverem bem — algo que ultrapassa o conceito de apenas morar.

Gostou de entender como a Planet Smart City investe na segurança em cidades inteligentes? Então, aproveite para conhecer todos os nossos diferenciais. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Você também pode gostar
casas-funcionais
Inovação
Casas funcionais: conceito, características e vantagens

As casas funcionais têm ganhado muito espaço no mercado imobiliário por serem práticas e ajudarem a aproveitar melhor os espaços.

organizar finanças pessoais
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar