Inovação

Planet App: confira todas as suas funcionalidades

Vamos conhecer, tudo que o Planet App pode oferecer em termos de tecnologia e praticidade aos seus moradores e visitantes. Confira!
planet app

Com tanta tecnologia disponível e por meio dos mais diversos equipamentos eletrônicos, em especial, dos smartphones, é possível ter acesso a toda informação, tornando o dia a dia muito mais prático. Foi nesse contexto que a Planet Smart City criou o aplicativo Planet App, para atender aos moradores das smart cities.

A plataforma, que está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, garante a todos (moradores ou não) o acesso a informações relevantes sobre tudo que ocorre dentro das cidades inteligentes.

Vamos conhecer, neste conteúdo, tudo que o Planet App pode oferecer em termos de tecnologia e praticidade aos seus moradores e visitantes. Confira!

O que é uma smart city?

Para que você realmente entenda a importância de ter um aplicativo para esses locais, é importante saber o que realmente significa ser uma cidade inteligente, ou smart city. Afinal, elas ganham cada vez mais espaço no país e no restante do mundo.

O conceito envolve sistemas e pessoas que interagem utilizando energia, materiais diversos, tecnologias, serviços e tudo mais que objetive o desenvolvimento econômico. O principal foco é a melhoria da qualidade de vida em um bairro ou em uma cidade.

Esses movimentos de interação são classificados como inteligentes, pois de uma forma estratégica, possibilitam a criação de uma infraestrutura que ofereça serviços, comunicação e gestão urbana. Assim, suprem as necessidades econômicas e sociais da comunidade local.

O fato é que a smart city é uma forte tendência no urbanismo mundial, e no Brasil não é diferente. A Planet Smart City já tem três smart cities (Smart City Laguna, Smart City Aquiraz e Smart City Natal), e duas para serem lançadas.

Na verdade, o planejamento urbano de uma cidade inteligente pensa na sustentabilidade do planeta, criando soluções para isso, como:

  • blocos fotovoltaicos:
  • iluminação noturna captada por meio de energia solar;
  • horta urbana;
  • ilha de coleta seletiva;
  • ciclofaixas;
  • bikes compartilhadas, entre outras.

A cidade inteligente busca alternativas sustentáveis, como o transporte coletivo e o uso de bicicleta, em vez de veículos particulares, garantindo a redução da poluição do ar. Em relação ao lixo, quase tudo é retornável ou reciclável. São medidas que contribuem para a saúde e a qualidade de vida dos moradores.

Quais são os objetivos do Planet App?

O principal objetivo do Planet App é garantir aos moradores conteúdos variados, nas suas mais diferentes escalas — que vão desde o nível urbano até o interpessoal. Ou seja, o aplicativo permite que você tenha informações administrativas do bairro em relação a transporte, serviços e outras necessidades básicas.

Além disso, garante a interação entre a vizinhança. Isso porque, ao preencher seus dados pessoais no app, é possível que o usuário coloque seus hobbies, preferências de lazer, entre outras questões, possibilitando, dessa forma, uma comunicação maior entre os moradores.

O Planet App possibilita que os moradores conheçam e estejam inteirados sobre tudo que envolve o local, como:

  • informações comerciais e administrativas;
  • boletins meteorológicos;
  • disponibilidade de carona em carros particulares;
  • acesso a bicicletas e a áreas compartilhadas, entre outros.

Ou seja, o Planet App foi projetado para ajudar e atender aos moradores nas mais variadas questões, além de possibilitar inovação tecnológica e desenvolvimento social nas regiões nas quais as smart cities estão situadas.

Quais são as principais funcionalidades do Planet App?

O Planet App facilita o acesso a diversos serviços e a atividades inteligentes, como Wi-Fi gratuito no Hub de Inovação (um centro de inovação tecnológica e convívio social presente em casa smart city), totens interativos, tecnologia de previsão do tempo e dispositivos SOS.

Um aplicativo que se mostra tão abrangente é realmente um elemento facilitador para se viver em uma cidade inteligente.

Imagine a situação de você querer saber se existe uma vaga em um ambiente compartilhado gratuito, como o coworking dos Hubs de Inovação , ou mesmo se há uma bike disponível para o seu uso. São pequenos exemplos de como um aplicativo com variadas informações é importante.

Conheça as principais funcionalidades do Planet App

Para fazer uso do Planet App basta fazer o download do aplicativo e se registrar por meio de login e senha. Após isso, você vai se surpreender com tudo que ele poderá oferecer ao usuário. Veja algumas de suas funcionalidades:

  • conheça seu vizinho: o app permite que todos os usuários tenham acesso aos perfis de seus vizinhos cadastrados e seus interesses e, assim, possa haver uma interação maior;
  • grupos de interesse: essa funcionalidade possibilita que pessoas que tenham os mesmos interesses criem grupos, como de atividade física, música, esporte, entre outros;
  • vendas: permite que os usuários postem produtos que desejam vender, ou mesmo anunciem seus trabalhos relacionados a serviços, como técnicos, costura, mecânica, entre outros;
  • espaços: essa funcionalidade serve para que os moradores reservem os espaços comuns, como quadra de esportes, cozinha compartilhada para eventos, ateliê de costura, cinema e muito mais;
  • reserva de ferramentas: existe nas cidades inteligentes um espaço denominado biblioteca de objetos, em que é possível encontrar muitas ferramentas para fazer pequenos reparos. A retirada é feita mediante reserva pelo app;
  • notícias da cidade: isso possibilita que os usuários se mantenham atualizados com todas as novidades referentes ao local;
  • classificados: seção dedicada aos moradores que desejam postar anúncios ou ter acesso ao que já está sendo anunciado;
  • eventos: permite que os usuários tenham acesso e se mantenham informados sobre todos os eventos gratuitos que ocorrem na cidade. Possibilita, também, criar eventos, promovendo uma interação maior entre os moradores;
  • solicitação de pedidos de manutenção: nesse espaço do app, os moradores podem fazer solicitações de reparos e manutenções, quando necessário.
  • Hey Planet: é uma função que permite às pessoas conhecer tudo que a cidade inteligente tem a oferecer, começando pela lista que contém as soluções inteligentes disponíveis, assim como as regras para reservas e sua utilização. O aplicativo apresenta um vídeo com sugestões de como aproveitar todos os benefícios de viver em uma smart city.

Como você pôde conferir neste conteúdo, o Planet App garante mais tranquilidade e bem-estar a todos. Com ele, os usuários ficam sempre muito bem informados sobre tudo relacionado à cidade. Trata-se de uma vantagem a mais que uma smart city oferece aos seus moradores.

Você não acha que já está na hora de realizar seu sonho? Entre, então, entre em contato conosco e confira os preços e as condições acessíveis para conquistar a sua casa e morar em uma cidade inteligente. Nosso time está aguardando seu contato!

Você também pode gostar
Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Investimentos
Investir em imóveis ou fundos imobiliários: qual é o ideal para você?

Destacaremos como funciona o investimento em imóveis e em fundos imobiliários, apresentaremos as principais diferenças entre eles e vamos ressaltar para qual perfil cada escolha é indicada. Continue com a gente.

Smart City Natal
Confira as vantagens de comprar terreno em Natal!

Existem inúmeros benefícios de comprar um terreno em Natal. Um deles é realizar um investimento em uma região com enorme potencial de crescimento.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar