Cidade Inteligente

Por que morar perto de um Polo Industrial? Descubra as vantagens!

Neste artigo, mostraremos a importância, benefícios e como encontrar uma residência de qualidade em um polo industrial. Para isso, contaremos com a ajuda de João Fernandes, gerente comercial da Planet Smart City Brasil. Confira os próximos tópicos!
polo industrial e comércios da smart city laguna

Já pensou em morar bem pertinho de um centro de oportunidade de negócios e emprego? Com certeza, essa é uma localização privilegiada. Muitos têm esse benefício ao comprar um imóvel próximo a um polo industrial. Os que tomam essa decisão percebem que ganham mais tempo para se dedicar a outras áreas, como a família. Quer essa vida para você?

Neste artigo, mostraremos a importância, benefícios e como encontrar uma residência de qualidade em um polo industrial. Para isso, contaremos com a ajuda de João Fernandes, gerente comercial da Planet Smart City Brasil. Confira os próximos tópicos!

O que é um Polo Industrial?

Em termos simples, o polo industrial é um centro que reúne grandes empresas do setor da indústria. Nesse aglomerado, são produzidos diversos tipos de equipamentos, produtos e tecnologias. Podemos dizer que os polos industriais espalhados pelo Brasil são verdadeiras “molas propulsoras” da economia regional e nacional.

Além disso, eles fomentam o desenvolvimento de redes comerciais, conectam fornecedores de diversos segmentos com empresas e clientes finais. De acordo com João Fernandes, no geral, esses centros se localizam em cidades satélites e subúrbios metropolitanos. No entanto, são encontrados também em grandes metrópoles ou capitais.

Qual é a importância econômica que um Polo Industrial traz?

João Fernandes explica que as indústrias entregam uma contribuição valiosa para a região do entorno. Entre os efeitos positivos gerados pelo polo, podemos destacar:

  • atração de investimentos públicos e privados;
  • captação de aportes financeiros vindos de empresas nacionais e internacionais;
  • inovação e evolução tecnológica;
  • desenvolvimento de ações ou projetos sociais;
  • geração de emprego e renda para a população;
  • capacitação profissional.

Em resumo, o centro industrial é um “divisor de águas” na história e desenvolvimento da região. Como exemplo do potencial econômico gerado por um polo, citamos dados publicados pelo Ministério da Economia (ME) e divulgados no portal Gov.br.

No recorte do Polo Industrial de Manaus (PIM), foi registrado um faturamento anual de 68,7 bilhões de reais. Nesse mesmo período, o PIM empregou mais de 100 mil trabalhadores efetivos, terceirizados e temporários. Sem dúvidas, os polos são uma fonte de riqueza para as regiões do entorno.

De que forma um Polo Industrial valoriza os terrenos?

Devido ao impulsionamento que gera na economia local, o polo industrial atrai centenas (e até milhares) de trabalhadores e suas famílias. Para facilitar a aquisição de um emprego em uma das indústrias, muitos desses profissionais precisam morar na região. Isso eleva a busca por imóveis para alugar, vender, bem como o consumo de produtos e serviços da localidade.

Toda essa movimentação financeira, alta procura e interesse em morar na região, faz com que os preços de terrenos e moradias subam consideravelmente. Em outras palavras, ocorre uma curva ascendente de valorização imobiliária. O resultado é o surgimento de excelentes estratégias de investimento.

Como o Polo Industrial atrai investimentos e qual é o impacto disso?

Quanto maior o número de pessoas trabalhando ou se mudando para uma região industrial, maior será o desenvolvimento local. Isso acontece porque o entorno do polo começa a chamar a atenção de empresas e investidores. Segundo João Fernandes, é comum que um centro industrial atraia:

  • supermercados;
  • restaurantes;
  • escolas, cursos profissionalizantes e faculdades;
  • lojas comerciais;
  • shoppings centers;
  • obras e serviços públicos (iluminação de rodovias, segurança policial, construção de estradas, ruas, habitações populares, sistema de saneamento básico e coleta de lixo).

Outro tipo de investimento importante vem dos incentivos fiscais do governo estadual, municipal ou federal. Esses incentivos podem ser: redução de impostos e acesso a linhas especiais de crédito para as empresas que integram o polo industrial. O resultado é a atração de mais indústrias e, como consequência, emprego e renda.

Qual é a forma de encontrar uma casa perto de um Polo Industrial?

Para encontrar um imóvel perfeito nas proximidades do polo industrial, é essencial seguir algumas dicas importantes. João Fernandes destaca as melhores práticas:

  • busque empreendimentos que ofereçam uma boa infraestrutura (pavimentação, iluminação, saneamento básico etc.), segurança e serviços;
  • preze por imóveis com soluções inteligentes que aumentam a qualidade de vida;
  • prefira moradias inseridas em locais arborizados que permitam o contato com a natureza;
  • opte por casas próximas a centros comerciais;
  • verifique a reputação da construtora do imóvel;
  • avalie se a moradia atende as necessidades atuais e futuras da família;
  • veja se o imóvel tem uma boa ventilação, iluminação natural e uma área externa, como um quintal – espaço importante para a convivência da família, criação de hortas e jardins;
  • confira a existência e tamanho da garagem.

Quanto ao entorno, os pontos a serem analisados são:

  • infraestrutura da rua;
  • proximidade com rodovias de acesso a centros urbanos e ao polo industrial;
  • transporte público;
  • segurança;
  • facilidade em acessar o comércio e serviços locais.

Como a Planet Smart City auxilia nesse processo?

Com a ajuda da Planet Smart City, é fácil encontrar um imóvel pronto ou lotes – para investir ou construir.

Uma vez que construímos cidades inteligentes próximas aos principais polos industriais e que atendem as necessidades básicas, oferecem qualidade de vida, habitação adequada e acessível para as famílias.

“Temos um time de consultores preparados para auxiliar as pessoas a encontrar um imóvel ideal para suas necessidades e desejos dentro de nossas Smart Cities”, afirma João Fernandes.

Quando esse imóvel é encontrado, a Planet ajuda no processo de financiamento, documentação e responde a todas as dúvidas dos clientes.

Já os valores dos imóveis e terrenos são acessíveis, o pagamento é facilitado, sendo possível utilizar subsídios do Governo Federal – como os programas de habitação.

Como exemplo de uma cidade inteligente próxima de um polo industrial, podemos citar a Smart City Laguna — localizada nas proximidades do Porto do Pecém — que faz parte do complexo industrial do Pecém.

Esse importante centro industrial se localiza em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Além de morar pertinho desse polo, o morador da Smart City Laguna tem acesso a:

  • 60 soluções inteligentes em arquitetura, urbanismo, meio ambiente, pessoas e tecnologia;
  • pavimentação intertravada e com piso drenante (que impede alagamentos e o aparecimento de buracos);
  • hub de inovação equipado com cinema, briquedoteca, espaço cultura e mais;
  • áreas verdes;
  • imóveis projetados com arquitetura diferenciada e valores acessíveis.

O que acha de ter um imóvel para chamar de seu na Smart City Laguna e bem pertinho do polo industrial de Pecém? Gostou da ideia? Então, não perca tempo e entre em contato com o nosso time de consultores imobiliários especializados!

Você também pode gostar
Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar