Investimentos

É possível comprar um terreno sem ter dinheiro guardado?

Deseja comprar um terreno para construir aos poucos sua casa, mas não tem dinheiro guardado? Saiba que é possível, sim, mesmo com poucos recursos, fazer essa aquisição. Existem formas de pagamento que auxiliam a conquistar seu objetivo.

Deseja comprar um terreno para construir aos poucos sua casa, mas não tem dinheiro guardado? Saiba que é possível, sim, mesmo com poucos recursos, fazer essa aquisição. Existem formas de pagamento que auxiliam a conquistar seu objetivo.

O financiamento é a forma mais conhecida de se adquirir um bem de alto valor, seja uma casa, seja um lote, e o melhor: não há necessidade de uma grande reserva.

O financiamento pode trazer tranquilidade e garantir que o cliente não fique descapitalizado. E, claro, havendo planejamento, tudo é possível.

Neste artigo, você vai conhecer as formas de adquirir um terreno sem ter dinheiro guardado. Continue a leitura e confira!

Financiamento imobiliário

É a forma mais popular de financiar um imóvel ou terreno sem ter dinheiro. O financiamento é feito por uma instituição financeira, geralmente, os bancos, e eles emprestam o dinheiro ao comprador, que pagará por meio de parcelas, com juros e correções monetárias, ao longo de alguns anos.

Dessa forma, até que o comprador quite totalmente a dívida, o bem pertence à instituição que o financiou. Ao final, após a quitação total do financiamento, o bem será transferido para o nome do comprador.

Para uma boa escolha, o comprador deve pesquisar as condições oferecidas pelos diferentes bancos que oferecem o financiamento.

Existe a opção de a própria construtora financiar o terreno, que é o caso da Planet Smart City. A empresa também oferece ao cliente a opção de financiamento sem juros em 60 ou em 100 meses. Nesse caso, o cliente teria até oito anos para quitar o débito.

Consórcio de imóveis

Trata-se de uma opção para quem não tem urgência em adquirir o bem, que pode ser um carro ou um imóvel, por exemplo. Isso porque, geralmente, o recebimento antecipado ocorre por sorteio ou ao fim do pagamento do consórcio.

No caso de o consorciado ter pressa, ele pode oferecer alguns lances e receber a carta de crédito.

Para participar de um consórcio, é necessário buscar uma administradora autorizada pelo Banco Central. O interessado pagará uma cota de consórcio ao entrar em um grupo. O valor costuma ser baixo, quando comparado ao custo total do bem.

Da mesma forma que ocorre com o financiamento, o consorciado pagará mensalmente uma cota do consórcio, no entanto, existem regras próprias. O período do pagamento varia segundo o valor do terreno ou do imóvel.

A cada mês, são organizadas as assembleias de contemplação, em que um membro do grupo é contemplado com a carta de crédito no valor do consórcio escolhido.

Ele, então, receberá o documento para adquirir o imóvel ou o terreno. A cada mês, um consorciado é sorteado.

A principal vantagem dos consórcios é não ter que desembolsar a entrada e ser bem menos burocrático que o financiamento. Não há taxas de juros, porque somente a taxa de administração é cobrada pela administradora do consórcio.

A desvantagem, porém, é depender da sorte para ser contemplado com a carta de crédito ou esperar até o final do contrato. Pode ser rápido e acontecer nos primeiros sorteios, como também, no final. Para quem não tem pressa, pode ser um bom negócio ser contemplado nos meses finais.

FGTS para financiar um imóvel

Usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é outra forma de comprar um imóvel sem dinheiro guardado. Ele é utilizado como parte do pagamento, reduzindo consideravelmente o valor das parcelas.

No entanto, existem algumas exigências para utilizar esse fundo, como o imóvel ser usado para fins residenciais.

Comprar o imóvel na mesma cidade que reside e trabalhar com carteira assinada por pelo menos três anos são outras exigências.

Viu como é possível comprar um terreno, mesmo sem ter dinheiro guardado? No entanto, existem formas de você se organizar financeiramente para não passar por apertos, como eliminar algumas dívidas, pesquisar bem o preço antes de se decidir e começar a fazer uma reserva, mesmo que seja pequena.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas também vejam essas dicas.

Você também pode gostar
Investimentos
Tipos de Investimento Financeiro. Quais os Principais Ativos Para Comprar

Ações, CDB, Tesouro Direto, Imóveis… São tantas opções para começar a investir que, muitas vezes, pode complicar ainda mais a decisão de começar. Neste artigo, vamos trazer uma orientação para que você comece de forma segura.

Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Planejando sua Carteira de Investimentos: Como Incluir Lotes de Forma Estratégica

Se diversificar investimentos é ouro, planejar é diamante! Um dos melhores conselhos para quem quer ter mais diverdificação em seus investimentos é conhecer todas as possibilidades. E uma delas é o mercado imobiliário, que é um dos mais seguros e estáveis

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar