Investimentos

Quais são os principais tipos de financiamento imobiliário?

Apesar de ser um grande investimento, comprar o imóvel próprio é possível para muitos brasileiros, graças aos diversos tipos de financiamento imobiliário que existem. Cada qual tem suas especificações, mas todos com o objetivo de facilitar a compra desse bem tão importante e desejado por qualquer família.

Apesar de ser um grande investimento, comprar o imóvel próprio é possível para muitos brasileiros, graças aos diversos tipos de financiamento imobiliário que existem. Cada qual tem suas especificações, mas todos com o objetivo de facilitar a compra desse bem tão importante e desejado por qualquer família.

Você sabe de que forma o financiamento imobiliário pode ajudar nesse sentido? Poucos têm dinheiro para comprar um imóvel à vista, e esse crédito facilita o pagamento, dividindo o valor em parcelas para serem pagas por muitos anos.

Neste artigo, vamos falar sobre a maioria deles, destacando suas principais características. Confira!

O que é um financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo concedido por uma instituição financeira para comprar um bem de consumo. Pode ser um imóvel, um carro, um terreno, entre outros.

É realizado por meio de um contrato negociado entre o credor e o comprador. Nessa negociação, são acertados alguns fatores importantes, como comprovação de renda, custo do imóvel, quantidade e valor das parcelas, entrada, entre outras questões.

Quais são os tipos de financiamento imobiliário?

O fato é que existem alguns tipos de financiamento imobiliário. Confira os mais conhecidos!

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O SFH foi criado pelo Governo Federal e tem como garantia os recursos obtidos por intermédio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). Trata-se de um financiamento baseado na Lei 4.380/64 — a mesma que rege grande parte dos financiamentos imobiliários.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Também criado pelo Governo Federal, mas se destina a financiamentos com valores superiores a R$90 mil. Devido ao risco, pelo fato de o valor ser maior que o estipulado por lei, esse sistema conta com maiores taxas de juros, que podem sofrer variações no decorrer do financiamento.

Sistema de Amortização Crescente (Sacre)

Na verdade, esse sistema é uma junção dos demais. Ou melhor, as parcelas vão crescendo até certo período, depois, começam a decrescer. O reajuste das parcelas está ligado à TR (Tarefa Referencial). Durante o ano, as prestações vão crescendo e os juros, diminuindo. É um tipo de financiamento que garante menos riscos.

Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde e Amarela? Quais são as diferenças?

Agora vamos aos tipos de financiamento que geram dúvidas porque houve algumas alterações, que não se limitaram à mudança no nome. Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela, ambos criados pelo governo federal em períodos diferentes.

O programa Casa Verde e Amarela é mais abrangente no que se refere aos serviços oferecidos, além de ter uma divisão diferente das faixas de renda para participação no programa.

Por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, tradicionalmente, tinha como principal função atuar na produção habitacional, proporcionando às pessoas novas moradias. Já o programa Casa Verde e Amarela traz a produção habitacional como uma forma de garantir moradias mais em conta para as pessoas, mas também pode ser usado em reforma de habitações já existentes e na regularização fundiária das famílias.

No entanto, não há como escolher um ou outro. O fato é que o programa Casa Verde e Amarela foi criado como substituto do programa Minha Casa Minha Vida, garantindo aos cidadãos uma abrangência maior no que se refere à aquisição da casa própria.

Como você pôde ver no artigo, é possível conquistar o imóvel próprio por meio de alguns tipos de financiamento imobiliário. Cabe a você conversar com a construtora e com o corretor sobre o que mais se encaixa ao seu orçamento.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros conteúdos interessantes como este!

Você também pode gostar
Investimentos
Tipos de Investimento Financeiro. Quais os Principais Ativos Para Comprar

Ações, CDB, Tesouro Direto, Imóveis… São tantas opções para começar a investir que, muitas vezes, pode complicar ainda mais a decisão de começar. Neste artigo, vamos trazer uma orientação para que você comece de forma segura.

Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Planejando sua Carteira de Investimentos: Como Incluir Lotes de Forma Estratégica

Se diversificar investimentos é ouro, planejar é diamante! Um dos melhores conselhos para quem quer ter mais diverdificação em seus investimentos é conhecer todas as possibilidades. E uma delas é o mercado imobiliário, que é um dos mais seguros e estáveis

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar