Casa Própria

Qual é a diferença entre lote e terreno? Entenda!

Antes de qualquer negociação imobiliária, é necessário saber as diferenças entre essas duas alternativas. Neste post, vamos falar sobre essas duas modalidades e você saberá a que melhor se encaixa às suas necessidades. Confira!
diferença entre lote e terreno

Dentre as muitas opções que o setor imobiliário oferece, encontramos imóveis prontos, na planta, em construção, terrenos e lotes. Porém, muitas pessoas desejam construir e não sabem a diferença entre lote e terreno.

Saber a distinção entre eles é essencial para quem pretende fazer uma escolha mais apropriada. São conceitos parecidos, mas se distinguem por algumas características específicas.

Por isso, antes de qualquer negociação imobiliária, é necessário saber as diferenças entre essas duas alternativas. Neste post, vamos falar sobre essas duas modalidades e você saberá a que melhor se encaixa às suas necessidades. Confira!

Qual é a diferença entre lote e terreno?

De uma forma bem simplificada, entende-se por lote uma divisão de terras de um terreno, formando um conjunto com as mesmas proporções, que chamamos de quadra. Vamos definir mais detalhadamente cada um deles, para que você entenda melhor.

Terreno

O terreno se resume a uma área aberta de terra que pode se destinar à construção de qualquer tipo de imóvel. Ele é comercializado na sua totalidade, ou seja, por inteiro, não é dividido em partes.

Existem três categorias de terrenos que variam de acordo com a sua finalidade, que são: rústicos, urbanos e mistos. Veja a definição de cada um:

  • rústico: são os terrenos localizados fora da zona urbana. Destinam-se a finalidades agrícolas — nesse tipo não podem ser erguidas construções. Veja bem, se um terreno se situar em área urbana e mesmo que for planejada uma construção, mas sua finalidade e rendimentos forem exclusivamente para produção agrícola, ele entrará na classificação de terreno rústico;
  • urbano: essa classificação se destina a construções relacionadas à habitação, que podem ser industriais, comerciais, serviços, entre outros;
  • misto: são aqueles localizados em áreas que se encaixam nas duas modalidades: rústico e urbano.

Lote

Referimo-nos a lote, quando uma grande área de terreno é dividida em várias partes, geralmente, com as mesmas proporções — cada parte da terra é chamado de lote. É muito comum em projetos de condomínios de casas, quando a negociação pode ser primeiro em relação ao lote, depois pode partir para a construção da casa. A isso, damos o nome de loteamento.

Por que as pessoas investem em lotes?

Existem alguns motivos que fazem com que muitos investidores optem por lotes. Vamos a eles:

  • têm valores mais acessíveis: por se tratar de uma subdivisão de terreno, são menores e com preços mais em conta;
  • investimento mais seguro: mesmo com a economia que, no momento, se encontra em fase de instabilidade, ainda assim é uma alternativa de investimento que geralmente continua valorizando, sendo considerada uma das melhores aplicações no mercado imobiliário;
  • investimento versátil: a compra de um lote é vantajosa para diferentes perfis. Seja qual for o seu objetivo com a compra, que pode ser a construção do imóvel, ou mesmo aguardar sua valorização para uma venda futura.

Existe diferença nas condições de pagamento de lote e terreno?

Ao adquirir um terreno, o comprador pode enfrentar problemas, principalmente se for negociado diretamente com o proprietário. Vai necessitar de uma boa avaliação, como o tamanho do terreno, que pode ser supervalorizado, assim como a infraestrutura e localização que podem tornar o investimento mais caro.

Os lotes, por sua vez — principalmente se forem negociados com a empresa que fez o loteamento —, oferecem melhores condições de pagamento e facilidades na hora da negociação, além de terem valores bem mais em conta.

Como você pôde observar neste conteúdo, existe diferença entre lote e terreno. No entanto, você escolherá a melhor alternativa, de acordo com suas necessidades, seja para investir ou para construir.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros artigos e conteúdos interessantes sobre o mercado imobiliário!

Você também pode gostar
Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar