Financiamento

O que pode reprovar um financiamento imobiliário? Entenda

O que pode reprovar um financiamento imobiliário? Alguns fatores estão intimamente ligados à renda familiar do comprador, capacidade de pagamento e principalmente a reputação junto aos órgão de proteção ao crédito.
o que pode reprovar um financiamento imobiliário? Financiamento com banco Planet Smart City

O que pode reprovar um financiamento imobiliário? Alguns fatores estão intimamente ligados à renda familiar do comprador, capacidade de pagamento e também à sua reputação junto aos órgão de proteção ao crédito.

Quando você deseja comprar um imóvel, mas não tem recursos para fazê-lo à vista, uma das opções é o financiamento imobiliário. No entanto, manter tudo sob controle, como seu nome limpo, uma renda que permita entrar em prestações, entre outros fatores, é essencial para realizar essa negociação.

Sendo assim, é aconselhável, antes mesmo de pensar em adquirir a casa própria, saber o que pode reprovar um financiamento imobiliário.

Dessa forma, se houver algo que possa impossibilitar esse seu objetivo, você resolve qualquer questão ou pendência com antecedência.

Neste conteúdo, vamos elencar alguns dos motivos que levam uma instituição financeira a negar um financiamento imobiliário! Confira!

Quais os fatores que podem reprovar um financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é um processo burocrático que envolve compra e venda de imóveis. No entanto, se no transcorrer da negociação não houver nada que impeça a evolução do processo, é possível conseguir o financiamento facilmente.

Contudo, é muito importante saber os motivos pelos quais alguns bancos reprovam um financiamento, pois as exigências podem variar muito de uma instituição para outra. Vamos saber quais são elas? Confira!

Restrição cadastral

Uma das restrições fundamentais, que impedem a compra de um imóvel por financiamento, é o conhecido nome sujo.

Por isso, antes de solicitar o crédito, é importante averiguar junto aos birôs de crédito do Brasil, como Boa Vista, Serasa e Quod sobre a situação de seu CPF no mercado, pois se não estiver ok, é um motivo de reprovação.

Vale ressaltar que a análise de CPF pela instituição financeira é feita para todos os membros envolvidos na negociação, pois para a compra de um imóvel, é possível juntar as rendas da família.

Renda mensal

No momento de solicitar um financiamento imobiliário, cabe ao banco fazer uma série de avaliações sobre a vida financeira do solicitante.

Isso serve para saber se ele vai poder cumprir com o pagamento das parcelas. Diante disso, uma das exigências do banco é solicitar comprovação de renda, podendo ser por meio de extratos bancários, imposto de renda ou holerite.

Vale ressaltar que a comprovação da renda familiar pode envolver o total de rendimentos dos integrantes da família e, dessa forma, garantir mais facilmente a aprovação do crédito.

Concluída a análise, a instituição decidirá pela aprovação ou não do pedido de financiamento imobiliário, assim como serão as condições de pagamento — lembrando que as parcelas não podem ultrapassar 30% da renda mensal do solicitante.

Score de crédito

Para quem não tem muita intimidade com os termos utilizados no mercado imobiliário e financeiro, o score de crédito é uma análise que o banco faz sobre o histórico de consumidor da pessoa interessada.

A pessoa que deseja entrar em um financiamento recebe uma pontuação, para que as instituições financeiras possam avaliar seu perfil de consumidor.

Isso contribui para que o banco defina a aprovação e as condições mais cabíveis para o financiamento.

Quais as principais dicas que evitam uma reprovação de crédito para um financiamento?

Para que você faça sua solicitação de financiamento, de forma mais segura, tendo a certeza de que nada será motivo de restrição, algumas sugestões podem ser seguidas. Veja quais são elas!

Regularize seu CPF

Esse é o primeiro passo, pois é fundamental que seu nome esteja limpo, seja para qualquer tipo de financiamento.

Para isso, basta acessar o Serasa e outros birôs de crédito e verificar a situação do seu CPF. Assim, você se certifica de que está tudo certo. Do contrário, você parte para a regularização.

Analise as linhas de crédito

As instituições financeiras contam com várias linhas de crédito para seus clientes, sendo prudente você analisá-las para saber a que mais se encaixa ao seu perfil financeiro.

Para isso, visite várias instituições e colha todas as informações possíveis. Uma linha de crédito para outra pode variar em diversos aspectos, como taxas de juros, condições de pagamentos, entre outros.

Faça simulações

Atualmente, a maioria das instituições oferece simulações on-line aos clientes, possibilitando verificar informações sobre como será o financiamento, como o valor das parcelas, taxas cobradas e a entrada exigida.

Para isso, é só preencher alguns dados, como CPF, renda mensal e o valor do imóvel pelo qual você tem interesse.

Agora que você já sabe o que pode reprovar um financiamento imobiliário, fica mais simples buscar o imóvel ideal, sabendo que as exigências serão cumpridas.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada todas as nossas atualizações de conteúdos!

Você também pode gostar
Investimentos
Tipos de Investimento Financeiro. Quais os Principais Ativos Para Comprar

Ações, CDB, Tesouro Direto, Imóveis… São tantas opções para começar a investir que, muitas vezes, pode complicar ainda mais a decisão de começar. Neste artigo, vamos trazer uma orientação para que você comece de forma segura.

Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Planejando sua Carteira de Investimentos: Como Incluir Lotes de Forma Estratégica

Se diversificar investimentos é ouro, planejar é diamante! Um dos melhores conselhos para quem quer ter mais diverdificação em seus investimentos é conhecer todas as possibilidades. E uma delas é o mercado imobiliário, que é um dos mais seguros e estáveis

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar