Finanças

Como consultar nome sujo? Entenda e saiba como limpar seu nome

Se você deseja consultar nome sujo, a primeira coisa a fazer é verificar seu CPF, acessando os sites ou aplicativos dos órgãos competentes.
consultar nome sujo

Se você deseja consultar nome sujo, a primeira coisa a fazer é verificar seu CPF, acessando os sites ou aplicativos dos órgãos competentes.

Dessa forma, antes de arcar com qualquer dívida, que pode ser um simples crédito ou mesmo um financiamento imobiliário, ter o nome limpo é fundamental.

Isso porque se seu CPF estiver cadastrado como inadimplente, você terá muitas dificuldades em conseguir crédito. Certamente, terá que limpar o seu nome para conquistar credibilidade no mercado e garantir uma vida financeira equilibrada.

Diante disso, vamos mostrar, neste conteúdo, como consultar nome sujo e de que forma você poderá reverter essa situação. Boa leitura!

Como consultar nome sujo?

Se você tem dúvida sobre seu nome estar limpo ou não, o primeiro passo é ter a certeza de que seu CPF está negativado.

Caso esteja, saber qual o volume da dívida é essencial para quitá-la e não ter contratempos futuros com o seu nome. Para fazer a consulta, é só seguir as dicas abaixo:

  • acesse o site ou o aplicativo do Serasa, fazendo um download. O app está disponível para as plataformas Android e iOS;
  • a seguir, clique em “Consulte grátis seu CPF”, quando o app pedirá que você se cadastre;
  • após isso, será aberta uma página na qual você se cadastrará.

É possível fazer o cadastro utilizando o perfil do Facebook ou apenas preenchendo com os dados solicitados.

Isso possibilita que sempre que alguma empresa incluir o seu CPF na lista, você receba uma notificação, tornando-se ciente da questão.

Como limpar o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)?

Não é confortável para ninguém ter o nome incluído na lista de inadimplentes. No entanto, algumas situações inevitáveis levam algumas pessoas a não pagarem suas contas e terem seu nome negativado.

Se isso está acontecendo com você, existem formas de negociar sua dívida. Veja a seguir!

Tente negociar a dívida com os credores

Antes de qualquer coisa, faça um levantamento do valor total das suas dívidas e procure negociar diretamente com os credores.

É importante ficar claro que, para limpar o nome, não é necessário quitar 100% as dívidas, mas é essencial firmar um compromisso de pagamento.

Sendo assim, é fundamental conversar com os credores para refinanciar as dívidas ou, se for o caso, quitá-las a valores mais baixos, com redução de juros e taxas.

Utilize a portabilidade de crédito

Essa é uma opção que ajuda a diminuir o valor do débito, trocando uma dívida mais cara por uma mais baixa.

Exemplo disso é quando as taxas de juros do banco que você utiliza estão maiores do que a concorrência. A economia pode ser grande e seu nome ficará limpo.

Participe de feirões de negociações

Quem disse que limpar nome sujo não é bom para a empresa credora também? É muito bom, visto que uma importância considerada perdida é recuperada.

Por isso, é comum algumas empresas se juntarem e organizarem esses feirões anualmente. Nesses eventos, as empresas vão com a finalidade de reduzirem taxas e juros, para que os devedores consigam pagar suas dívidas. No fim, todos ficam muito satisfeitos. A Serasa também intermedeia esse tipo de acordo entre credor e devedor.

Isso é feito com empresas parceiras, por meio do Feirão Limpa Nome. Como você pode conferir neste conteúdo, consultar nome sujo e, se necessário, limpar o nome, é essencial para uma vida financeira tranquila.

A importância de não ter o nome negativado é enorme, visto que isso possibilita fazer negócios, como financiamentos de imóveis, de carros, e muitos outros que facilitam a nossa vida.

Gostou deste post? O que acha de acessar esse outro artigo que fala sobre como organizar nossas finanças pessoais. Confira!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar