Investimentos

Como escolher o melhor financiamento imobiliário? Não cometa esses 4 erros

Por ser um investimento de alto valor e impossível de ser realizado à vista por muitos, a compra de um imóvel faz com que a maioria das pessoas opte por financiá-lo. No entanto, é comum que esbarrem na questão de como escolher o melhor financiamento imobiliário.
como escolher o melhor financiamento imobiliário

Por ser um investimento de alto valor e impossível de ser realizado à vista por muitos, a compra de um imóvel faz com que a maioria das pessoas opte por financiá-lo. No entanto, é comum que esbarrem na questão de como escolher o melhor financiamento imobiliário.

O fato é que, hoje, é normal que as incorporadoras indiquem uma financeira, e uma das principais exigências é a comprovação de renda, tendo apenas a condição de que a parcela não seja maior que 30% da renda do interessado.

Contudo, a aquisição do imóvel próprio envolve muitos outros gastos, como o ITBI, custos com cartório, entre outros encargos, que se o comprador não tomar cuidado pode se endividar. Por isso, evitar erros é essencial. Um planejamento pode ser uma boa medida.

Neste artigo, vamos apresentar os quatro principais erros que podem ser evitados por quem deseja entrar em um investimento imobiliário. Confira!

1. Não verificar se o CPF está negativado

Este é um erro bem comum por quem anseia pela compra de um imóvel. Certificar-se de que o nome esteja limpo é a primeira providência a ser tomada, pois muitas vezes a pessoa nem sabe que seu CPF consta como inadimplente.

Com o nome sujo é impossível entrar em um financiamento imobiliário. Sendo assim, a primeira medida é limpá-lo junto aos órgãos responsáveis.

2. Não fazer um planejamento financeiro

É normal que, ao comprar um imóvel, muitos outros encargos cheguem com a conquista.

São impostos, taxas com cartório, custos com mudança, entre outros. Ou seja, planejar as finanças é indispensável, assim como manter uma reserva de recursos.

Uma das medidas mais importantes para organizar as finanças pessoais é a definição de prioridades, ou seja, saber o que você não pode deixar de gastar com a sua renda mensal.

Com isso, você terá segurança para entender o que é essencial ou não na hora de gastar, contribuindo para o melhor aproveitamento dos seus recursos financeiros.

3. Desconhecer as opções de financiamento imobiliário

Na busca de como escolher o melhor financiamento imobiliário, uma série de fatores são envolvidos, mas o principal é saber se a opção realmente se encaixa ao seu perfil econômico.

Isso porque existem uma variedade de instituições financeiras que oferecem financiamento imobiliário. Por isso, tenha o trabalho de pesquisar — vale a pena!

O fato é que se trata de uma dívida a longo prazo e que impacta o orçamento de uma família por muito tempo.

Um planejamento financeiro e a escolha da instituição mais adequada que ofereça as melhores condições com juros mais baixos são questões essenciais e precisam ser bem estudadas.

4. Assumir parcelas maiores do que pode arcar

Em uma análise de crédito na negociação de compra e venda de imóvel, a financeira avalia se o valor da prestação não compromete mais de 30% da renda familiar do comprador.

Essa regra, na verdade, tem por objetivo evitar que o comprador se comprometa com uma dívida que não poderá pagar.

É até comum que, diante desse investimento, casais juntem suas rendas para garantir um financiamento imobiliário com um crédito maior. No entanto, é sempre bom pensar nessa hipótese, visto que, se um dos dois ficar desempregado, colocará em risco a renda familiar e o pagamento das prestações.

Agora que você já sabe como escolher o melhor financiamento imobiliário sem cometer os principais erros, analise tudo com calma e realize seu sonho. Afinal, trata-se de um grande investimento, e conseguir realizá-lo é muito compensador!

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros artigos interessantes como este!

Você também pode gostar
Investimentos
Tipos de Investimento Financeiro. Quais os Principais Ativos Para Comprar

Ações, CDB, Tesouro Direto, Imóveis… São tantas opções para começar a investir que, muitas vezes, pode complicar ainda mais a decisão de começar. Neste artigo, vamos trazer uma orientação para que você comece de forma segura.

Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Planejando sua Carteira de Investimentos: Como Incluir Lotes de Forma Estratégica

Se diversificar investimentos é ouro, planejar é diamante! Um dos melhores conselhos para quem quer ter mais diverdificação em seus investimentos é conhecer todas as possibilidades. E uma delas é o mercado imobiliário, que é um dos mais seguros e estáveis

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar