Finanças

Conquiste a estabilidade financeira no longo prazo com essas 3 dicas

A estabilidade financeira vai além de apenas economizar para ter uma reserva emergencial para imprevistos que ocorrem no dia a dia de qualquer família. A ideia vai mais longe: estamos falando de garantir estabilidade, por meio de algumas medidas viáveis, como uma renda extra, investimentos, entre outras. 
estabilidade financeira e planejamento financeiro planet smart city

Conquistar a estabilidade financeira depende de muitos fatores e decisões que tomamos no decorrer da vida. No entanto, nunca é tarde para começarmos a nos planejar e, assim, conquistarmos uma vida financeira segura e saudável, sem dívidas e tranquila.

A estabilidade financeira vai além de apenas economizar para ter uma reserva emergencial para imprevistos que ocorrem no dia a dia de qualquer família. A ideia vai mais longe: estamos falando de garantir estabilidade, por meio de algumas medidas viáveis, como uma renda extra, investimentos, entre outras.

Diante disso, vamos elencar algumas formas de conquistar a estabilidade financeira e viver com mais tranquilidade. Confira!

Evite dívidas desnecessárias

Aproveitar promoções, produtos com desconto ou pagar algo por pura comodidade é bom, mas pode consumir muito do seu orçamento e até resultar em dívidas que comprometam seriamente sua renda.

Existem algumas estratégias que as pessoas usam para evitar cair nessas armadilhas e que você também pode experimentar.

Por exemplo: antes de comprar algo novo, avalie se é possível pagar à vista. Se sim, pense se realmente precisa daquilo e quando você poderia usar. Se após essa avaliação a compra ainda valer a pena, aí sim você segue sem culpa.

Outras estratégias que podem ajudar são:

  • Regra da espera: consiste em aguardar um tempo para avaliar a real necessidade de fazer uma compra. Se após o tempo de uma semana ou um mês (quanto mais tempo, melhor), você ainda sentir a necessidade de comprar e couber no orçamento, considere finalizar a compra;
  • Pesquise antes de comprar: os preços podem variar muito de loja para loja. Se você realmente avaliou que precisa daquele produto, pesquise o melhor preço antes de fechar negócio. Comparar o preço das lojas físicas e online pode ser uma boa opção.
  • Esqueça o cartão em casa: essa técnica pode ajudar a evitar parcelamentos desnecessários. Quem anda com dinheiro e paga à vista tende a ser mais econômico e, quando vê algo possível de parcelar, tem tempo para voltar para casa e ponderar se a compra vale a pena.

Faça um planejamento financeiro

Uma boa saúde financeira começa com um planejamento, e para isso é fundamental saber o quanto você realmente gasta.

Separe tudo entre gastos fixos (aqueles essenciais como aluguel, parcela do carro, conta de luz, educação, plano de saúde etc) e gastos variáveis (serviços de streaming, restaurantes, delivery, cinema, vestuário, viagens etc).

Feito isso, avalie quanto sobra depois de quitar os gastos fixos e separe um orçamento específico para esses gastos. Assim você delimita um teto e pode gastar sem culpa e nem criar dívidas.

Da mesma forma, tente separar um dinheiro nesse planejamento para investir: seja para sua reserva de emergência, para uma aplicação financeira etc.

Depois disso, deixe o cartão de crédito para as compras essenciais e procure pagar as compras pequenas à vista. Isso evita surpresas na hora de pagar a fatura.

Busque investimentos seguros

Uma vida financeira estável é algo que conquistamos no longo prazo. Sendo assim, começar a investir aos poucos é uma forma saudável de cuidar do seu dinheiro, além de possibilitar a construção de um bom patrimônio.

Veja algumas opções de investimentos e escolha o mais adequado para o seu perfil de investidor.

Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma boa opção de renda variável. Por isso, é indicado para investidores moderados ou para os mais arrojados, que podem arriscar mais.

É uma modalidade de investimento coletiva focada no mercado imobiliário. O investidor que aposta nos FIIs compra cotas de um fundo imobiliário. Para quem não quer arriscar muito, é possível investir a partir de R$100,00.

Imóveis, lotes e terrenos

Existem também os que querem viver de renda de aluguéis ou lucrar com a venda de imóveis. Nesse caso, investir em terrenos é uma opção acessível. A partir deles, é possível construir aos poucos e vender a um preço compensador.

Conquistar a estabilidade financeira é possível, desde que haja disciplina, planejamento e também paciência, já que isso é algo que se consegue a longo prazo.

Gostou deste post? Entre, então, em contato conosco, pelo nosso site. Temos todas as informações que precisa sobre investimentos em casas e lotes!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar