Financiamento

Análise de crédito: o que é, como funciona e o que é avaliado nesse processo?

Neste post, vamos discorrer mais sobre a análise de crédito, como funciona, qual sua importância e quais aspectos são levantados para confirmar a solicitação ao cliente interessado. Acompanhe!
casal análise de crédito com banco

A análise de crédito é o primeiro passo no processo de aprovação de um financiamento. É quando a instituição financeira analisa se o cliente tem capacidade de honrar o pagamento.

Fazer um empréstimo, um consórcio ou o financiamento de um imóvel é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, solicitar esse crédito não é tão simples, visto que os bancos fazem uma análise do perfil do cliente e decidem se vão seguir com o pedido.

O seu relacionamento com a instituição financeira, as documentações e as possíveis restrições são fatores cruciais avaliados na hora da análise de crédito.

Neste post, vamos discorrer mais sobre a análise de crédito, como funciona, qual sua importância e quais aspectos são levantados para confirmar a solicitação ao cliente interessado. Acompanhe!

O que é a análise de crédito e qual é a sua importância?

A análise de crédito é um procedimento feito pelos bancos e demais instituições financeiras com o objetivo de avaliar as condições que a pessoa tem de arcar pelo empréstimo ou aumentos de limite solicitado.

Esse processo vai depender de diversos fatores que envolvem o histórico do indivíduo e o banco em questão. A avaliação para confirmar o pedido também serve como uma medida de segurança para as instituições, evitando possíveis inadimplências com as parcelas.

Como a análise de crédito funciona?

Para iniciar o processo de análise de crédito, o banco ou instituição financeira vai precisar levantar alguns dados sobre a pessoa que fez a solicitação. Destacamos, a seguir, as pesquisas feitas para esse fim.

Análise de crédito para pessoa física

Para o processo da solicitação por parte das pessoas físicas, são necessários alguns dados básicos, como:

  • documentação pessoal;
  • renda principal e complementar;
  • regularidade dos documentos.

Com eles em sua posse e entregues ao banco responsável, o próximo passo das instituições é analisar a relação do interessado com o mercado financeiro. Esses dados são avaliados junto às empresas especializadas em gerenciamento de riscos de créditos:

  • score de crédito do consumidor;
  • restrições de nome;
  • cadastro positivo dos solicitantes.

Após o processo, a solicitação do crédito pode variar conforme a situação financeira da pessoa interessada. Aqui estão alguns exemplos:

  • taxa de juros;
  • valor liberado;
  • quantidade de parcelas.

Análise de crédito para pessoa jurídica

As análises de crédito para empresas, mesmo sendo MEI ou ME, requisitam as seguintes informações:

  • dados cadastrais do CNPJ;
  • plano de negócios;
  • renda da empresa;
  • perfil de crédito.

Após a aquisição dos dados do solicitante, o banco ou instituição financeira vai avaliar se há a possibilidade de emprestar o valor, com base na capacidade de pagamento da pessoa jurídica.

Quais aspectos são avaliados durante essa análise?

Para a melhor compreensão de como é o processo da análise de crédito feita pelos bancos, destacamos a definição dos principais pontos avaliados pelas instituições que decidem se vão deferir o pedido.

Garantias

O banco ou instituição financeira precisa de garantias de que você realmente é capaz de retornar os créditos solicitados. Quanto mais confiabilidade fornecer, mais chances terá de sua análise ser aprovada.

Bom relacionamento com o banco

No processo de concessão do crédito, também é analisado o seu histórico com o banco ou instituição financeira, no intuito de buscar alguma relação entre as partes, positiva ou negativa.

Caso a relação seja boa, é bem provável que o banco agilize o processo e ofereça mais vantagens na hora de conceder o crédito. Do contrário, é capaz de a instituição negar o pedido, e a avaliação se prolongar se existirem pendências financeiras.

Restrições

Caso a pessoa física ou jurídica esteja com o “nome sujo”, isto é, seja inadimplente ou tenha créditos bloqueados, a solicitação será, provavelmente, negada. A dívida com o banco ou instituição financeira terá que ser negociada, visando a quitação.

Documentação

Toda a documentação necessária precisa estar em dia para o crédito ser aprovado com mais rapidez. Comprovar renda, hábitos de compra e histórico no Serasa e SPC são alguns documentos que podem ser solicitados para a análise.

Com a leitura completa deste texto, você sabe quais os principais critérios de avaliação usados pelos bancos e instituições financeiras para a análise de crédito, além de compreender a sua importância.

Agora, curta a nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo da Planet!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar