Para ter a sonhada casa própria, é perfeitamente possível encontrar uma opção de pagamento que se encaixe no seu orçamento e na sua realidade familiar. No entanto, muita gente deixa de lado esse objetivo por desconhecimento em relação às formas de comprar um imóvel.
O sonho de 87% dos brasileiros pode estar muito mais acessível do que a maioria imagina. E, neste artigo, vamos elencar as principais formas de adquirir uma moradia.
Para ajudar você a entender o assunto, decidimos contar com as orientações de Francelina Finazzi, coordenadora de habitação da Planet Smart City. Então aproveite este conteúdo valioso e boa leitura!
Por que comprar um imóvel é vantajoso na economia atual?
Nos últimos anos, a economia nacional (e também internacional) entrou em várias fases de turbulência. Gradualmente, essa instabilidade está ficando para trás. Diante da perspectiva de dias melhores na economia, muitos pensam em deixar a compra do imóvel para o futuro. Mas será que esse raciocínio faz sentido?
De acordo com Francelina, investir na casa própria é uma estratégia inteligente — não importa a época. A questão é se organizar financeiramente, pesquisar e pensar nos benefícios. Um deles é a possibilidade de eliminar o gasto com aluguel. Esse é um custo sem rentabilidade ou retorno financeiro sobre o investimento.
Por outro lado, ao dar entrada em um imóvel, o valor injetado nas mensalidades do financiamento tem um retorno garantido, uma vez que resulta na conquista de uma moradia que pode se valorizar por vários fatores (aumento da procura por moradias, crescimento da região etc.).
Para os investidores, adquirir uma residência é uma alternativa para a diversificação do portfólio de investimentos.
O que é preciso considerar antes de adquirir um imóvel?
Francelina responde essa pergunta com um passo a passo bem direcionado. Em primeiro lugar, é preciso estabelecer um limite financeiro, ou seja, definir o quanto está disponível para investimentos.
Essa delimitação da capacidade financeira será um norte para a próxima etapa: a definição do tipo de imóvel.
As opções de moradias são inúmeras: apartamentos (2 ou 3 quartos), casas (com varanda, área gourmet e sala de jantar), studio (com espaço para home office) e por aí vai. Cabe aqui um conselho: seria sábio alinhar essa escolha com as necessidades da família ou com a estratégia de investimentos.
Em seguida, o aspecto a ser analisado é a forma de pagamento. Será à vista, financiado por meio de uma instituição financeira ou parcelado diretamente com uma construtora?
Por fim, é necessário obter o maior número possível de informações a respeito da moradia. Para tanto, o interessado pode conferir os dados inseridos no documento de matrícula do imóvel.
Dentre as informações que podem ser obtidas por meio desse documento, estão: a data da construção, metragem, localização, benfeitorias e alterações, dados pessoais dos proprietários e transações de compra e venda, bem como ações judiciais, inventários e hipotecas (se aplicáveis).
Quais são as principais formas de adquirir um imóvel?
Veja, a seguir, as principais formas de comprar um imóvel no atual mercado imobiliário e considere qual seria a melhor opção para seu caso.
Consórcio
Trata-se da compra programada que reúne um grupo de pessoas que pagam mensalidades durante determinado período. No fim, todos recebem um imóvel. Porém, podem ser contemplados antes, por meio de sorteio ou lances.
Financiamento
Essa modalidade consiste na requisição de crédito imobiliário às instituições financeiras. O pagamento é realizado em parcelas distribuídas por um número determinado de anos.
Pagamento à vista
Aqui, o pagamento é feito de uma só vez. Pode ser por meio de transferências bancárias, Pix ou cartão de crédito.
Permuta
As partes da negociação realizam uma troca de propriedades: casas, terrenos, lotes ou apartamentos. Os valores podem ou não ser iguais. Quando há diferença, o custo é coberto por outros meios de pagamento.
Na planta
A moradia é adquirida antes de iniciar a construção. No geral, essa modalidade está atrelada a um financiamento.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
É um tipo de financiamento que apresenta a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É necessário preencher alguns requisitos para ingressar nesse sistema.
Programa Casa Verde e Amarela (Antigo Minha Casa Minha Vida)
Trata-se de um financiamento exclusivo para pessoas que buscam conquistar o primeiro imóvel e tenham renda mensal de até R$ 7 mil.
Quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade de compra?
Francelina releva que a compra à vista tem o benefício da barganha, ou seja, possibilidade de conseguir descontos interessantes. Por outro lado, descapitaliza o comprador.
Já os parcelamentos diretamente com a construtora oferecem a opção de preço à vista, embora parcelado.
No caso do consórcio, o comprador consegue se programar melhor financeiramente (a longo prazo), já que o prazo de pagamento dura, em média, 15 anos e as parcelas e os juros são menores.
Ao falar sobre as modalidades financiadas, Francelina acrescenta que são excelentes opções para aqueles que desejam fracionar o custo e não se descapitalizar.
E, na compra na planta, o interessado pode financiar a aquisição do lote e da construção da casa, além de conseguir personalizar o projeto.
No fim das contas, a melhor modalidade de pagamento é a que se encaixa com o perfil financeiro e o poder de compra do cliente. A coordenadora de habitação da Planet Smart City explica que, na empresa, as formas de pagamento oferecidas são:
- à vista;
- diretamente com a construtora ou vendedor (disponível em alguns empreendimentos);
- e financiamento com instituições bancárias.
Quais os diferenciais de investir em um imóvel da Planet Smart City?
Sem dúvidas, o principal diferencial é o custo-benefício. Os valores são acessíveis e as condições de pagamentos facilitadas (Francelina Finazzi).
Além desses aspectos, a Planet Smart City foca na Gestão Social em cada um dos seus projetos. Dessa forma, desperta o senso de pertencimento nos proprietários dos imóveis.
O resultado é um ambiente com boa comunicação, progresso social, espírito colaborativo e gerenciamento sustentável.
Em vista disso, a Planet impulsiona o desenvolvimento urbano dos empreendimentos, estimula o comércio local e potencializa a valorização dos lotes e casas. Assim, gera-se um excelente retorno sobre o investimento.
Sem dúvidas, o mercado imobiliário continuará a passar por fases promissoras e outras não tão prósperas. Mas, ao contar com uma empresa como a Planet Smart City e escolher bem dentre as formas de comprar um imóvel, uma coisa é certa: o imóvel próprio estará seguro e rentável.
Quer obter um lugar para chamar de seu, em um dos empreendimentos da Planet? Pare de adiar esse sonho. Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas imobiliários!