Investimentos

Quer saber como sair do aluguel? Veja 4 dicas!

Muito se fala no sonho da casa própria. Realizar essa conquista pode proporcionar mais segurança e conforto para toda a família, e talvez você tenha esse objetivo em comum com milhões de brasileiros. Mas você já sabe como sair do aluguel de forma inteligente?
como sair do aluguel

Muito se fala no sonho da casa própria. Realizar essa conquista pode proporcionar mais segurança e conforto para toda a família, e talvez você tenha esse objetivo em comum com milhões de brasileiros. Mas você já sabe como sair do aluguel de forma inteligente?

Se ainda está na dúvida e quer se planejar melhor, este conteúdo é para você. A seguir, vamos dar dicas valiosas para ajudar você a realizar esse sonho. Continue com a gente!

Como sair do aluguel?

Sair do aluguel é o sonho de muitos, e, se você está aqui, também deve ser o seu. Por isso, preparamos dicas que vão ajudar você a alcançar o sonho da casa própria de uma vez por todas. Acompanhe!

1. Conheça as modalidades de financiamento

Cada método de financiamento tem características diferentes. Ao conhecer as opções disponíveis, fica muito mais fácil escolher a que mais se adapta às suas necessidades e ao valor do imóvel a ser adquirido.

Existem, por exemplo, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que usa o FGTS, e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que abrange financiamentos acima de R$ 90 mil.

2. Comece a investir

Os investimentos financeiros são um dos principais segredos para realizar o sonho da casa própria. Isso porque eles vão ajudar a multiplicar o seu patrimônio e rendem mais do que a poupança.

Mas vale ter atenção ao prazo que você vai estabelecer para comprar seu imóvel. Se pretende comprar uma casa em menos de cinco anos, por exemplo, os investimentos de renda fixa, com baixo risco e alta liquidez, como alguns títulos públicos, são ideais.

3. Repense as prioridades

Repensar as prioridades no seu orçamento doméstico é outra questão fundamental, pois essa prática vai ajudar você a aproveitar melhor seus recursos financeiros.

Convém destacar que as prioridades podem variar conforme as necessidades de cada família. Algumas podem incluir, por exemplo, a realização de um curso, um intercâmbio ou uma viagem.

4. Simule o financiamento

A simulação ajuda a verificar qual é o melhor método de financiamento. Ela pode ser feita por meio de simuladores, mecanismos capazes de prever fatores como:

  • número de prestações;
  • valor de cada parcela;
  • juros.

Existem diversas opções de simuladores disponíveis na internet, a exemplo dos sites oficiais de bancos. A maioria conta com um simulador disponível na seção sobre financiamentos. Essa é uma etapa importante do planejamento financeiro que ajuda a evitar certos problemas, como não conseguir quitar as dívidas. Por meio da simulação, você pode verificar se os valores com os quais precisa arcar condizem com a sua renda.

A ferramenta de simulação deve ser usada antes da análise de crédito. Esses mecanismos usam comparativos entre taxas de instituições financeiras variadas, e os dados obtidos podem até mesmo ser usados na hora da negociação.

O que deve ser feito para financiar um imóvel?

Para financiar um imóvel, é preciso ter o conhecimento de quanto você pode pagar em cada prestação e escolher um imóvel que caiba no orçamento. Também é fundamental buscar por uma instituição financeira com boa reputação e credibilidade, pois ela vai ajudar você a adquirir a casa ou apartamento com as melhores condições possíveis.

Esperamos que, com as dicas deste conteúdo, você tenha uma noção melhor de como sair do aluguel. Com o conhecimento sobre as modalidades de financiamento, um bom manejo dos investimentos, prioridades claras em mente e o auxílio dos simuladores, você tem tudo para conquistar a casa própria e garantir o melhor para sua família.

Que tal colocar a primeira dica em prática agora mesmo? Conheça os principais tipos de financiamento imobiliário!

Você também pode gostar
Investimentos
Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário. Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais […]

loteamento-de-terrenos
Uncategorized
Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.

Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar