Investimentos

Como aumentar o seu patrimônio pessoal? Confira!

Neste artigo, você saberá o que é considerado patrimônio pessoal e quais as melhores alternativas para aumentá-lo. Continue conosco e boa leitura!
patrimonio-pessoal

Ter uma boa renda mensal e conseguir aumentar o patrimônio pessoal é o objetivo de muitas pessoas. No entanto, saber aplicar os recursos em investimentos rentáveis requer certo conhecimento e, principalmente, um bom planejamento financeiro.

Uma boa forma de saber o que, de fato, pode ser considerado patrimônio é avaliar o que você tem e que garantirá sua segurança no futuro. Contudo, existe o chamado patrimônio passivo, que são os gastos e as dívidas, que devem ser considerados.

Neste artigo, você saberá o que é considerado patrimônio pessoal e quais as melhores alternativas para aumentá-lo. Continue conosco e boa leitura!

O que é o patrimônio pessoal?

O conjunto de bens, direitos e obrigações formam o patrimônio pessoal de um cidadão. Os bens se referem a itens com valor econômico agregado e que podem ser transformados em dinheiro. Exemplo disso são carros, pontos comerciais, lotes de terra, imóveis, entre outros.

O patrimônio pessoal é dividido em duas partes. Os ativos, que são os bens e direitos, e os passivos, que são as dívidas assumidas, ou seja, as obrigações.

Como construir um patrimônio pessoal?

Os recursos financeiros são parte integrante do patrimônio pessoal. Para garantir rendimentos vindos desses bens, é necessário algumas ações para que eles rendam mais, como aplicações seguras e outros investimentos, como a compra de terrenos e imóveis. Veja algumas formas de aumentar o patrimônio pessoal!

Faça um planejamento financeiro

Para começar, planejar-se é essencial. Para isso, é necessário ter objetivos e elaborar uma planilha para colocá-los em prática.

Nela, é possível estabelecer metas e seus devidos prazos. Depois, liste em uma coluna os ganhos e em outra, os gastos.

Dessa forma, é possível acompanhar mensalmente seus ganhos e ter uma visão mais clara da sua realidade financeira.

Reduza os gastos

A planilha ajuda muito a reduzir os gastos supérfluos, pois é possível visualizar tudo que pode ser cortado.

Manter apenas o que realmente é necessário ajuda a economizar e a destinar esse excedente a investimentos ou aplicações financeiras.

Comece a aplicar os seus recursos

Os investimentos são boas alternativas de aplicar os recursos, no entanto, é necessário conhecer bem o seu perfil antes de começar a aplicar. Existem aplicações para os vários tipos de perfis, dentre eles, o arrojado e o moderado.

É possível investir em fundos imobiliários, ações (ativos negociados na bolsa de valores), em CDB (títulos privados), entre outras opções. É muito importante conhecer cada uma das alternativas para não perder dinheiro.

Invista em imóveis

O investimento em imóveis envolve adquirir um apartamento, casa, terreno, lote e/ou outros bens fixos.

A finalidade dessa opção pode ser morar, alugar, ou mesmo esperar a valorização que, dependendo de alguns fatores, pode ser muito grande.

Sendo assim, se o objetivo é investir para que o imóvel valorize, fazer um estudo do mercado é essencial.

Além disso, optar por imóveis que tenham potencial e ofereçam o que a maioria das pessoas buscam, como áreas de lazer, tecnologia disponível, sustentabilidade, boa localização, entre outros atributos.

Benefícios de investir em imóveis

A materialização do dinheiro é um conceito muito relevante, e o mais considerado por quem deseja investir, mas a ideia de renda extra é também um fator bem pensado no que se refere a investimento. Veja os benefícios:

  • valorização do bem: o imóvel sempre valoriza, uns mais e outros menos, mas entre deixar o dinheiro rendendo e aplicá-lo, essa alternativa é a melhor;
  • aumento do patrimônio: trata-se de um fator muito interessante, pois se você tiver uma grande quantia e houver inflação, ocorrerá a desvalorização. No caso do imóvel, o valor não é atingido;
  • renda passiva: para quem deseja garantir mais recursos, ter um bem para contribuir com a renda mensal é muito gratificante, entre outros.

Como você conferiu neste conteúdo, é muito importante se planejar para aumentar o patrimônio pessoal. Isso depende de algumas medidas e investimentos significativos que fazem a diferença, mas que devem ser coerentes com o seu perfil financeiro!

Gostou deste post? Assine nossa newsletter e se atualize quanto às nossas publicações!

Você também pode gostar
Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar