Investimentos

Como é possível mensurar o valor de um imóvel?

Além da conservação, no caso de bens usados, outros aspectos, como quantidade de áreas de lazer, características internas, metragem, localização e tendência à valorização contam bastante e merecem atenção. Neste artigo, vamos mostrar o que deve ser avaliado para mensurar o valor de um imóvel. Boa leitura!
valor do imóvel

A precificação de um imóvel depende de alguns fatores que precisam ser considerados no processo de compra e venda. Entender os principais pontos a serem mensurados é extremamente necessário para se chegar ao exato valor do imóvel.

Um profissional experiente, como um corretor com a qualificação de avaliador de imóveis, terá o conhecimento para fazer uma boa avaliação e chegar ao valor real, considerando tudo que a propriedade tem a oferecer.

Além da conservação, no caso de bens usados, outros aspectos, como quantidade de áreas de lazer, características internas, metragem, localização e tendência à valorização contam bastante e merecem atenção. Neste artigo, vamos mostrar o que deve ser avaliado para mensurar o valor de um imóvel. Boa leitura!

Verifique a metragem

O metro quadrado é um aspecto muito importante e que deve ser considerado ao escolher um bem imobiliário, pois isso tem a ver com as dimensões e o número de cômodos.

A quantidade de quartos, de banheiros, o tamanho da cozinha e da sala estão relacionados à metragem. Quando a soma tem poucos metros quadrados, significa dizer que os imóveis têm seus cômodos bem reduzidos.

No entanto, como estamos falando em avaliação, e cada região tem o valor do metro quadrado mais ou menos definido, ter noção sobre esse aspecto pode ajudar bastante a precificar determinado imóvel.

O corretor imobiliário saberá fazer esse comparativo com outras propriedades da região.

Conheça bem a localização

O local onde o imóvel está situado é um fator a ser analisado com cuidado. Isso porque alguns diferenciais agregam valor a um bem.

Exemplos disso são oferta de serviços, comércio, shoppings, transporte, saúde, educação, entre outras facilidades que as pessoas valorizam bastante em um bairro.

Outro aspecto a ser observado é a demanda de compra e venda de unidades na região do imóvel. Essa característica tende a elevar o preço, pois quanto mais interesse as pessoas demonstram por um local, mais valorizado ele se torna.

A presença de parques públicos, ciclovias, praças e praias é uma característica muito procurada pelos compradores. Isso se deve à busca cada vez mais frequente que as pessoas têm por um contato mais próximo com a natureza, contando muitos pontos na valorização imobiliária.

Não podemos nos esquecer da segurança. Locais que oferecem soluções e tecnologias que garantem mais proteção aos moradores são bem conceituados.

Algumas inovações tecnológicas permitem locais mais seguros e, certamente, isso pesa na escolha do comprador.

Informe-se sobre as áreas de lazer

Quanto mais opções de lazer houver no entorno, mais atrativo ele se torna. Isso porque as pessoas dão muito valor à diversão em família no ambiente de moradia, onde fica mais prático e em conta.

Por isso, espaços públicos ou compartilhados, como ciclovia, churrasqueira, parquinho, áreas para esportes e até para pets, entre outras, conferem um excelente potencial de valorização e são uma forte tendência no mercado imobiliário.

Outras novidades que têm feito parte dos projetos imobiliários e proporcionado boas experiências aos moradores são:

  • sala de estudos ou coworking;
  • brinquedoteca;
  • cozinhas compartilhadas;
  • academias ao ar livre;
  • quadras poliesportivas, entre outras.

Considere o potencial de valorização

O potencial de valorização de um imóvel é um aspecto sempre muito considerado. Isso interessa demais ao pretenso comprador, visto que se, no futuro, ele quiser vender sua residência, essa terá o preço aumentado.

Para saber o poder de valorização de determinada região, é necessário fazer uma análise se existem projetos ou obras de melhorias. Isso atrai empreendimentos, o que valoriza bastante a localidade e, consequentemente, os imóveis.

Como você conferiu neste conteúdo, é muito importante entender o que é levado em conta no cálculo do valor do imóvel. Conhecer tudo que pode agregar benefícios a um bem é essencial para se ter certeza de um bom negócio.

Gostou deste post? Se você busca um imóvel com grande potencial de valorização, entre em contato com a Planet Smart City e busque a melhor moradia para você e sua família!

Você também pode gostar
Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar