Finanças

Smart City Natal. A cidade inteligente na esquina da américa do sul

Natal, no Rio Grande do Norte tem muito mais em comum com Guarulhos do que você imagina. O desenvolvimento econômico traz valorização do metro quadrado. Confira o artigo abaixo.

O que a Smart City Natal tem a ver com o aeroporto de Guarulhos? A cidade inteligente potiguar é o destaque imobiliário do Rio Grande do Norte.

Situada a menos de 30 minutos do centro de Natal, ela fica a 8 km do novo aeroporto internacional Aluísio Alves, que é o que possui a maior capacidade de cargas do Nordeste.

Mas, o que podemos aprender com Guarulhos e a construção do aeroporto no bairro de Cumbica afetou o desenvolvimento da região, despontando a cidade, da região metropolitana de São Paulo como uma das regiões mais valorizadas.

Aeroporto de Guarulhos

Nos anos 80, São Paulo precisava de um aeroporto maior, com mais capacidade e a cidade apenas não tinha mais espaços para comportar uma estrutura grande.

Congonhas já não era o suficiente para o que o Brasil precisava. Em 1984, a construção do aeroporto de Guarulhos foi iniciada e com sua inauguração ele foi considerado ao maior aeroporto da América Latina.

Passados alguns anos, os arredores do aeroporto viram um boom de crescimento econômico, atraindo indústrias, comércios e pessoas buscando oportunidades.

A questão é: não é sempre que é inaugurado um novo aeroporto e um dos mais novos do Brasil é justamente o aeroporto internacional Aluísio Alves em Natal.

5 motivos para acreditar na expansão da região metropolitana de Natal

Assim como Guarulhos, Natal passou pelo menos problema há alguns anos, quando o antigo aeroporto, situado no coração da cidade, ficou obsoleto. Afinal, ele era datado da época da Segunda Guerra Mundial, quando servia de base aérea americana.

A menos de 30 minutos do centro da capital, o aeroporto fica na região metropolitana de Natal, em São Gonçalo do Amarante, município com alto crescimento industrial.

No entanto, nesse artigo, falaremos sobre as principais características para acreditar na expansão da região metropolitana de Natal. Acompanhe.

1.     Novo Aeroporto Internacional de Aluísio Alves

Inaugurado em 2014, é o mais novo aeroporto situado em capital do Brasil e o primeiro a ser entregue à iniciativa privada com capacidade para 6 milhões de passageiros por ano.

Além da capacidade de passageiros domésticos, ele é equipado para receber os maiores aviões do mundo e tem a maior capacidade de cargas do Nordeste, superando aeroportos mais movimentados como os de Fortaleza, Salvador e Recife.

A localização estratégica foi pensada para ser instrumento importante do corredor logístico da capital e do Nordeste por ser uma importante porta de saída e entrada de produtos para a Europa, África e EUA.

2.     A esquina do Brasil

A geolocalização do Rio Grande do Norte é estratégica quando se pensa em importações e exportações, pois fica no que é considerado a “esquina do Brasil”, sendo o ponto mais próximo da Europa, EUA e África.

Essa excelente posição geográfica é uma vantagem para empresas que têm indústrias instaladas no Nordeste e Norte do Brasil, funcionando como um verdadeiro Hub de oportunidades e comércio internacional.

3.     Natal vai ganhar um segundo porto

Por já ser menor do que a capacidade atual, há negociações que visam a instalação de um segundo porto na capital para dar vazão à produção de frutas que vem dos estados do Sul do Nordeste, que preferem exportar pela capital potiguar.

As negociações estão avançadas e espera-se que, em breve, seja anunciado a construção.

4.     25% da energia consumida é renovável

Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com maior capacidade de produção de energias renováveis, tanto eólica, quando solar, colocando o estado em uma posição à frente de outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

Hoje, no Rio Grande do Norte, da totalidade de energia produzida, 25% dela já é produto de parques eólicos e solares, chamando atenção de mais indústrias e projetos que visam um menor impacto ambiental.

Por conta dessa vantagem, o BNDES divulgou um pacote de incentivo de 907 milhões de reais para ser usado na implantação de 4 parques eólicos.

5.     Smart City Natal. A primeira cidade inteligente do estado

Fugindo dos padrões adotados em loteamentos comuns, a Smart City Natal é a primeira cidade inteligente inclusiva do estado e a segunda do Brasil.

Focado em 4 pilares essenciais, priorizando o bem-estar dos moradores e a influência para os residentes vizinhos, a cidade conta com um Hub de Inovação com cinema, coworking, espaço cultura, área de convivência climatizada, pet place e muitos outros.

Para além disso, também tem a gestão social que cria, junto aos moradores, o comitê para preservar e manter a cidade inteligente o melhor lugar para ser vivido.

O mix é dividido em lotes e casas, sendo as casas todas já vendidas. Os lotes, assim como os terrenos ao redor do aeroporto de Guarulhos, tendem valorizar em um futuro próximo, pois já foi notado um aumento do preço do metro quadrado da região.

A Smart City Natal está ao alcance de quem quiser investir em um modelo diferente e com propósito de deixar um impacto positivo no mundo e nas pessoas.

Se ficou interessado, clica neste link e fale com um de nossos corretores para saber mais como você pode investir em um lote na Smart City Natal.

Você também pode gostar
Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar