Sustentabilidade

Entenda o que é a responsabilidade ambiental e qual a sua importância

A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes que envolvem a todos e, em especial, a preservação do meio ambiente. O tema é tão relevante que, se não houver a devida atenção, pode comprometer a qualidade de vida de gerações futuras.
responsabilidade ambiental

A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes que envolvem a todos e, em especial, a preservação do meio ambiente. O tema é tão relevante que, se não houver a devida atenção, pode comprometer a qualidade de vida de gerações futuras.

A adesão das empresas à sustentabilidade representa uma visão positiva perante a sociedade, demonstrando a todos a consciência de garantir a responsabilidade ambiental.

É um aspecto que reúne uma série de medidas e iniciativas, tornando a marca bem-vista e competitiva no mercado no qual atua.

Vamos saber mais sobre o assunto? Confira!

O que é responsabilidade ambiental?

A responsabilidade ambiental não se restringe a ações de empresas, elas devem ser praticadas por cada cidadão. Afinal, o planeta é de todos e das gerações futuras.

Ela pode ser conceituada como o comprometimento que todos devem ter em relação ao meio ambiente, evitando práticas que colaborem para que ele se torne a cada dia mais destruído e mal-cuidado. Isso afeta florestas, rios, mares e tudo que compõe a riqueza da Terra.

Qual é a importância da ISO 14001?

Apesar de muitos não terem conhecimento, existe uma norma que foi criada com base em padrões internacionais, chamada ISO 14001. A sigla, em português, significa Organização Internacional de Normalização.

Ela é formada por uma comissão composta por diversos países, inclusive o Brasil (por meio da Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT). O órgão certifica organizações que atendem aos padrões internacionais de sustentabilidade propostos.

Quais são as melhores práticas que visam a responsabilidade ambiental?

Existem algumas ações que contribuem para que o conceito de sustentabilidade seja adotado, de fato. Confira!

Crie uma política sustentável

Planeje diretrizes para que boas práticas ambientais sejam adotadas por todos e gerem resultados positivos. Implemente procedimentos para preservar os recursos naturais utilizados no dia a dia, tanto em casa quanto na empresa na qual trabalha.

Para isso, aplique os 5 Rs:

  • repense os hábitos de consumo;
  • reduza a geração de lixo;
  • reaproveite os objetos;
  • recicle materiais para transformar em novos produtos;
  • recuse o uso de produtos que geram alto impacto ambiental.

Determine metas ambientais

Desenvolva um sistema de produção que vise, além da preservação do meio ambiente, um método de fabricação mais sustentável e menos agressivo ao planeta. Boas sugestões são:

  • invista em reduzir as emissões de gás carbônico;
  • reduza a geração de lixo;
  • diminua o consumo de água, papel e energia.

Conscientize a comunidade

Esse é o lado mais complicado, mas perfeitamente possível, se você utilizar as formas adequadas de expor suas ideias. Sendo assim, planeje programas de educação ambiental com a comunidade para conscientizá-la e explicar a importância do cuidado com o meio ambiente.

Para isso, faça reuniões no seu condomínio ou no trabalho. Isso, certamente, gera excelentes resultados.

De que forma morar em um local onde a responsabilidade ambiental existe na prática?

Se você busca um local de moradia em que a responsabilidade ambiental se faz presente nos mais variados aspectos, encontra isso nos projetos da Planet Smart City. Implementamos soluções inteligentes para garantir uma excelente qualidade de vida aos moradores — a visão da empresa é gerar um impacto social positivo.

Garantimos tecnologia avançada, segurança e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente. Tudo isso, a preços e condições acessíveis. Trata-se de um formato inovador que permite soluções para as mais variadas questões.

O fato é que a responsabilidade ambiental deve ser o foco maior em termos de moradia e sustentabilidade do planeta. Buscar soluções para esses fatores, tão importantes, pode garantir mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

Se você se interessou pelo nosso projeto, entre em contato e veja muitas outras utilidades e soluções que temos para uma moradia sustentável e segura!

Você também pode gostar
Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar