Comprar a casa própria ainda é um sonho de boa parte dos brasileiros. Afinal, quem não quer deixar de pagar aluguel e ter a segurança de morar em uma casa que será sua, e dos seus descendentes, para a vida toda?
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2019, divulgada em maio/2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstra bem esse desejo.
De acordo com o levantamento, as casas representam 85,6% das habitações no Brasil – o equivalente a 62 milhões de moradias. A maior parte dos lares é própria e quitada (66,4%) – 48,1 milhões de casas. Já os apartamentos representam 14,2% das moradias, cerca de 10 milhões no país.
Mas como escolher a casa que mais se adequa a você?
Bem, isso depende de vários fatores: questão financeira, estilo de vida, hábitos e uma série de outros aspectos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o ambiente que vai ser o seu refúgio. Veja as dicas!
Procure uma casa que se adeque às suas necessidades de espaço
O custo e o tamanho da casa são um dos principais fatores a serem considerados. Quanto maior a casa, maior será seu custo. Então, essa relação custo x tamanho é a primeira decisão a ser tomada.
Casa x estilo de vida
Algumas perguntas devem ser feitas antes de comprar uma casa: vai morar sozinho ou com a família? Quantas pessoas vão morar com você? Tem filhos? Animais de estimação? Gosta de cuidar de plantas? Possui muitas roupas ou móveis? Isso tudo vai influenciar na hora de escolher o tamanho da casa.
Mantenha-se informado
Antes de negociar uma casa com a imobiliária ou direto com o proprietário, faça uma pesquisa sobre imóveis de uma maneira geral. Mantenha-se atualizado sobre o assunto. Se você já tiver uma casa em vista, pesquise sobre a região onde ela está localizada. E o principal: na hora de negociar, pergunte absolutamente sobre tudo. Tire todas as suas dúvidas. Faça o seu dinheiro valer a pena!
Leia também: Caixa oferece carência de 6 meses para financiamento de imóveis novos
Casas a preços acessíveis no Ceará e no Rio Grande do Norte
Líder global em cidades inteligentes inclusivas, a Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros que colocam as pessoas ao centro de cada projeto. Esses projetos integram soluções inovadoras em arquitetura e planejamento urbanístico, tecnologia, meio ambiente e práticas de inovação social para oferecer residências de alta qualidade, com preço acessível, criando valor de longo prazo para seus moradores.
No Brasil, a Planet está construindo a Smart City Laguna (Ceará), a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo e a Smart City Natal (Rio Grande do Norte). Nos dois empreendimentos já foram construídas casas de diversos modelos, tamanhos e preços. Conheça!
Casas prontas para morar na Smart City Laguna (Ceará)
Em Laguna, quatro modelos de casas estão à venda. Veja abaixo!
- Casa Daphne: 57 m², dois quartos, cozinha integrada com a sala, área de lazer e garagem.
- Casa Elena: 67 m², dois quartos, sala ampla, cozinha, área de lazer e garagem.
- Casa Diana: 68 m², dois quartos, uma suíte, além de cozinha integrada com a sala, área de lazer e garagem.
- Casa Olímpia: duplex de 85 m², dois quartos, lavabo, varanda, quintal e garagem.
Você pode fazer um tour virtual aqui!
Casas prontas para morar na Smart City Natal
A primeira cidade inteligente inclusiva do Rio Grande do Norte tem, por enquanto, dois modelos de casas à venda.
- Casa Hortênsia: 63,99 m², dois quartos, sala ampla, cozinha, WC social, área de serviço, varanda, quintal e garagem.
- Casa Jasmin: 66,73 m², dois quartos sendo uma suíte, sala ampla, cozinha, WC social, área de serviço, varanda, quintal e garagem.
Aos interessados, a Planet ajuda, gratuitamente, a dar entrada no processo de financiamento bancário.
Quer saber mais informações? Acesse: https://planetsmartcity.com.br/blog/