Finanças

O que é IOF e quais seus principais impactos? Entenda

Vamos explicar um pouco mais sobre o que é IOF, como ele funciona, citar os seus impactos nas operações financeiras do país e saber como calculá-lo da maneira correta.
O que é IOF Planet Smart City

Com certeza, você já ouviu falar ou pagou algum imposto quando fez alguma compra no exterior, realizou algum empréstimo ou movimentou alguns de seus investimentos, caso possua. Estamos falando do IOF.

Esse tributo federal foi criado para controlar o mercado financeiro, diminuindo as movimentações em que as pessoas aplicavam um dinheiro em um dia e resgatavam horas depois.

Sabendo disso, vamos explicar um pouco mais sobre o que é IOF, como ele funciona, citar os seus impactos nas operações financeiras do país e saber como calculá-lo da maneira correta. Confira!

O que é o IOF e como funciona?

O IOF (Impostos Sobre Operações Financeiras) é um tributo federal, pago por pessoas físicas ou jurídicas, incidente em qualquer operação financeira. Entre elas, empréstimos, financiamentos, investimentos e seguros.

Instituído pela primeira vez em 20 de outubro de 1966, o IOF é usado como uma forma de controlar a economia do país. Como se trata de um imposto federal, isso quer dizer que toda a receita vai direto à União, que é responsável por redistribuir os recursos, conforme estabelecido no plano econômico.

É importante frisar que o valor da alíquota de IOF varia conforme cada tipo de operação de crédito, com exceção do parcelamento de crédito sem juros.

Quais são os impactos do IOF em relação às finanças?

O IOF é cobrado em operações de crédito, seguro, câmbio, operações de título e valores imobiliários. Como cada transação tem suas variações, vamos citar, a seguir, as características delas.

Compras internacionais no cartão de crédito

O imposto de IOF incide nos cartões de crédito usados no exterior, tanto online quanto presencialmente. São cobrados 6,38% de IOF do total de uma compra realizada fora do país, seja ele de crédito, seja pré-pago (usado para carregar um valor estabelecido antes da viagem).

Tê-lo em suas viagens é bastante benéfico, por um lado, pois é a forma de pagamento mais utilizada pelas empresas. Dentre suas vantagens, estão:

  • aluguel de carro no exterior;
  • uso de aplicativos para mobilidade;
  • pagamento de hospedagens.

Seguros

O IOF incide sobre os seguros de duas formas: sobre o prêmio ou sobre o valor pago, à vista ou parcelado, à seguradora. As taxas podem variar entre 0,38% e 25%.

Caso você tenha feito um seguro de vida, o imposto será de 0,38% sobre o prêmio. Se tiver seu carro ou qualquer outro bem no seguro, você vai pagar 7,38% do IOF sobre o montante pago à empresa.

Empréstimos e financiamentos

Para empréstimos e financiamentos diversos, é cobrada uma taxa de 0,38% de IOF sobre o valor total, mais um percentual de 0,0082% por dia, visto o prazo de pagamento dos créditos solicitados.

Está isento de IOF quando o interessado for fazer um financiamento de um imóvel residencial.

Investimentos

Certos investimentos variam os valores do IOF a ser recolhido conforme o tempo entre a aplicação e o resgate do que foi transferido. O percentual pode ir de 96% até 0, estando isento o investidor que esperar mais de 30 dias para transferir o dinheiro investido.

O percentual é de 96% de todo o valor para retirar o dinheiro um dia depois da aplicação, e 3% do valor para a retirada após 29 dias de aplicação. Os seguintes investimentos estão inclusos no IOF:

  • CDBs;
  • fundos DI;
  • fundos de curto prazo;
  • títulos do tesouro direto;
  • LCs.

Investimentos feitos na poupança, LC ou LCI estão isentos do IOF, podendo resgatar a qualquer momento sem perder o valor.

Como encontrar o valor correto do IOF a ser pago?

Para achar o valor correto do IOF em sua fatura, empréstimo ou seguro, basta pegar o valor total da transação e comparar proporcionalmente com o total de cada operação financeira. Citamos, a seguir, as melhores dicas para calcular o IOF:

  • pegue a porcentagem da operação financeira e faça o cálculo do total dela sobre esse percentual;
  • caso esteja fazendo um investimento, considere resgatar o dinheiro após 30 dias;
  • em uma viagem internacional, veja o total da fatura do cartão e tire 6,38% para analisar o valor do IOF.

Com a leitura completa deste conteúdo, você entendeu o que é o IOF e quais são os seus principais impactos nas finanças, além de saber em quais operações financeiras ele incide.

Agora, aproveite para nos seguir nas redes sociais pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Você também pode gostar
Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar