Casa Própria

Como escolher um imóvel para morar bem? Confira

Priorizar alguns fatores que garantem qualidade de vida é essencial ao escolher um imóvel. Afinal, todo mundo quer morar bem e ter suas necessidades atendidas.
morar-bem

Priorizar alguns fatores que garantem qualidade de vida é essencial ao escolher um imóvel. Afinal, todo mundo quer morar bem e ter suas necessidades atendidas.

No entanto, é importante se planejar e reunir recursos para assegurar uma compra segura e a tranquilidade financeira.

Alguns critérios, como localização, segurança, transportes e tecnologia estão entre as principais exigências e contam muito na hora de escolher o imóvel ideal.

Não faltam novos empreendimentos no mercado, e, diante de tantas opções, é importantes conhecer os diferenciais que vão ajudar na escolha.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas importantes para fazer a melhor decisão e morar bem. Acompanhe!

Planeje-se financeiramente para os gastos que virão

Morar bem envolve escolher bem o imóvel, mas, para isso, planejar-se financeiramente é essencial. Isso porque ajuda a garantir recursos para comprar o que deseja e suprir as principais necessidades da família. Poupar dinheiro, ao partir para esse objetivo, é fundamental.

Diante disso, é importante saber que um financiamento imobiliário não envolve apenas as parcelas: outras questões devem ser consideradas, a exemplo dos custos com cartório como o ITBI, entre outros gastos. Daí a importância de estipular um teto máximo para o valor do imóvel e organizar suas finanças para atingir seu objetivo.

Defina as necessidades de sua família

Avaliar as necessidades da sua família é imprescindível para garantir que a compra do imóvel seja a melhor possível.

Para começar, é necessário considerar o número de pessoas da família, visto que isso define a configuração do imóvel, a exemplo do número de quartos e de banheiros.

Além disso, existem famílias que fazem questão de uma suíte ou de uma cozinha grande, entre outros fatores relevantes que definem o imóvel ideal.

Casais jovens devem pensar no crescimento da família e avaliar se vale a pena adquirir um imóvel com mais quartos ou um quintal grande, por exemplo.

Considere também a localização

Apesar de muitos manterem o foco no imóvel, na sua configuração e nas áreas de lazer que ele oferece, a localização é um fator determinante quando se fala em morar bem.

Ela pode ajudar a garantir a qualidade de vida, que tem a ver com a infraestrutura da área, como questão de alagamento em períodos de chuva, segurança, disponibilidade de estabelecimentos voltados para a saúde e a educação, entre outras conveniências.

Além disso, considerando que a localização interfere na valorização do imóvel a médio e longo prazo, analisar bem essa questão é importante para saber se a transação imobiliária será um bom negócio.

Avalie o potencial de crescimento da região, se está próxima à capital, à praia ou, por exemplo, a regiões que recebem grandes investimentos em indústrias. Esses são fatores de valorização importantes.

Considere morar em cidades inteligentes

As cidades inteligentes são uma opção inovadora de moradia. No Brasil, já são realidade no Ceará e no Rio Grande do Norte, com alguns empreendimentos da Planet Smart City em andamento.

As principais características das cidades inteligentes envolvem moradores utilizando energia, materiais, tecnologias e serviços para catalisar o desenvolvimento econômico da área — visando, principalmente, a melhoria da qualidade de vida.

Esses fluxos de interação são vistos como inteligentes, isso porque fazem uso estratégico de infraestrutura, comunicação, tecnologia, planejamento e gestão urbana. O principal objetivo é oferecer o melhor aos moradores e às redondezas com preços acessíveis a todas as classes sociais.

Essa inovação possibilita que as pessoas não precisem se deslocar tanto para outras regiões. Bem perto de casa, elas têm acesso a tudo de que necessitam, como:

  • academias;
  • coworking;
  • área de lazer;
  • hub de inovação e muito mais.

Esse estilo de vida tem, ainda, a vantagem de resultar em economia de recursos. Essa economia ocorre por meio do compartilhamento de vários serviços, como as cozinhas compartilhadas. Outro benefício disso é o fato de evitar que os moradores comprem equipamentos, pois esses podem ser alugados na biblioteca de objetos.

Outros benefícios são a socialização com vizinhos, o uso do aplicativo próprio e as soluções inteligentes em segurança.

Como você viu neste conteúdo, morar bem depende de suas opções. Daí a importância de avaliar suas necessidades e fazer a melhor escolha.

Se você se interessou em morar em uma cidade inteligente, entre em contato conosco para conhecer mais!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar