Cidade Inteligente

7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.
Panorama-Aerea_SC-LAGUNA

Investir em lotes de terra é também uma forma de se investir em imóveis. Essa pode ser uma estratégia inteligente para quem busca diversificar seu portfólio ou construir patrimônio a longo prazo.

No entanto, como em qualquer tipo de investimento, é crucial realizar uma análise cuidadosa e considerar diversos fatores antes de tomar uma decisão.

Se você nunca fez esse tipo de investimento e está considerando comprar terra, neste artigo, vamos explorar as etapas e os cuidados necessários para investir em um lote de forma consciente e rentável. Acompanhe!

1. Defina seus objetivos e estratégias

Antes de começar a procurar por um lote para investir, é fundamental ter claro quais são seus objetivos financeiros e estratégias de investimento.

É importante ter em mente algumas perguntas, como:

– Você está buscando um retorno rápido ou está disposto a esperar alguns anos pela valorização? A compra de um terreno pode pedir por um pouco de paciência para que a valorização atinja o patamar esperado e traga o retorno desejado. No entanto, nesse período você terá um investimento em segurança e que dificilmente perderá valor, especialmente se o entorno estiver em crescimento.

– Pretende construir no lote ou apenas segurá-lo como investimento de longo prazo? É importante saber seu objetivo com a compra do lote, pois isso irá responder outras perguntas como a melhor localização, o melhor tipo de terreno e até mesmo de qual construtora comprar.

Entender seus objetivos ajudará a direcionar sua busca e avaliação dos lotes disponíveis.

2. Pesquise o mercado imobiliário local

Cada região possui características únicas que podem influenciar no valor e na demanda por lotes. Por exemplo: se é em área urbana ou rural, se está em cidades próximas à capital etc.

>> Leia também: Compra de Terreno Vale a Pena? Entenda Como Fazer o Melhor Negócio.

Portanto, é essencial realizar uma pesquisa detalhada do mercado imobiliário local. Analise fatores como:

– média de preços;
– tendências de valorização;
– infraestrutura disponível na região e do loteamento desejado;
– perspectivas de desenvolvimento urbano e quaisquer outros fatores que possam afetar o potencial de valorização do lote.

3. Avalie a localização do lote

A localização é um dos fatores mais importantes a serem considerados ao investir em um lote. Procure por lotes em áreas com boa infraestrutura, como acesso a transporte público, proximidade a comércios, escolas e áreas de lazer.

Lotes localizados em regiões em desenvolvimento ou com potencial de crescimento urbano tendem a apresentar maior potencial de valorização no longo prazo.

Terrenos como os das cidades inteligentes da Planet Smart City, por exemplo, estão estrategicamente localizados em regiões com preços competitivos, mas próximos de praias e em regiões em rápido desenvolvimento, o que pode representar uma compra estratégica, seja para construir ou para investir.

4. Verifique a documentação do lote

Antes de fechar qualquer negócio, é fundamental verificar a documentação do lote. Certifique-se de que o terreno possui escritura pública registrada em cartório e que não há pendências legais ou dívidas associadas a ele. Além disso, verifique se o lote está devidamente regularizado junto aos órgãos municipais e ambientais.

Lotes de cidades inteligentes, por exemplo, como os da Smart City Laguna, além de já possuírem toda a infraestrutura para construir e no entorno, já têm a documentação regularizada, o que evita possíveis problemas futuros e ainda garante tranquilidade e segurança ao comprador.

5. Analise as condições do terreno

Se possível, faça uma visita ao lote para avaliar suas condições físicas. Verifique se o terreno possui inclinações acentuadas, presença de vegetação densa, ou quaisquer outras características que possam dificultar a construção ou valorização do lote. Além disso, leve em consideração aspectos como a qualidade do solo e a disponibilidade de água e energia elétrica na região.

Outro ponto é verificar o entorno: observe as condições das ruas, se há casas e comércios por perto, se a região é bem conservada etc. Isso vai garantir que seu terreno nunca esteja com aspecto de abandonado e a valorização ao longo do tempo será ainda melhor.

6. Calcule os custos envolvidos

Além do preço de compra do lote, leve em consideração os custos adicionais que podem estar associados ao investimento, como impostos, taxas de registro e escritura, custos de infraestrutura (como ligação de água e energia elétrica), e eventuais despesas com limpeza e preparação do terreno. É importante ter uma estimativa precisa dos custos totais envolvidos para avaliar a viabilidade do investimento.

7. Consulte um especialista

Se necessário, não hesite em consultar um corretor imobiliário para obter orientação profissional. Um especialista poderá ajudá-lo a avaliar as oportunidades de investimento, esclarecer dúvidas e garantir que todas as etapas do processo sejam conduzidas de forma legal e segura.

Investir em lotes de terra pode ser uma excelente forma de diversificar seus investimentos e construir patrimônio a longo prazo. No entanto, é essencial realizar uma análise cuidadosa e considerar diversos fatores antes de tomar uma decisão. Ao seguir as etapas e cuidados mencionados neste artigo, você estará mais preparado para fazer um investimento consciente e rentável.

E se você quer conhecer a oportunidade de investir em lotes nas primeiras cidades inteligentes do Brasil, converse com os especialistas imobiliários da Planet Smart City hoje mesmo! Estamos esperando seu contato!

Você também pode gostar
Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar