Cidade Inteligente

Compra de terreno vale a pena? Entenda como fazer o melhor negócio

Investimento em terreno é um dos mais procurados e antigos. É uma tela em branco para quem quer construir a casa dos sonhos, um comércio ou até mesmo quer aumentar o patrimônio com variedade de investimentos.

A compra de terreno é uma decisão que pode gerar um excelente retorno a longo prazo, além de proporcionar inúmeras possibilidades para seus investidores.

No entanto, antes de tomar essa decisão, é crucial compreender os diversos aspectos envolvidos na compra de terreno.

Primeiro de tudo, é importante entender os detalhes desse tipo de imóvel, quais são suas principais características e que tipo de terreno é mais adequado para seu perfil investidor.

Neste artigo, vamos trazer mais detalhes sobre o que é um loteamento, os tipos de terrenos ideais para investir, além de explorar as vantagens da compra de lotes e orientações sobre como fazer o melhor negócio. Acompanhe conosco!

O que é um loteamento?

É comum que as pessoas confundam um loteamento com terreno, mas essa nomenclatura traz algumas diferenças.

O loteamento é a divisão de um pedaço de terra em lotes menores, destinados à construção e edificação. Eles geralmente contam com uma estrutura urbana, áreas comerciais, residenciais e até industriais, como a criação de novas ruas e calçadas e a implantação de uma infraestrutura básica, com sistema de água, esgoto e energia elétrica.

Além disso, antes da comercialização dos lotes, o projeto deve passar por uma análise junto à prefeitura do município, que deve verificar se ele respeita uma série de questões, como diretrizes de uso do solo, vias de circulação, preservação de espaços verdes, entre outros.

Por isso, é importante estar atento a essa diferença para entender qual o seu objetivo com a compra do terreno. Na maioria dos casos, comprar um lote, seja para revender no futuro, seja para construir, é a opção da maioria dos investidores pela possibilidade de já adquirir o imóvel em um espaço pronto para construir e receber moradores.

Como comprar um lote de acordo com seus objetivos. 

>>Leia também 5 perguntas (e respostas) que nos fazem na hora de negociar um imóvel

Agora que você já sabe a principal diferença entre lote e terreno, é hora de estudar alguns passos a serem seguidos antes de escolher o terreno ideal para investir.

 

1. Avalie sua finalidade

Antes de adquirir um lote, é essencial ter clareza sobre a finalidade da compra. Diferentes lotes atendem a diferentes propósitos, seja para construção residencial, comercial, industrial ou mesmo para investimento e venda futura. Avalie suas metas a longo prazo e escolha um terreno que se alinhe às suas necessidades e objetivos.

 

2. Estude bem a localização

 

A localização é um dos fatores mais críticos na valorização de um imóvel. Terrenos em áreas urbanas em crescimento, próximos a infraestrutura desenvolvida ou em desenvolvimento e com fácil acesso a serviços essenciais, geralmente apresentam maior potencial de valorização. Outro ponto importante é a proximidade de praias e regiões turísticas e procuradas. Isso contribui para a valorização ano a ano devido à alta procura, especialmente em períodos de alta estação.

Observe também a proximidade de pólos industriais, que podem atrair investimentos públicos e privados para a região, além da constante procura por moradia na região, já que muitas pessoas podem preferir morar próximo ao trabalho.

 

3. Avalie a reputação da construtora

 

>>Leia Também: A Planet Smart City e as Cidades Inteligentes: Elogios na Mídia Brasileira

 

Antes de fechar qualquer negócio, é crucial investigar o histórico do terreno e da construtora em questão.

Isso inclui verificar se há pendências legais, restrições de zoneamento ou passivos ambientais. Consulte registros municipais e certifique-se de que o terreno está em conformidade com todas as regulamentações locais. Essa pesquisa prévia pode evitar dores de cabeça legais no futuro.

Contar com construtoras de boa reputação é sempre um caminho mais seguro nesse caso, que entrega um projeto pronto e em conformidade com as regras do município.

 

4. Conte sempre com a ajuda de um especialista

 

Contar com a orientação de um especialista no mercado imobiliário é fundamental. Um corretor de imóveis experiente vai trazer todas as informações mais valiosas sobre o mercado local, ajudar na negociação do pagamento e orientar sobre aspectos legais e técnicos.

Nesse momento de compra, corretores bem preparados vão ajudar você a identificar as melhores oportunidades, além de indicar quais são as opções de investimento que mais vão se adequar às suas necessidades.

 

5. Considere o potencial de valorização

 

A compra de terreno muitas vezes envolve uma perspectiva de longo prazo. Investidores mais atentos enxergam o quanto determinada região valorizará nos anos seguintes.

Por isso, avalie o potencial de valorização da área, considerando projetos de desenvolvimento futuro, expansões urbanas e outras tendências do mercado imobiliário. Um lote bem escolhido pode se tornar um ativo valioso ao longo do tempo, proporcionando retornos substanciais.

Regiões como Aquiraz, no Ceará, por exemplo, que estão entre o litoral turístico e outra região de grande desenvolvimento, como é a do Eusébio, são vistas como  grandes oportunidades por quem deseja comprar um terreno que vai valorizar em pouco tempo.

 

6. Diversificação do portfólio:

 

Investir em lotes também oferece uma forma de diversificação de portfólio. Ter ativos em diferentes classes, como terrenos, imóveis residenciais e comerciais, além de outras aplicações financeiras, como fundos imobiliários e similares, pode ajudar a reduzir o risco e aumentar a estabilidade financeira.

 

Vale a pena a compra de terreno?

 

A resposta a essa pergunta dependerá de suas metas financeiras, perfil investidor e capital de investimento.

No entanto, ao considerar cuidadosamente a finalidade da sua compra, a localização, escolher uma construtora de confiança, um projeto sólido e, claro, consultando especialistas, é possível fazer ótimas escolhas, que maximizem o potencial de retorno.

A compra de terreno pode ser um investimento estratégico e lucrativo quando bem assessorada. Busque sempre orientação profissional e esteja preparado para um compromisso a longo prazo. Ao seguir essas diretrizes, você estará mais preparado para fazer o melhor negócio ao investir em terrenos.

E se esse conteúdo respondeu algumas de suas dúvidas, que tal dar o próximo passo e conhecer mais sobre as cidades inteligentes da Planet Smart City?

Conheça mais sobre nossos projetos e entenda por que as cidades inteligentes são a melhor opção para quem pensa em investir em lotes e obter um bom retorno.

Você também pode gostar
Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar