A segurança residencial é um tema importante para as famílias por diversos fatores. Garantindo a segurança em casa, é possível garantir tranquilidade e a certeza de que sua casa estará sempre protegida.
Pensando na importância desse tema, neste conteúdo destacaremos a relevância da segurança residencial, falaremos sobre alguns dos equipamentos que ajudam nesse contexto e listaremos dicas que podem melhorar a segurança da sua casa. Continue com a gente!
Qual a importância da segurança residencial?
Cuidar da segurança residencial vai muito além de se resguardar da criminalidade, problema presente principalmente nas grandes metrópoles.
Criar um ambiente mais tranquilo para sua família e um ambiente seguro para quem tem filhos, garantir a segurança do seu patrimônio e ter o controle do que acontece na sua residência, por exemplo, são questões ligadas à segurança residencial e que proporcionam mais qualidade de vida aos moradores.
Além disso, investir na segurança residencial proporciona mais conforto para os entes queridos e amigos, algo que influencia bastante na decisão de onde morar, por exemplo.
Quais os equipamentos que ajudam a manter a casa mais segura?
Com a tecnologia cada vez mais acessível, hoje é possível investir em equipamentos que ajudam a melhorar a segurança da sua residência. Entre eles os mais comuns são câmeras de segurança, fechadura inteligente, sistema de identificação biométrica e alguns dispositivos de casa inteligente.
Pelo Planet App, por exemplo, é possível controlar à distância alguns desses equipamentos eletrônicos, como câmeras de segurança interna, lâmpadas e até a hora que o comedouro do seu pet vai colocar comida para ele. Assim dá para passar o dia fora de casa sem se preocupar.
Outro fator que contribui com a segurança residencial está na forma como a cidade é pensada para seus moradores. Na cidades inteligentes inclusivas, por exemplo, onde tudo é pensado para o coletivo, o senso de pertencimento é algo que contribui para a segurança do local.
O pensamento é simples: quando algo é de todos, é mais fácil que a comunidade se una para cuidar. Nas smart cities, os cursos gratuitos são abertos para moradores e visitantes, sem muros para separar. Nesse aspecto, a inclusão e a capacitação atuam como ferramentas para reduzir o fator de risco de criminalidade, algo muito mais eficaz do que muros altos e cercas elétricas, algo que protege a casa, mas no longo prazo, não ajuda a criar uma cidade mais segura para todos.
Como melhorar a segurança da sua casa?
Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a segurança da sua residência e ficar muito mais tranquilo, confira as dicas!
1. Mapeie os pontos estratégicos da sua casa
O primeiro passo para melhorar a segurança da casa é mapear pontos estratégicos. São aqueles pontos de maior movimento de pessoas e onde podem acontecer acidentes. Confira também os pontos de entrada, como porta da frente, acesso lateral e escadas.
Feito isso, você pode tomar algumas medidas para evitar acidentes com crianças, onde guardar objetos de valor e controlar quem acessa a sua residência.
2. Tenha um seguro residencial
O seguro residencial também é uma ótima estratégia. Ao decidir contratar, é possível proteger o seu imóvel, de inúmeras situações indesejadas, como incêndios, acidentes, entre outros.
Embora essa não seja uma medida preventiva, traz mais tranquilidade para os moradores, que vão ter a garantia de não ter prejuízos em caso de imprevistos.
3. Utilize ferramentas tecnológicas
A utilização de ferramentas tecnológicas é outro investimento que vai ajudar a deixar sua casa mais segura.
Entre as mais utilizadas estão a utilização de fechaduras eletrônicas e acesso biométrico, para que você tenha mais controle de quem acessa sua casa; câmeras de segurança internas, que podem ser muito úteis para quem tem crianças pequenas e filhos que ficam sozinhos em casa em alguma parte do dia, por exemplo.
Como você pode perceber, a segurança residencial é um tema que vai muito além da violência nas cidades e está ligado à sua tranquilidade e conforto da sua família.
E se essas dicas de segurança residencial foram úteis para você, compartilhe este post nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.