Investimentos

Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais despesas envolvidas e como fazer o orçamento para esse momento. Acompanhe, a seguir.
quanto custa construir casa

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário.

Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais despesas envolvidas e como fazer o orçamento para esse momento. Acompanhe, a seguir.

Quanto custa construir casa?

Não há uma resposta fixa para essa pergunta, pois os custos relacionados à construção de um imóvel podem variar conforme vários fatores. Entre eles, estão a localidade da casa, o material escolhido, as pessoas envolvidas no projeto e os fornecedores.

Quais são os custos envolvidos?

Ao conhecer as principais despesas relacionadas à construção de um imóvel, torna-se possível se programar financeiramente e ter uma noção inicial sobre quais serão os custos totais para construir a casa. Confira.

Mão de obra

O custo da mão de obra é um dos principais itens que influenciam as despesas totais para construir um imóvel. Quando se contrata profissionais de uma construtora, os gastos tendem a ser maiores do que na contratação de um pedreiro.

Caso a própria pessoa seja responsável em fazer o gerenciamento da construção, ela vai precisar de tempo e conhecimento. Você também pode contratar profissionais especializados para fazer a gestão da obra, como engenheiros, arquitetos etc.

Materiais utilizados

O acabamento é outra questão que influencia os gastos totais. Revestimentos em porcelanato, em cerâmica, PVC e outros apesentam preços distintos. A área também impacta os investimentos para se construir um imóvel, pois quanto maior for o espaço, maiores serão os gastos com materiais, pessoas e tempo da obra.

Tipo de terreno

A localização e o tipo de terreno se somam ao custo de construir uma casa. Se a área for acidentada, por exemplo, os investimentos serão maiores na fundação. Por outro lado, caso o terreno seja plano, a construção torna-se mais fácil e, consequentemente, os gastos relacionados diminuem.

Como fazer o orçamento para construir uma casa?

Para fazer o orçamento na construção de um imóvel, é importante verificar o preço do metro quadrado na região onde será realizada a obra. Dê atenção, também, ao preço da mão-de-obra e dos materiais a serem utilizados nessa construção.

Ao ter o conhecimento detalhado desses itens, torna-se possível se planejar financeiramente com eficiência e evitar surpresas no momento da construção do imóvel.

Como é possível perceber, não há uma resposta exata sobre quanto custa construir casa, pois essa questão varia de acordo com suas escolhas. No entanto, neste post, você viu as principais despesas envolvidas na obra. Assim, já é possível iniciar o projeto e estabelecer um orçamento, a partir de um bom planejamento.

Este conteúdo foi útil para você? Siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro dos nossos posts. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Você também pode gostar
Foto aérea do litoral de Fortaleza
Conheça o Ceará
O Que Fazer em Fortaleza: Guia Com Dicas Imperdíveis

Fortaleza, a capital do Ceará, é um destino que oferece uma experiência única tanto para quem mora quanto para quem visita. A cidade combina praias deslumbrantes, uma rica cultura local e uma culinária deliciosa. Com seus mais de 2,6 milhões de habitantes, a capital cearense tem sido uma das mais buscadas na alta estação, com […]

Casa Própria
Como Comprar a Casa Própria. Guia Rápido de Opções de Compra

Comprar a casa própria é um sonho, muitas vezes de longo prazo, e que motiva a maioria das pessoas em busca de uma vida mais segura e tranquila, livre da obrigação do aluguel. A jornada rumo à realização desse desejo pode seguir por diversos caminhos, cada um com suas peculiaridades. Neste rápido guia, exploraremos sete […]

Cidade Inteligente
Como Comprar um Lote com Segurança e Confiança

O processo de compra de um lote é diferente de comprar uma casa ou apartamento prontos ou na planta. São outras exigências, outros critérios e uma visão de futuro muito estratégica sobre o que construir nesse lote. Nesse artigo, compilamos boas práticas na hora de aquirir o seu lote.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar