Casa Própria

Programa Casa Verde e Amarela: saiba quais as novas regras

Lançado em 2020, o programa passou por reformulações um ano depois para alcançar os resultados esperados. Neste post, vamos te contar quais são as novas regras e os principais benefícios do Casa Verde e Amarela.
programa casa verde e amarela

O Programa Casa Verde e Amarela é uma iniciativa do governo federal que surgiu no lugar do antigo Minha Casa, Minha Vida. Ele visa ampliar o estoque de moradias, atendendo, assim, às necessidades habitacionais da população.

Em outras palavras, o programa facilita o acesso dos brasileiros à moradia. Ao cumprir com esse objetivo, o Casa Verde e Amarela promove o desenvolvimento institucional de maneira eficiente no setor de habitação, estimulando a modernização e a inovação tecnológica no segmento de construção civil.

Lançado em 2020, o programa passou por reformulações um ano depois para alcançar os resultados esperados. Neste post, vamos te contar quais são as novas regras e os principais benefícios do Casa Verde e Amarela. Confira!

Quais são as novas regras do Programa Casa Verde e Amarela?

A seguir, mostramos os principais pontos do programa habitacional que foram reformulados para facilitar o acesso dos brasileiros à moradia. Veja!

Ampliação do teto do valor para habitações populares

O governo aumentou o teto do valor dos imóveis enquadrados como habitações populares para ampliar o acesso de mais brasileiros à casa própria e, ao mesmo tempo, incentivar a contratação de novos empreendimentos pela área da construção civil. O novo teto varia conforme a região do país e a população das cidades. Os percentuais de aumento são os seguintes:

  • 50 a 100 mil habitantes — 15%;
  • 20 a 50 mil habitantes — 10%;
  • menos de 20 mil habitantes — não houve aumento;
  • demais cidades (capitais e regiões metropolitanas) — 10%.

Menores taxas de juros do FGTS

Com a aprovação de menores taxas de juros do FGTS, mais famílias passaram a ser enquadradas no grupo de renda que possibilita descontos de financiamento ainda maiores. Logo, tal mudança veio contribuir, para que mais brasileiros realizem o sonho da casa própria. Exemplo: uma pessoa com renda familiar mensal de R$1,5 mil passa a contar com subsídio de R$35 mil, em média, podendo o valor ser ainda maior. Confira os percentuais de juros em cada região do país:

  • Norte e Nordeste — 4,25% ao ano (4,75% ao ano, para não cotistas FGTS);
  • Sul, Sudeste e Centro-Oeste — 4,5% ao ano (5% ao ano, para não cotistas FGTS).

Parcerias com municípios e estados

O valor de entrada de um imóvel representa um empecilho para muitos brasileiros. Pensando nisso, foi criada uma modalidade de financiamento denominada Parcerias. Ela prevê que estados e municípios garantam contrapartida mínima de 20% sobre o valor da residência, podendo esse percentual englobar o terreno. Desse modo, é possível diminuir o valor do imóvel a ser financiado, permitindo que mais famílias acessem o Programa Casa Verde e Amarela, por meio dos subsídios do FGTS.

Quais são as vantagens do Casa Verde e Amarela?

O Programa Casa Verde e Amarela oferece aos brasileiros que desejam comprar um imóvel alguns benefícios importantes. São eles:

  • financiamento facilitado;
  • concessão de subsídios;
  • possibilidade de reformar imóveis;
  • renegociação de dívidas, a depender do grupo de renda;
  • taxa de juros reduzida, a depender da renda familiar e da região em que a pessoa está localizada;
  • segurança na construção e regulamentação das moradias.

Como você percebeu, o Programa Casa Verde e Amarela proporciona incentivos relevantes para as pessoas que sonham com a casa própria. Nesse sentido, empreendimentos que permitem o financiamento por meio dessa iniciativa podem ser interessantes para você. Quem sabe essa é a oportunidade para adquirir o seu primeiro imóvel?

Gostou do que leu? Se sim, continue por dentro das nossas novidades. Assine já a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Você também pode gostar
Pecém
Porto do Pecém: o novo motor econômico do Nordeste

O Porto do Pecém vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Nordeste brasileiro. Localizado no litoral do Ceará, o complexo portuário e industrial tem atraído investimentos estratégicos que impulsionam exportações, fortalecem a indústria e ampliam o papel do estado no comércio internacional.  Esse movimento ajuda a explicar por que a região passou […]

Inovação
Como grandes projetos como o hidrogênio verde valorizam regiões inteiras

Grandes projetos de infraestrutura sempre tiveram um papel decisivo na transformação econômica de territórios. Ferrovias, portos, pólos industriais e, mais recentemente, projetos de energia limpa são capazes de redefinir completamente o potencial de uma região.  Nesse contexto, o hidrogênio verde surge como um dos principais vetores de desenvolvimento dos próximos anos, com impacto direto na […]

Cidade Inteligente
Cidades inteligentes no Ceará: inovação que transforma o mercado imobiliário

O avanço das cidades inteligentes no Ceará não é tendência passageira. Na verdade, esse fenômeno é uma resposta direta a desafios urbanos reais: crescimento populacional, pressão sobre infraestrutura, mobilidade, segurança e qualidade de vida exigem soluções mais eficientes, integradas e sustentáveis.  Nesse cenário, o estado tem se destacado como um dos pólos mais promissores do […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar