Casa Própria

Construir ou comprar pronto: qual a melhor opção?

O sonho da casa própria continua sendo um dos principais na vida dos brasileiros. Para se ter ideia, uma pesquisa revelou que 87% das pessoas desejam ter um imóvel, sendo 91% representado por jovens de 21 a 24 anos e 81% por pessoas com 60 anos ou mais.

O sonho da casa própria continua sendo um dos principais na vida dos brasileiros. Para se ter ideia, uma pesquisa revelou que 87% das pessoas desejam ter um imóvel, sendo 91% representado por jovens de 21 a 24 anos e 81% por pessoas com 60 anos ou mais.

O mercado imobiliário oferece condições que ajudam a concretizar esse objetivo, tais como taxas de juros reduzidas e competitivas, financiamento facilitado e subsídios.

Mas, qual é a melhor opção: construir ou comprar pronto? Se essa for a sua dúvida, não se preocupe. Ao longo deste texto vamos te mostrar quais as principais vantagens e desvantagens de cada opção.

Vantagens e desvantagens de construir

O primeiro passo é comprar um terreno. Essa aquisição, além de dar início ao sonho da casa própria, possui vários outros benefícios, como alta taxa de valorização.

Vantagens

Liberdade e personalização

Por ser um plano desenvolvido desde o início, o cliente pode definir como realizar o projeto de acordo com suas principais necessidades e desejos. Por exemplo: quantidade de cômodos, organização interna, se vai ter ou não área de lazer, espaço para cada quarto, decoração, entre outros.

Menor custo e alto potencial de valorização

A compra de um terreno junto aos custos de obra são mais baratos do que adquirir um imóvel pronto. Para esta etapa, é fundamental estabelecer um bom planejamento e um orçamento para todo o projeto.

Além disso, o imóvel depois de pronto e o lote adquirido tendem a se valorizar e ter um valor elevado na revenda.

Desvantagens

Mais tempo de espera

O processo de construção é muito mais complexo e envolve muitas etapas. Por isso, quem deseja construir, demora muito mais tempo para se mudar. É importante lembrar, também, que imprevistos acontecem e podem atrasar ainda mais a obra ou gerar transtornos financeiros.

Burocracia e gestão de obra

Existem muitas questões que devem ser respeitadas e seguidas para que a obra seja concluída dentro das leis. O acompanhamento do projeto, do início ao fim, é mais trabalhoso e envolve a participação de especialistas como advogados, arquitetos e engenheiros.

Vantagens e desvantagens de comprar pronto

Existem muitos facilitadores ligados à compra de uma propriedade pronta e, por isso, muitas pessoas acabam dando preferência a esta escolha. Mas é preciso ficar atento.

Vantangens

Praticidade e comodidade

O tempo de espera para mudança é muito menor em relação ao processo de construção do zero. Então, para quem tem pressa ou não deseja ter trabalho com planejamento e acompanhamento de obras, essa escolha é mais atrativa.

Prevenção a fatores surpresas

É possível verificar todos os fatores necessários antes de mudar, como sistema elétrico, hidráulico, acabamento, estrutura e possíveis necessidades de reforma, contribuindo para um planejamento melhor a fim de evitar transtornos futuros.

Desvantagens

Maior custo

Mesmo com as opções de financiamento oferecidas pelo mercado, o valor de compra tende a ser elevador, devido custos envolvidos em cartório e às taxas de juros cobradas a longo prazo. Outro fator que influencia neste quesito é o cálculo da margem de lucro que construtoras ou antigos proprietários devem ter em cima do imóvel já construído.

Burocracia e avaliação profunda

Não é só o processo de construção de casa que envolve burocracia. Afinal, deve ser feita uma pesquisa aprofundada para verificar se o imóvel escolhido possui dívidas não quitadas ou qualquer outro problema jurídico que possa vir a se tornar um incômodo.

Outro ponto é que mesmo avaliando todos os aspectos físicos da propriedade, se houver qualquer necessidade de reforma, será necessário arcar com o gasto.

Necessidades do cliente

Nem sempre será possível encontrar o imóvel com todas as características desejadas. Além disso, por apresentar limitações nas obras, é mais difícil a personalização dos cômodos.

E agora, construir ou comprar pronto?

Precisamos entender que cada cliente possui suas próprias necessidades e particularidades. Portanto, a decisão de construir ou comprar pronto vai depender do momento de vida de cada pessoa.

Apesar de serem para um mesmo objetivo, as duas possibilidades possuem muitos prós e contras para cada opção apresentada. A boa notícia é que, independente da sua escolha, você pode contar com a nossa equipe para alcançar o seu objetivo, com alta qualidade, segurança, tecnologia e preços acessíveis. Entre em contato agora mesmo e saiba mais.

Você também pode gostar
Investimentos
Tipos de Investimento Financeiro. Quais os Principais Ativos Para Comprar

Ações, CDB, Tesouro Direto, Imóveis… São tantas opções para começar a investir que, muitas vezes, pode complicar ainda mais a decisão de começar. Neste artigo, vamos trazer uma orientação para que você comece de forma segura.

Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Planejando sua Carteira de Investimentos: Como Incluir Lotes de Forma Estratégica

Se diversificar investimentos é ouro, planejar é diamante! Um dos melhores conselhos para quem quer ter mais diverdificação em seus investimentos é conhecer todas as possibilidades. E uma delas é o mercado imobiliário, que é um dos mais seguros e estáveis

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar