Casa Própria

Como juntar dinheiro para comprar sua casa própria

A compra de um imóvel é, com certeza, uma das maiores decisões financeiras que tomamos na vida, então é importante que ela seja muito bem planejada.  Mas se você quer juntar dinheiro para comprar a sua casa própria e não sabe por onde começar, fica tranquilo!  No post de hoje, você vai encontrar algumas dicas […]
como-juntar-dinheiro-planet-smart-city
woman hand providing Brazilian money banknotes

A compra de um imóvel é, com certeza, uma das maiores decisões financeiras que tomamos na vida, então é importante que ela seja muito bem planejada. 

Mas se você quer juntar dinheiro para comprar a sua casa própria e não sabe por onde começar, fica tranquilo! 

No post de hoje, você vai encontrar algumas dicas importantes para economizar dinheiro e realizar o seu sonho da casa própria. 

Muitas pessoas acham que comprar um imóvel é algo só para quem têm muito dinheiro sobrando ou que é impossível ter dinheiro para financiar sua casa, mas isso é algo bastante possível de se encaixar em várias realidades e faixas de renda. 

É verdade que 90% das pessoas não têm o dinheiro na mão para comprar o imóvel à vista, então a alternativa que você que está lendo este post provavelmente tem é o financiamento. 

Neste caso, ainda assim, é preciso ter algum dinheiro para a entrada e parcelar o restante, de forma que caiba no seu bolso. É por isso que separamos algumas dicas importantes para você economizar e realizar o sonho da casa própria mais rápido. 

 

Esteja com as contas em dia 

Esse passo precisa ser cumprido por todos os envolvidos na compra do imóvel. Você precisa estar organizado e dar conta de pagar as suas contas para saber, de fato, o que você consegue pagar na sua casa própria, ou seja, se a parcela vai caber no seu orçamento. 

E aqui a dica é cortar gastos desnecessários. Separe suas contas entre os gastos essenciais, ou seja, moradia, água, luz, alimentação, saúde, educação… E os gastos administráveis, como plano de internet e celular, academia, vestuário, lazer, entre outros.

Separado dessa forma, você consegue ver o que pode reduzir ou substituir por uma alternativa mais em conta. 

Isso também vai te ajudar a observar se você consegue pagar suas despesas essenciais com sua renda familiar e administrar o que sobra para os outros gastos e guardar dinheiro para comprar a sua casa própria.

 

Materialize o seu sonho 

Uma vez que você já tomou a sua decisão de comprar o seu imóvel, é importante materializar esse sonho, e o primeiro passo é colocar tudo por escrito. Faça uma planilha ou anote em um papel itens como:

  • O tipo de casa que você procura;
  • Onde você quer morar: liste os bairros ou cidade que você busca, assim você consegue mapear os preços praticados e até dar uma volta para conhecer a região;
  • A média de preço praticado na localização que você busca: assim você pode comprar com o que você pode pagar, negociar o valor ou até encontrar algumas oportunidades com um bom preço. 

Tendo tudo isso anotado, deixe essas anotações em um lugar visível para você seguir seu planejamento e não desviar o foco! 

 

Faça um levantamento dos gastos extras 

O ato de comprar uma casa vai trazer alguns gastos extras além do financiamento em si, então fique de olho e separe uma quantia para arcar com eles e não ser pego de surpresa. 

Prepare para algumas taxas como registro, escritura e até algumas pequenas reformas que você queira incluir. 

Isso vai entrar além da mensalidade e deve estar no seu orçamento.

 

Busque ajuda 

Comprar uma casa é um grande investimento, mas além de juntar dinheiro, você também pode contar com aquela ajuda que pode te dar um empurrãozinho na hora de pagar a entrada ou no valor total. 

Por exemplo, em programas do governo como o Casa Verde e Amarela, você consegue taxas de juros bem abaixo do que é praticado pelo mercado, caso o imóvel se enquadre nas exigências do programa. 

Outra coisa bacana que pouca gente sabe é que você também consegue utilizar o seu FGTS para ajudar na entrada. E dependendo do dinheiro que você tem guardado lá, pode ajudar bastante!

 

Invista seu dinheiro

E a última dica, e talvez uma das mais importante é: se você está juntando dinheiro, invista 100% dele

Não adianta guardar dinheiro e deixá-lo parado na conta corrente ou na poupança. Fazer isso não te ajudará a chegar mais rápido no seu sonho de juntar dinheiro para comprar a sua casa própria. 

Se você tem um plano de guardar dinheiro por 3, 4 ou 5 anos, existem bons investimentos que podem te ajudar a fazer ele render mais ainda, como os títulos públicos, por exemplo, que te protegem da inflação, não deixam você perder seu poder de compra e trazem uma boa rentabilidade. 

Lembre-se que os imóveis vão se valorizando e os valores podem subir um pouco nos anos seguintes.

 

Agora que você tem essas dicas super importantes para juntar dinheiro e comprar sua casa própria, aproveite para compartilhar este artigo com as pessoas da sua família que vão economizar junto com você! 

Você também pode gostar
Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar