Financiamento

O que é e como funciona a amortização de financiamento?

A amortização de financiamento é um termo que se refere à diminuição do saldo devedor, ou seja, quando há um adiantamento da prestação. Somado a isso, essa estratégia ainda gera uma economia. Afinal, o valor total de uma dívida sempre é feito em função do seu tempo de duração, assim, dos juros que incidem. Ademais, […]
como funciona a amortização de financiamento. Inteligência financeira planet smart city

A amortização de financiamento é um termo que se refere à diminuição do saldo devedor, ou seja, quando há um adiantamento da prestação. Somado a isso, essa estratégia ainda gera uma economia.

Afinal, o valor total de uma dívida sempre é feito em função do seu tempo de duração, assim, dos juros que incidem. Ademais, é importante frisar que, além dos pagamentos mensais regulares, existem diversos financiamentos que liberam a amortização por meio da antecipação de parcelas.

Desse modo, o contratante consegue reduzir o prazo de pagamento do saldo devedor ao pagar mais de uma parcela em cada mês. Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a sua leitura para entender mais detalhes acerca desse assunto!

O que é amortização de financiamento?

Amortizar significa reduzir uma determinada dívida, ou seja, ir quitando parte das parcelas ao longo do tempo. No que se refere ao financiamento, a lógica é a mesma.

Por exemplo, você tem um financiamento em aberto a ser quitado em 30 parcelas, a cada mês você paga uma certa quantia, assim, você amortiza a dívida, logo, o valor total vai se reduzindo.

Além de reduzir o saldo que ainda falta para ser quitado, quando você faz um planejamento para antecipar as suas parcelas, na maioria dos casos, terá direito ao abatimento de juros e encargos.

Essa pode ser uma boa estratégia para reduzir o tempo do financiamento de uma forma possível, economizar e evitar os temidos juros.

É importante salientar que quanto mais longe estiver o vencimento da parcela antecipada, maior será o desconto. Por isso, é aconselhado sempre que possível antecipar as últimas parcelas do financiamento.

Para que serve a amortização e como fazer?

Antes de mais nada, vamos pontuar que existem dois métodos o Sac e o Price.

No tipo Sac, as parcelas vão reduzindo o valor de acordo com a quitação da dívida.

Nesse sentido, a amortização é constante, ou seja, a cada mês você abate o mesmo valor da dívida total. Dessa forma, a diferença no valor de cada parcela é estabelecido pela queda de juros e, como o gasto com juros é pequena, essa alternativa tende a ser mais benéfica para o longo prazo.

O método Price é diferente, visto que nesse sistema de amortização as parcelas são fixas, entretanto, são mais altas do que o método Sac.

É uma alternativa que costuma ser usada com mais frequência em outras formas de financiamento, como de eletrodomésticos. Portanto, depois de escolhido qual método usar, calcular todas as taxas e estudar a sua vida financeira, comunique ao banco a sua decisão e se prepare para quitar, de maneira correta e sem atrasos, as suas obrigações.

Quais as melhores dicas para quem deseja realizar a amortização de financiamento?

É preciso entender o momento do financiamento em que você está, ou seja, se vai começar ou se já iniciou o pagamento das prestações.

Nesse contexto, faça um cálculo e simule quanto tempo levará para pagar a dívida e quais são os valores das parcelas que ainda restam. Você pode usar o seu FGTS como forma de abatimento da dívida — essa é uma ótima opção para quem gosta de sair das dívidas de maneira menos demorada.

Faça uma tabela e se organize com as finanças, para que, assim, você veja como está sendo a sua quitação.

Gostou do post? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais para ajudar outras pessoas que precisam saber dessa informação!

Você também pode gostar
Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar