Investimentos

Veja 4 dicas de como comprar um terreno ideal

Muitas pessoas têm o sonho de começar o imóvel próprio do zero. Poder construir um lugar do jeito que você quer pode, inclusive, ser mais econômico que adquirir um bem já pronto, caso você tenha essa disponibilidade.
como comprar um terreno

Muitas pessoas têm o sonho de começar o imóvel próprio do zero. Poder construir um lugar do jeito que você quer pode, inclusive, ser mais econômico que adquirir um bem já pronto caso você tenha essa disponibilidade. Entenda como comprar um terreno da maneira certa!

E, também, para aqueles que desejam investir (por exemplo, construir um pequeno edifício e vender os imóveis), também é uma opção bem interessante. Mas para que esse sonho dê certo, é importante começar por um ponto fundamental: uma boa escolha de terreno.

Hoje preparamos um conteúdo imperdível com 4 dicas para saber como comprar um terreno ideal e fazer o investimento certo para construir seu imóvel. Boa leitura e saiba mais sobre o tema!

1. Cheque a documentação

O primeiro passo é fundamental: analise se o terreno é regularizado e se a sua documentação está em dia. Ninguém quer ter a surpresa de comprar um terreno em ótimas condições e descobrir depois que, na verdade, ele estava irregular ou que não era, de fato, posse de quem vendeu o espaço para você.

Por isso, o primeiro passo é exigir a certidão de propriedade do terreno atualizada. Com isso você consegue ver se a situação é regular. Também analise se há ações que possam envolver o terreno envolvido. Se ele estiver em litígio, isso poderá dar muita dor de cabeça para você no futuro.

2. Observe o tipo de solo

Quando o solo não é propício, isso pode atrapalhar muito até mesmo o processo de fundação. As vezes você compra um terreno esperando poder fazer determinada obra, mas o solo não permite. Por isso, antes de comprá-lo, contrate uma empresa que faça a sondagem. A partir disso você conseguirá identificar se é possível realizar o seu projeto.

Mas logo de cara também poderá identificar outras questões nas suas primeiras visitas. São elas:

  • se tem pedras na superfície do terreno;
  • se a propriedade está próxima de fonte de água (rios, lagoas, cachoeiras);
  • veja se o solo tem aspecto de alagado.

3. Analise a localização e os vizinhos

Pense que a compra de um terreno é um investimento. E, por isso, é importante que seja em uma região na qual possa ter ganhos no futuro, não é mesmo? Analise se o local está com tendência de valorização nos próximos anos, a infraestrutura do local realmente é boa e, também, conheça seus vizinhos.

Essa conversa pode ajudar a entender como é a região, se há perspectiva de crescimento, como é a segurança no local, entre outros pontos que podem ser decisivos para sua escolha. Vale, também, visitar o local em dias e horários diferentes. Por exemplo, pode parecer um lugar tranquilo em um sábado de manhã, mas ser extremamente agitado em uma segunda no horário do rush. Assim poderá fazer uma escolha mais consciente.

>> Saiba mais: Vender um terreno: 3 dicas para conseguir com mais facilidade

4. Analise se tem mata nativa próxima

Se o terreno possui mata nativa próxima, convém pesquisar se ela não está próxima de Área de Proteção Ambiental. Nesse caso, há uma série de restrições ambientais para a proteção da vegetação nativa, o que pode inviabilizar o projeto que você tem em mente. Ou, então, ser preciso reprojetar, considerando utilizar a vegetação local como parte integrada à casa.

Comprar o terreno ideal é um investimento. Por isso é tão importante que você pesquise bastante e faça uma escolha consciente nessa hora. Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a saber como comprar um terreno da melhor forma.

Quer mais dicas bacanas como essa? Assine nossa newsletter e confira outros conteúdos exclusivos e imperdíveis!

Você também pode gostar
Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar