Cidade Inteligente

Como Comprar um Lote com Segurança e Confiança

O processo de compra de um lote é diferente de comprar uma casa ou apartamento prontos ou na planta. São outras exigências, outros critérios e uma visão de futuro muito estratégica sobre o que construir nesse lote. Nesse artigo, compilamos boas práticas na hora de aquirir o seu lote.

Comprar um lote para construir a casa dos sonhos ou como um investimento é uma decisão significativa que deve envolver uma série de considerações importantes.

A escolha do terreno adequado, que garanta segurança para construir e valorização ao longo dos anos, além da parceria com uma construtora confiável são fundamentais para garantir um investimento bem-sucedido.

Neste conteúdo, vamos abordar dicas essenciais para ajudar você a comprar um lote com confiança e segurança e garantir o retorno do seu investimento: seja para construir o lar dos sonhos ou para diversificar seu patrimônio.

1. Defina seus objetivos

Antes de começar a busca por um lote, é crucial definir claramente seus objetivos.

Determine se você pretende construir a casa dos sonhos para morar, mesmo que seja no futuro ou para ter uma segunda residência, ou se está buscando um investimento a longo prazo, para vender ou alugar e ter um bom retorno do valor investido.

É comum pensar em comprar terrenos sem avaliar essas possibilidades a longo prazo, por isso é importante ter essa clareza: isso vai direcionar sua pesquisa e ajudar a tomar melhores decisões, como, por exemplo, comprar o seu lote em uma região com baixos preços, mas com grande previsão de crescimento e valorização futuros.

2. Escolha da localização

A localização do lote desempenha um papel crucial no valor do investimento e na qualidade de vida. Considere a proximidade de serviços essenciais, como escolas, hospitais e transporte público. Além disso, verifique o potencial de valorização da região e o histórico de desenvolvimento urbano.

Isso também vai depender do estilo de vida que você pretende levar, seja mais pacato ou mais agitado.

Nas cidades inteligentes da Planet, é possível encontrar lotes em regiões mais movimentadas, próximo às áreas de lazer, ao Hub de Inovação ou à área comercial. No
entanto, as ruas mais afastadas também contam com praças, lotes comerciais e outros serviços que fazem com que a região esteja sempre iluminada e bem movimentada.

3. Pesquise construtoras confiáveis

Optar por uma construtora confiável é um passo fundamental para garantir uma compra segura. Realize uma pesquisa minuciosa sobre as construtoras atuantes na região e avalie sua reputação.

Analise as avaliações de clientes, verifique projetos anteriores e certifique-se de que a construtora possui as devidas licenças e certificações.

Empresas como a Planet Smart City, que possui sede em Londres e projetos em outros estados do Brasil, além de países como Itália, EUA e Índia, são indicativos de que sua compra é segura e terá potencial de valorização.

4. Verifique a documentação do lote

Antes de finalizar a compra, é fundamental verificar toda a documentação do seu lote.

Certifique-se de que o terreno está devidamente registrado e livre de quaisquer pendências legais. Uma análise cuidadosa dos documentos, como matrícula e escritura, é essencial para evitar futuros transtornos e garantir que seu bem estará seguro.

5. Faça um estudo de viabilidade

De acordo com seu objetivo com o terreno, é essencial fazer um estudo de viabilidade. Isso vai garantir que suas expectativas de construção se alinhem com a realidade.

Consulte um profissional para avaliar aspectos como topografia, infraestrutura local, e zoneamento. Isso ajudará a evitar surpresas desagradáveis durante a fase de construção, caso você pense em construir a casa dos seus sonhos.

6. Negocie com a construtora de forma transparente

Ao negociar com a construtora, busque transparência e clareza em todos os aspectos do negócio. Compreenda todos os custos envolvidos, prazos de entrega, e condições contratuais. Certifique-se de que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas antes de assinar qualquer documento.

Caso esteja fazendo a compra à distância, procure por empresas que usam plataformas
confiáveis para assinatura digital, como a Docusign, por exemplo.

Abaixo, confira um vídeo de como comprar um lote online:

7. Conte com a ajuda de um profissional

Contar com a orientação de um profissional, como corretor de imóveis vai ajudá-lo a encontrar o melhor negócio. Esse especialista pode auxiliar na análise da documentação, na negociação e garantir que seus interesses estejam devidamente protegidos.

A compra de um lote envolve uma combinação de pesquisa, planejamento e, principalmente, parceria com uma construtora confiável.

Ao seguir as orientações deste conteúdo, você estará mais bem preparado para tomar decisões informadas e realizar um investimento seguro. Lembre-se de que a escolha do lote é o primeiro passo para a realização de seus sonhos, seja de moradia, seja de investimento.

E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre a Planet Smart City, aproveite para
nos seguir no Instagram e no Youtube!

Você também pode gostar
Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Cidade Inteligente
Smart City Laguna: Uma Cidade Inteligente em São Gonçalo do Amarante – CE

Já conhece a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo? Em uma das localizações bastante estratégias da região Nordeste, a Smart City Laguna é o empreendimento que mudou a cara do mercado imobiliário. Confira.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar