Casa Própria

5 ensinamentos para construir uma casa do zero (e evitar surpresas durante a obra)

Algumas pessoas tem o sonho de construir a casa do jeito que sempre sonharam e não querem comprar uma casa pronta. Preferem comprar um lote e ter um projeto único com identidade própria.
Mulher pendura um pedaço de papel de parede vermelho em uma parede branca

Construir uma casa do zero é, antes de tudo, a realização de um sonho. Mas também é um projeto desafiador que envolve muitas fases e requer atenção e cuidado em cada etapa.

Essa é uma tarefa que vai exigir uma série de decisões críticas e planejamento minucioso. Isso vai evitar surpresas desagradáveis durante a obra e garantir um processo mais suave e bem-sucedido.

Se você está planejando neste construir sua casa e morar naquele cantinho dos sonhos, neste artigo, vamos trazer cinco ensinamentos essenciais para sua obra ser um sucesso e evitar contratempos inesperados ao longo do caminho.

Acompanhe!

Planejamento detalhado: a chave para evitar surpresas

O planejamento detalhado é o alicerce de qualquer projeto, e na construção não é diferente. Antes de dar o primeiro passo, é crucial criar um plano abrangente que inclua todos os aspectos do projeto.

Isso vai envolver a contratação do arquiteto ou engenheiro para criar os desenhos e especificações, além da obtenção de todas as aprovações necessárias das autoridades locais de um levantamento de todos os custos, incluindo materiais, mão de obra, documentações e licenças necessárias.

Dessa forma, você reduz as surpresas relacionadas a custos, regulamentações e problemas de design do imóvel que podem surgir no decorrer do projeto.

Ter um plano bem definido também permite que você estabeleça um orçamento realista e um cronograma que será importante ao longo de toda a construção.

Agora, vamos aos 5 pontos!

1. Escolha do lote

Essa pode ser uma das partes mais empolgantes, mas também pode gerar muitas dúvidas. A primeira coisa que deve ser avaliada é se o seu orçamento contempla o valor do terreno. Algumas construtoras como Planet Smart City costumam financiar os lotes de suas cidades inteligentes sem a intermediação do banco e com valores bastante acessíveis, o que facilita bastante o primeiro passo.

Em segundo lugar, fatores como a localização e que estrutura a região oferece são importantes de se levar em contar.

Comprar um terreno em uma cidade inteligente, por exemplo, traz uma série de benefícios como ter uma estrutura completa de praças, lazer para as crianças e serviços gratuitos dentro da cidade.

Além disso, esses lotes já vêm com toda a estrutura necessária para construir. Abaixo, confira mais dicas de como escolher o terreno ideal:

 

2. Escolha dos profissionais adequados

A escolha dos profissionais é um dos ensinamentos mais importantes se você pensa em construir uma casa do zero.

O arquiteto e o engenheiro são os primeiros a serem considerados. Mas atenção nessa etapa: escolha aqueles que já possuem experiências com a construção de casas do zero. Isso porque a dinâmica desse tipo de projeto é totalmente diferente de uma decoração ou reforma de ambientes internos.

O arquiteto é quem vai projetar a edificação e colocar no papel todos os seus desejos, com base nas normas técnicas brasileiras e nas leis do seu município.

Já o engenheiro projeta a casa de forma técnica, segura e econômica, seguindo a estética, volumetria, especificações e espaços definidos pelo projeto do arquiteto.

Certifique-se de verificar as credenciais e experiência de todos os envolvidos. Entreviste vários profissionais e preze pela comunicação eficaz entre todos os membros da equipe. Ela é fundamental para evitar problemas e garantir que o projeto siga seu planejamento.

3. Preveja possíveis imprevistos e custos

Mesmo com um planejamento cuidadoso, ao construir uma casa do zero é importante estar preparado para custos inesperados.

Problemas imprevistos, como danos causados pelo clima ou a necessidade de atualizar materiais, podem aumentar os custos do projeto.

O recomendado é reservar uma margem de segurança em seu orçamento para acomodar esses imprevistos. Geralmente de 10-15% do custo total da construção. Ter essa folga financeira pode ajudar a reduzir o impacto de surpresas financeiras ao longo do projeto.

 

4. Escolhe bem seus fornecedores e acompanhe a qualidade da construção

Economizar nas obras é bom, mas ao escolher seus fornecedores e materiais, evite ir apenas pelo preço e procure escolher aqueles que têm mais credibilidade. Isso pode evitar transtornos e estresses pós-obra e surpresas desagradáveis que acarretarão em mais custos.

Acompanhar de perto a qualidade e o progresso da construção é fundamental. Esteja presente no local com regularidade para garantir que o trabalho está sendo executado conforme o planejado e que os padrões de qualidade estão sendo mantidos.

Mantenha também contato regular com sua equipe de construção e esteja disposto a fazer perguntas e esclarecer qualquer dúvida. Quanto mais envolvido você estiver, maior a garantia que o projeto avance conforme o planejado.

 

5. Cumpra os prazos, mas mantenha um cronograma realista

É claro que queremos ver o projeto concretizado o mais rápido possível. Também é normal, em um primeiro momento, criar o cronograma ideal, mas manter um cronograma realista é fundamental, prevendo certos atrasos e surpresas na construção da sua casa.

Estabeleça prazos claros e realistas para cada fase do projeto e acompanhe o progresso de perto para garantir que esses prazos sejam cumpridos, mas tenha em mente que algumas coisas podem sair do seu controle.

A construção de uma casa é um processo complexo que pode levar mais tempo do que o inicialmente planejado. Fatores como condições climáticas e disponibilidade de materiais, por exemplo, podem influenciar o cronograma. Por isso, esteja preparado para ajustar o plano conforme necessário.

Construir uma casa do zero é um momento de muita empolgação, mas que exige um planejamento, acompanhamento e paciência. Lembre-se de que o planejamento detalhado e realista é o que vai ajudar no sucesso da sua obra e na realização do seu sonho sem dor de cabeça. Com cuidado e atenção a esses ensinamentos, você estará bem encaminhado para ver nascer a casa dos seus sonhos.

E se esse artigo ajudou você de alguma forma, aproveite para compartilhar com seus amigos que também precisam de dicas para começar uma obra do zero.

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Casa Própria
Jardim de Inverno: 7 dicas para ter mais verde na sua casa

O jardim de inverno é um velho conhecido da arquitetura brasileira. Um bom elemento de arquitetura que ajuda na ventilação e a trazer um pouco mais de natureza para dentro de casa, mesmo com uma planta que não favorece a luz natural. O jardim de inverno é perfeito para trazer mais iluminação e ventilação naturais para o ambiente.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar