Casa Própria

Jardim de Inverno: 7 dicas para ter mais verde na sua casa

O jardim de inverno é um velho conhecido da arquitetura brasileira. Um bom elemento de arquitetura que ajuda na ventilação e a trazer um pouco mais de natureza para dentro de casa, mesmo com uma planta que não favorece a luz natural. O jardim de inverno é perfeito para trazer mais iluminação e ventilação naturais para o ambiente.

Montar um jardim de inverno é mais que incluir plantas em casa, é ter um refúgio verde que proporciona tranquilidade, leveza na decoração e conexão com a natureza.

Se você deseja criar um espaço assim no seu lar, reunimos sete dicas essenciais para ajudá-lo a transformar um cantinho especial em um oásis verde e, por que não, dar um refresh na sua decoração.

O que é um jardim de inverno?

Um jardim de inverno é uma área interna dedicada ao cultivo de plantas, proporcionando um ambiente semelhante a um jardim, mas dentro de casa. Geralmente, é um espaço envidraçado e com aberturas na parte de cima, que permite a entrada de luz e ventilação natural, criando um ambiente propício para o crescimento saudável das plantas.

Ter plantas dentro de casa faz mal?

Além de ser uma adição à decoração da sua casa, um jardim de inverno oferece, na verdade, diversos benefícios.

  • Ele melhora a qualidade do ar,
  • Proporciona um ambiente mais relaxante,
  • Reduz o estresse e contribui para um clima mais agradável no interior da casa.

A conexão com a natureza também promove um senso de bem-estar geral.

E se você tem interesse de criar esse ambiente na sua casa, confira as dicas que preparamos a seguir:

 

1. Escolha do local adequado:

Antes de iniciar seu jardim de inverno, escolha cuidadosamente o local. Prefira áreas da casa que recebam boa quantidade de luz natural, como perto de janelas ou áreas com claraboias. Certifique-se de que o ambiente tenha uma boa ventilação para garantir o bem-estar das plantas.

 

2. Escolha plantas apropriadas a ambientes internos

Nada de deixar as plantinhas murcharem! Se você está decidido a ser pai ou mãe de plantas, é preciso primeiro escolher espécies que se adaptem ao ambiente interno. Suculentas, samambaias, bromélias e orquídeas são ótimas opções para jardins de inverno, pois se desenvolvem bem em condições de luz indireta. Se você tiver animais de estimação, garanta também que as plantas não sejam tóxicas para eles.

>>Leia também: Urban Jungle. Como Adotar Essa Tendência na Sua Casa

3. Crie um ambiente aconchegante

Nem só de plantas vive o jardim de inverno! Considere adicionar elementos decorativos que imprimam sua personalidade e tornem o espaço mais acolhedor. Móveis confortáveis, almofadas, tapetes e até mesmo pequenas fontes ou cascatas podem criar uma atmosfera relaxante.

 

4. Controle a umidade e a temperatura

Monitore a umidade e a temperatura do ambiente para garantir o conforto das suas plantas. Se o local for muito seco, um umidificador pode ser uma solução. Além disso, evite variações extremas de temperatura que possam prejudicar o crescimento saudável das plantas.

 

5. Garanta a iluminação adequada

Caso a luz natural não seja suficiente, você pode considerar a instalação de iluminação artificial. Lâmpadas de espectro completo são ideais para simular a luz solar e auxiliar no crescimento das plantas, especialmente em períodos com menos luminosidade.

 

6. Faça a manutenção regularmente

Assim como qualquer jardim, um jardim de inverno requer manutenção regular. Regue as plantas conforme necessário, remova folhas mortas e monitore a presença de pragas, que podem, sim, aparecer em ambientes internos. Manter o ambiente limpo e organizado contribui para a saúde das plantas e a estética do espaço.

 

7. Personalize com criatividade

Assim como na decoração da sua casa, seu jardim de inverno merece seu toque pessoal. Adicione elementos decorativos, escolha vasos que combinem com o ambiente geral e experimente arranjos diferentes. A personalização é o que faz de uma casa um lar.

 

Ter um jardim de inverno em casa é mais do que uma questão de estética; é uma forma de trazer a natureza para o interior do seu lar. Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para cultivar um espaço interno que vai conferir um aconchego a mais no seu cantinho.

 

E se você gostou dessas dicas, compartilhe com a pessoa que vai montar o jardim de inverno com você!

 

Você também pode gostar
Casa Própria
Como Comprar a Casa Própria. Guia Rápido de Opções de Compra

Comprar a casa própria é um sonho, muitas vezes de longo prazo, e que motiva a maioria das pessoas em busca de uma vida mais segura e tranquila, livre da obrigação do aluguel. A jornada rumo à realização desse desejo pode seguir por diversos caminhos, cada um com suas peculiaridades. Neste rápido guia, exploraremos sete […]

Mulher jovem agachada no chão regando uma planta no jarro em sua mão
Decoração
Urban Jungle: Como Adotar Essa Tendência na Sua Casa

Uma das maiores tendências dos últimos anos, o Urban Jungle tem conquistado moradores que procuram uma conexão maior com a natureza, sem necessariamente precisar de grandes espaços.

Uncategorized
Comprar Um Imóvel Pronto ou Construir do Zero: Decidindo o Que é Mais Vantajoso

Nem todos podem se dar ao luxo de construir a casa dos sonhos. Mas, apesar disso, muitos conseguem construir enxugando bastante o orçamento, visto que algumas opções de terrenos são mais em conta. Mas, o que vale mais a pena? Comprar um imóvel pronto ou construir do zero?

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar