Casa Própria

Walkability: por que considerar esse conceito ao comprar uma casa ou lote?

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar na expressão walkability que pode ser traduzido, de forma literal, como “caminhabilidade” (um neologismo que expressa bem o significado do termo). Os projetos imobiliários modernos consideram que o deslocamento a pé nas cidades é um fator de extrema relevância para o bem-estar. Trata-se de um conceito […]

É bem provável que você nunca tenha ouvido falar na expressão walkability que pode ser traduzido, de forma literal, como “caminhabilidade” (um neologismo que expressa bem o significado do termo).

Os projetos imobiliários modernos consideram que o deslocamento a pé nas cidades é um fator de extrema relevância para o bem-estar.

Trata-se de um conceito que aborda a acessibilidade e a mobilidade por meio de caminhadas. Qual seria a importância dessa questão para o dia a dia e como contribui para a qualidade de vida das pessoas?

É isso que vamos explicar, neste post. Você saberá o quanto a “caminhabilidade” pode ser importante para a sua cidade ou bairro. Boa leitura!

O que é walkability?

O conceito remete à facilidade de ir e vir — é a mobilidade pelas ruas de forma inclusiva com acessos fáceis e adaptados. Trata-se de um termo bastante intuitivo, que considera a acessibilidade e a mobilidade urbana questões de extrema importância dentro de um projeto.

Imagine um ambiente urbano em que a acessibilidade e a mobilidade sejam prioridades, garantindo a inclusão para que todos usufruam de um espaço que ofereça comércio e uma série de serviços, a pé. Não é ótimo um local que facilita o ir e vir de todos?

Daí a necessidade de escolher um imóvel para moradia que não vise apenas a sua configuração, mas também, o que os seus arredores oferecem. É essencial avaliar fatores como sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade, acesso a serviços e muitas outras questões.

Qual é a importância do walkability para a qualidade de vida?

A “caminhabilidade” se aplica a espaços públicos. Refere-se a bairros e cidades que oferecem pavimentos de qualidade para circular a pé ou com cadeiras de rodas.

São projetados para promover a inclusão, facilitando o acesso a todos no deslocamento a pé. É possível circular por lojas, escolas, hospitais e serviços variados. Os imóveis que incluem o walkability, e permitem a acessibilidade e a mobilidade, são mais valorizados no mercado imobiliário.

Como esse conceito se relaciona e valoriza um empreendimento imobiliário?

A localização é um fator muito considerado por quem busca um imóvel ou lote (para construir uma casa) para moradia, assim como para investir. Apesar de alguns fatores terem muita relevância, como a estética e a configuração, o local onde a residência se situa é algo também muito valorizado.

Para quem deseja comprar uma casa ou um lote em condomínios, ou em cidades inteligentes, considerar aspectos como boas estruturas, urbanismo, acessibilidade e mobilidade a todos é primordial. Isso promove a inclusão, em especial, a idosos e pessoas com deficiências.

Sendo assim, empreendimentos imobiliários que focam esses aspectos ganham credibilidade e mais valorização frente à concorrência. Isso porque os compradores e investidores buscam esses fatores, muito bem-vistos por eles.

Quais são as características básicas desse conceito?

A importância do walkability é inegável e contribui para a circulação das pessoas de forma inclusiva. Permite que todos tenham acesso aos locais que precisam, sem nada que interfira na mobilidade. Veja as principais características:

  • ambiente amigável para a mobilidade, como calçadas sem buracos e niveladas, boa iluminação, espaços amplos, segurança, recipientes de lixo adequados, visando à sustentabilidade;
  • locais úteis facilmente acessados a pé, como serviços, lojas, supermercados, escritórios, entre outros;
  • ambientes que valorizam a natureza: com muitas árvores, que contribuem para o controle da temperatura, menos poluição e sujeira pelo excesso de veículos, menos ruídos;
  • cultura social diversa, que possibilita o aumento das relações sociais.

Como calcular esse indicador?

No momento da escolha do imóvel ou lote para moradia ou investimento, é importante fazer uso de uma ferramenta especializada, como o Google.

A plataforma avalia o walkability do local, considerando todo o ambiente ao redor, e não apenas o interior do empreendimento.

Como você pôde conferir neste conteúdo, walkability é fundamental para a qualidade de vida dos moradores. As cidades inteligentes contam com empreendimentos que consideram esse conceito fundamental em seus projetos imobiliários.

Gostou deste post? Curta nossa página no Facebook e conheça esse e outros fatores presentes nesses empreendimentos inovadores que focam a qualidade de vida dos moradores!

Você também pode gostar
Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar