Vivemos um momento ímpar de evolução, com meios de mudar um cenário constituído durante cerca de 250 anos. Processos transformadores, as “revoluções industriais”, impactaram a sociedade e a formação das cidades. A primeira impôs um novo ritmo de desenvolvimento econômico ao mecanizar os sistemas de produção. A segunda permitiu a manufatura em massa ao usar novas tecnologias. A terceira reduziu custos de produção com a chegada da informática.
A partir da década de 1980, a sociedade teve condições para processar informação, possibilitando serviços baseados no conhecimento. A sociedade atual vive uma chance de reverter realidades insatisfatórias causadas pela “modernidade”. As cidades sucumbiram à falta de planejamento, ao crescimento desordenado e aos sistemas de gestão inoperantes, impondo uma rotina aos habitantes. O cenário intitulado de “Nova Economia”, “Sociedade do Conhecimento” ou “Sociedade da Informação” determina um novo sistema, alavancado pela “revolução tecnológica”. A maior relevância é constatar que o fundamental nesse processo é a “sociedade”, que passou a tomar melhor proveito da informação.
Nessa dinâmica, surgem cidades com a possibilidade de se redesenharem, serem criadas do zero como novas, inteligentes, resilientes, sustentáveis e verdadeiramente sociais. Estamos adentrando a “Quarta Revolução”, algo que transformará o mundo e as cidades em um lugar melhor de se viver.
VIVER ALÉM DE MORAR, livro escrito para todos que acreditam que o futuro é agora e concentram empenho para utilizar as oportunidades de todas as revoluções a favor da paz com a permanente certeza de que a vida pode ser sempre melhor na cidade que escolhemos para viver. Viva, respire e sinta a Cidade Inteligente Social. Ela é de todos!
Saiba mais em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube