Inovação

Conheça os esforços da Planet Smart City para uma sociedade mais sustentável

Para obter essas respostas, contaremos com a ajuda de Andreia Vieira Matos, gestora social da Smart City Laguna e Smart City Aquiraz (dois grandes empreendimentos da Planet Smart City no Brasil). Confira os próximos tópicos!
sociedade-sustentável

Em tempos de aquecimento global, desmatamento de florestas e diminuição dos recursos naturais, construir uma sociedade sustentável não uma questão de escolha.

É uma atitude urgente, da qual depende a sobrevivência da Terra e da humanidade. Quando existe a preocupação com o meio ambiente, não só o futuro fica garantido, como também, usufruímos um presente mais harmônico e com qualidade de vida.

Visando à criação de uma sociedade que preza pela conservação da natureza, a Planet Smart City adota soluções sustentáveis inteligentes. Quais são os resultados desse posicionamento? Quais práticas fazem parte da política e dos processos da Planet Smart City?

Para obter essas respostas, contaremos com a ajuda de Andreia Vieira Matos, gestora social da Smart City Laguna e Smart City Aquiraz (dois grandes empreendimentos da Planet Smart City no Brasil). Confira os próximos tópicos!

O que caracteriza uma sociedade sustentável?

Andreia define uma sociedade sustentável como aquela que equilibra o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Para isso, é necessário pensar nas necessidades produtivas, ao mesmo tempo em que são analisadas e adotadas estratégias para a redução dos impactos ambientais.

Hoje, existem empresas que atingem esse equilíbrio por meio de ações estratégicas. Por exemplo, replantio de árvores e doações financeiras a organizações não governamentais (ONGs) que protegem os recursos naturais. Fazendo assim, é possível suprir o consumo de clientes sem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações.

No entanto, a construção de uma sociedade sustentável esbarra em um grande obstáculo: a antiga visão de que o progresso econômico é mais importante do que a proteção dos recursos naturais. De acordo com Andreia, mudar esse mindset (pensamento) empresarial é, em simultâneo, necessário e desafiador.

Quais ações individuais podem ajudar nesse processo?

Para migrar do pensamento puramente materialista para o sustentável, é necessária a implantação de ações específicas. Essas práticas devem ser realizadas individualmente para que o resultado seja efetivo e abrangente.

Quando falamos de individualidade, queremos dizer que cada pessoa é responsável pela preservação do meio ambiente.

Mas quais são as atitudes incluídas nessa responsabilidade? Andreia aponta algumas:

  • redução, otimização e racionalização do consumo de água — adoção do reaproveitamento de água pluvial em tarefas de limpeza e manutenção de ambientes;
  • diminuição do uso de veículos movidos a combustível (gasolina, diesel e álcool) — optar pelos carros elétricos, bicicletas e caronas solidárias;
  • descarte correto do lixo — implantação da coleta seletiva (separação de resíduos úmidos, secos, recicláveis e orgânicos);
  • não utilização de materiais descartáveis — uso de materiais reaproveitáveis.

Como tudo isso impacta o mundo em que vivemos e quais são os benefícios obtidos?

Vivemos em uma sociedade consumista, segundo afirma Andreia. Por todo lado, somos estimulados a adquirir novos produtos e serviços. Se não frearmos essa tendência, o resultado sempre será o mesmo: aumento do consumo, produção de resíduos, descarte inadequado e grandes prejuízos ao meio ambiente.

Infelizmente, grande parte das pessoas ainda não percebeu que os recursos naturais e minerais do nosso planeta são limitados. Sendo assim, quanto maior for a produção e o consumo, mais perto estaremos de esgotar as reservas naturais que fornecem matéria-prima para os bens produzidos.

Embora muitos acreditem que os efeitos do comportamento consumista e nada sustentável serão vistos no futuro, eles estão bem diante dos nossos olhos.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a última década registrou as mais altas emissões nocivas de carbono da história da humanidade, elevando a poluição e as temperaturas do planeta.

Reverter essa situação gerará grandes benefícios para a sociedade. Entre eles, podemos citar equilíbrio ambiental, redução de gastos públicos com os efeitos climáticos adversos, melhores soluções de moradia, saúde, educação e alimentação para as pessoas.

De que forma a Planet Smart City preza por uma sociedade sustentável?

Vale ressaltar que o conceito de sustentabilidade engloba práticas de proteção ao meio ambiente e de caráter social.

Esse tipo de sustentabilidade é um dos pilares dos empreendimentos e ações da Planet Smart City. Essa realidade é apontada por Andreia nos seguintes quesitos:

  • projetos arquitetônicos que aproveitam a iluminação natural, com uma estrutura adequada de esgotamento sanitário;
  • estímulo à utilização do transporte coletivo e de bicicletas;
  • utilização do conceito de eficiência energética, por exemplo, uso de lâmpadas LED em todas as cidades inteligentes;
  • cumprimento da legislação trabalhista em relação aos direitos e deveres dos colaboradores;
  • desenvolvimento de projetos sociais com os moradores;
  • promoção de cursos de capacitação profissional (inglês, informática etc.) e consultoria para empreendedores locais;
  • campanhas de estímulo ao plantio de árvores e criação de hortas com irrigação inteligente;
  • realização de eventos e feiras com os produtos e serviços ofertados na própria cidade — geração de renda e desenvolvimento do comércio local.

Como uma cidade inteligente gera resultados mais sustentáveis?

Algumas ações são essenciais para que a cidade inteligente potencialize os impactos sustentáveis. Segundo Andreia, entre essas práticas, estão:

  • uso de energias limpas e renováveis (solar, eólica e biomassa);
  • práticas de compostagem (processo biológico de decomposição e reciclagem de sobras orgânicas: frutas, verduras, e fezes de animais herbívoros);
  • campanhas que ensinem hábitos que melhoram a qualidade de vida dos moradores (práticas de exercícios físicos, técnicas de relaxamento e medicamentos naturais);
  • desenvolvimento de espaços compartilhados de lazer para fomentar a socialização dos moradores, melhorando a saúde física e mental.

Como a Planet Smart City investe em sustentabilidade para projetos futuros?

O foco da Planet Smart City não mudará em relação à sustentabilidade. Na verdade, segundo Andreia, o desejo é sempre desenvolver soluções inovadoras pautadas na preservação dos recursos naturais, bem-estar social e qualidade de vida dos moradores das cidades inteligentes.

Por isso, a Planet Smart City continuará a direcionar os esforços com base no conceito ESG.

Dessa forma, serão implantadas as três esferas do ESG nas cidades inteligentes: social, ambiental e governança. O resultado será um planeta e condições sociais melhores para as futuras gerações.

Apesar de a Smart Planet City ser uma empresa do ramo corporativo, Andreia explica que há uma mentalidade voltada para o equilíbrio entre o material e o sustentável.

É justamente com essa postura que a Planet Smart City continuará dando as mãos para todos os que lutam por um meio ambiente saudável.

Para esses que amam a natureza, Andreia dá o seguinte recado: as cidades inteligentes da Planet Smart City estarão sempre comprometidas com o bem-estar do planeta.

O que achou de nosso artigo? Gostou de ler sobre os esforços da Planet Smart City para uma sociedade sustentável? Então, aproveite para conhecer melhor os nossos empreendimentos focados em práticas verdes. Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas!

Você também pode gostar
Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar