Investimentos

Como funcionam as parcelas de financiamento? Descubra

Você sabe como funcionam as parcelas de financiamento imobiliário? Uma vez que você entende esse assunto, fica mais fácil garantir um bom planejamento para alcançar o objetivo de conseguir a casa própria — sem abrir mão da sua segurança financeira. Para ajudar você, neste conteúdo, vamos destacar o que são as parcelas do financiamento e […]

Você sabe como funcionam as parcelas de financiamento imobiliário? Uma vez que você entende esse assunto, fica mais fácil garantir um bom planejamento para alcançar o objetivo de conseguir a casa própria — sem abrir mão da sua segurança financeira.

Para ajudar você, neste conteúdo, vamos destacar o que são as parcelas do financiamento e por que elas sofrem mudanças ao longo do tempo, além de dar algumas dicas para otimizar o seu planejamento financeiro.

Acompanhe o post e confira!

O que são as parcelas do financiamento?

As parcelas são prestações até que o valor total de um bem comprado seja pago. Ou seja, o preço referente ao que está sendo adquirido é dividido em várias porções, normalmente mensais. As parcelas do financiamento, então, são as prestações necessárias para quitar o pagamento de um bem de alto valor, como um imóvel.

O que é SAC e Price?

Tratam-se de 2 modelos de financiamento e ambos têm influência direta no financiamento de imóveis. Na metodologia SAC (Sistema de Amortização Constante), as prestações são mais altas no início e depois vão caindo, porque os juros vão sendo aplicados sobre um saldo devedor mais baixo.

Na Tabela Price, por sua vez, as prestações são mais baixas no começo devido a menor incidência de juros. Posteriormente, o valor das parcelas vai aumentando devido a baixa amortização da dívida.

Como funcionam as parcelas na compra de um imóvel?

É importante entender que o número de prestações do financiamento não é fixo, variando conforme cada contrato. Mas, em geral, o parcelamento da casa própria pode ser feito em até 30 anos.

As parcelas dos financiamentos podem comprometer, no máximo, 30% da renda bruta de quem toma o crédito — ou seja, de quem precisa pagar o financiamento ao banco que o realizou. Além disso, pode existir uma variação nos juros com o passar do tempo.

Por que as parcelas de financiamento sofrem mudanças com o tempo?

A mudança nas parcelas acontece segundo as especificidades de cada contrato e ao método de cada financiamento — se é, por exemplo, Price ou SAC, entre outros. Então, em algumas situações, o valor pode aumentar ou reduzir com o passar do tempo.

A variação das parcelas de financiamento acontece devido aos juros. Quando os valores das prestações estão mais altos, isso acontece justamente por causa da incidência da taxa de juros.

Como acompanhar as mudanças e fazer um bom planejamento financeiro?

Para acompanhar as mudanças é fundamental ficar de olho no valor das prestações com o passar do tempo e aos indicadores utilizados para calcular os juros.

Na maioria das vezes, a taxa Selic é utilizada como referência. Desse modo, quando a Selic aumenta, os juros do financiamento também aumentam, e vice-versa.

Também é importante ter atenção ao número de parcelas do financiamento, pois isso interfere no prazo e no valor a ser pago em cada parcela. Quanto maior o número de parcelas, menor vai ser o valor pago em cada prestação do financiamento imobiliário. O tempo de duração das prestações, no entanto, aumenta.

O financiamento imobiliário ajuda muitos de brasileiros a realizar o sonho de ter uma casa própria, o que não seria possível para muita gente se o pagamento imediato do valor total fosse exigido. No entanto, é fundamental entender como funcionam as parcelas de financiamento e se planejar bem, para evitar comprometer seu orçamento e qualidade de vida na realização desse sonho.

Para se deparar com mais conteúdos relevantes, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Você também pode gostar
Investimentos
Como Avaliar o Potencial de Valorização de Um Lote

Quando se investe em um terreno em um loteamento, algumas características precisam ser levadas em consideração para garantir a reserva de valor.

Investimentos
Os 6 Erros Mais Cometidos ao Comprar um Lote

Comprar um lote é uma decisão que, além de somar ao patrimônio, é cheia de potencialidades, seja para construir a casa ideal para a sua família ou para investir em um ativo sólido e valorizável. A possibilidade de personalização, a liberdade de escolha da localização e a oportunidade de construir no seu tempo e conforme […]

Cidade Inteligente
7 Ações Para Aumentar Seu Patrimônio Financeiro

Ter uma vida financeira organizada é uma prática que pode trazer mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade para a família, no entanto, fazer isso é um desafio para a maioria das pessoas. Primeiro de tudo, é necessário ter bastante disciplina, objetivos bem definidos para aquele dinheiro e planejamento de como fazer. Mas, claro, isso […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar