Casa Própria

Como organizar mudança para a casa nova? Confira!

Prepare tudo com antecedência para não gerar estresse e ansiedade. Trata-se de uma tarefa que requer planejamento e, por isso, a pressa pode atrapalhar bastante. Neste artigo, vamos dar algumas sugestões interessantes que podem ajudar na sua mudança. Confira!
organizar mudança

Organizar mudança para a casa nova pode ser algo muito estressante, mas compensador, porque envolve planos, projetos, e tudo mais relacionado a esse momento importante da vida.

Contudo, tanto para quem vai sair da casa dos pais e morar sozinho, como para quem já tem uma família constituída, envolve um bom planejamento.

A primeira coisa a fazer é descartar tudo o que não será mais útil — só aí você já diminuirá muitos itens que irão para a nova residência. Depois, comece a separar os objetos de forma bem organizada para encaixotá-los por categoria e, assim, saber o que contém em cada caixa.

Prepare tudo com antecedência para não gerar estresse e ansiedade. Trata-se de uma tarefa que requer planejamento e, por isso, a pressa pode atrapalhar bastante. Neste artigo, vamos dar algumas sugestões interessantes que podem ajudar na sua mudança. Confira!

Faça uma checklist da mudança residencial

A checklist vai ajudar na sua organização. Afinal, são muitos detalhes e itens a serem encaixotados.

Para começar, faça uma lista para organizar o que deve ser feito, definindo prazos para isso. Atualize a lista, marcando tudo o que for feito. Dessa forma, você não deixará nada de fora e manterá tudo em ordem.

Prepare o novo imóvel

Prepare a casa nova, fazendo reparos, limpando-a e pintando-a ao seu gosto para receber a mudança.

Lembre-se também de comunicar às empresas concessionárias de luz, gás, internet, plano de saúde, banco e tudo mais que envolva correspondências recebidas.

Encaixote os itens menores

Encaixote os itens por categoria, como roupas, equipamentos, louças, artigos pessoais e coloque etiquetas grandes nas caixas, informando os itens que estão no seu interior.

No caso de peças frágeis, como louças, escreva que são frágeis, já que precisam de muito cuidado no transporte e forre bem a caixa com ajuda de plástico bolha ou mesmo jornais velhos, por exemplo.

Informe ao condomínio e conheça as regras

Se, no seu caso, a mudança for para um apartamento em condomínio, procure se informar bem sobre as regras acerca de uma mudança. Para isso, solicite uma cópia do documento onde constam as regras gerais relacionadas a essa atividade, além de outros assuntos. Você deve saber as seguintes questões:

  • horários e dias permitidos para realizar a mudança;
  • se é necessário um agendamento prévio;
  • quantas mudanças o condomínio permite por dia;
  • se é possível fazer a mudança nos fins de semana, visto que facilita bastante para quem trabalha fora em horário comercial;
  • entre outros.

Prepare-se bem um dia antes da mudança

Para uma mudança ágil e sem intercorrências, busque concentrar todas as caixas em um cômodo da casa e desmonte todos os móveis que puder. Isso torna a mudança mais rápida e organizada. Vamos a algumas dicas importantes:

  • guarde em um saco plástico transparente todos os parafusos dos móveis desmontados e, se possível, separe um saquinho para cada móvel;
  • cubra os seus colchões com plásticos;
  • guarde as cortinas em sacos fechados;
  • enrole tapetes, amarrando-os com uma corda, coloque-os em sacos de lixo grandes e não se esqueça de fixar as etiquetas.

Contrate uma transportadora experiente e de confiança

É essencial que, ao escolher a transportadora, você tenha boas referências quanto à sua experiência e cuidados com que ela trata o material a ser transportado. Verifique nas redes sociais e no Reclame Aqui a opinião dos consumidores, para que sua experiência seja a melhor possível.

Conforme visto neste conteúdo, é essencial se planejar ao organizar mudança para a casa nova. Você terá, certamente, menos aborrecimentos e menos trabalho com tudo o que envolve essa atividade.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros conteúdos úteis como este!

Você também pode gostar
Investimentos
Terreno é imóvel? Descubra a diferença

Na hora que falamos sobre investimentos em imóveis, a primeira imagem que vem à mente é casa ou apartamento. Mas, já pensou que terreno em loteamento também são imóveis e ainda mais com vantagens cruciais para quem pensa em investimento a longo prazo.

Cidade Inteligente
O que é um Loteamento e Quais as Vantagens de Investir Nesses Imóveis

Uma das maiores dúvidas de quem quer investir em terreno é o que é um loteamento e sua diferença entre condomínio. neste artigo, desmembramos o que é um loteamento e as vantagens de investir nesse tipo de imóvel. Leia!

Casa Própria
Entrada Moradia Ceará. Descubra o novo programa do governo para financiar a sua casa

Muitas famílias deixam de conquistar o primeiro imóvel por conta da dificuldade de dar a entrada. Agora, com a Entrada Moradia Ceará, famílias residentes do estado poderão diminuir ou até zerar a entrada e taxas relacionadas ao financiamento como ITBI e registro de imóvel. Leia!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar