Finanças

Ficou no vermelho? Veja 9 dicas para sair das dívidas

Preparamos dicas práticas para você sair do vermelho e reconquistar o equilíbrio financeiro de maneira definitiva.
sair das dívidas

Ninguém gosta de ficar no vermelho, mas muitas vezes isso se torna inevitável. Se você está lutando para sair das dívidas, saiba que não está sozinho. Só para você ter uma ideia, essa pesquisa mostrou que o endividamento afeta 76% das famílias no Brasil.

Mas, não se preocupe. Com o conhecimento certo e a determinação para mudar, é possível sair do vermelho. E é justamente sobre isso que conversaremos nesse artigo. Você vai entender como organizar suas finanças, analisar despesas e obter ajuda, caso seja necessário.

Seguindo nossas dicas, você pode acelerar seu caminho para a independência financeira em tempo recorde. Vamos lá?

1 – Sair das dívidas exige um plano

Não tem como a primeira dica ser outra. Primeiramente, para sair das dívidas, você deve criar um plano de pagamentos. Aqui, você pode listar todas as suas dívidas e seus respectivos pagamentos mensais, bem como uma lista de despesas fixas, como aluguel, luz, água etc.

O objetivo nessa etapa é definir quanto você tem disponível para começar a quitar suas dívidas e quanto tempo será necessário para pagá-las por completo.

Lembre-se: não existe uma “receita de bolo” para sair das dívidas. Ou seja, esse processo não vai acontecer como um passe de mágica. Encerrar esse ciclo exige planejamento e, principalmente, força de vontade.

2 – Faça um orçamento

Um orçamento também é essencial para sair das dívidas. Ao elaborar um orçamento, você se torna consciente de sua situação financeira atual, bem como das mudanças que precisa fazer para sair das dívidas.

A dica aqui é fazer uma planilha com todos os seus ganhos, ou seja, salário e rendas extras, e com todas as suas despesas.

É importante colocar as despesas fixas e variáveis. Inclua cartão de crédito, supermercado, conta de energia, mas também inclua saídas, lanches e os gastos supérfluos.

Com uma planilha bem detalhada, será possível notar onde estão os maiores gastos e pode até ser que você perceba que está endividado por conta de gastos que não tinha dado a devida atenção antes.

3 – Analise as suas despesas

Agora que você fez uma planilha com todos os seus gastos, é hora de fazer uma análise detalhada das suas despesas para identificar onde seu dinheiro está sendo gasto e procurar por maneiras de cortar custos.

Por exemplo, sabemos bem que não dá para economizar no valor do aluguel. Mas é possível cortar lanches, saídas nos fins de semana, serviços de assinatura, diminuir o consumo de energia etc.

4 – Limite os seus cartões de crédito

Quando as dívidas começam a aparecer, é normal recorrer aos cartões de crédito para conseguir dar conta de sobreviver a mais um mês. Porém, cuidado. Cartões de crédito podem ser grandes vilões de quem está tentando sair das dívidas.

Por isso, limite os seus cartões de crédito para somente usá-los em emergências. Se tiver vários cartões de crédito, tente limitar o uso deles somente para necessidades essenciais. Lembre-se de que os juros cobrados podem ser muito altos e, dessa forma, dificultar ainda mais a sua saída das dívidas.

5 – Comece a pagar as dívidas menores

Não pense em começar a pagar as dívidas só quando tiver o dinheiro para quitar todas. É fundamental que você comece a pagá-las o mais rápido possível, para que não vire uma bola de neve.

Se você ainda não tem condições de quitar todas as suas dívidas de uma vez, procure por um plano de pagamento mais acessível. Você pode começar pelas dívidas menores ou as mais antigas, pois essas pode ser possível conseguir condições melhores de pagamento.

6 – Negocie com os credores

Outra dica para sair das dívidas é negociar com os seus credores. Se você está com dificuldades para pagar suas dívidas, procure negociar com seus credores para obter um prazo de pagamento mais longo ou taxas de juros mais baixas.

7 – Obtenha ajuda financeira

Sair das dívidas não é um processo fácil e tudo bem se você não conseguir fazer isso sozinho. Se você já tentou de tudo e não consegue dar conta, procure por ajuda financeira. Existem muitas organizações que podem ajudálo a reduzir as suas dívidas e recuperar a sua saúde financeira.

8 – Invista em si mesmo

Investir em si mesmo é outra dica importante para sair das dívidas. Procure por cursos e treinamentos (até mesmo os gratuitos) para melhorar o seu nível de conhecimento.

Isso pode ajudálo a obter melhores empregos e salários, o que resultará em mais dinheiro para pagar as suas dívidas.

9 – Não desista

Por último, mas não menos importante, não desista. Sair das dívidas pode ser um processo longo e exaustivo, mas é possível. Então, procure ser disciplinado e dediquese ao seu plano de pagamento, pois com paciência e persistência você conseguirá sair das dívidas.

E claro: sair das dívidas exige que o devedor tome algumas medidas drásticas. Mas, se seguidas à risca, trarão resultados possíveis de alcançar. Afinal, com esforço, responsabilidade e o planejamento certo é possível alcançar o caminho para o seu alívio financeiro.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e que você alcance a sua liberdade financeira para ter mais tranquilidade para cuidar de si mesmo, da família e investir no futuro.

Você também pode gostar
Smart City Aquiraz
Que fazer em Aquiraz, no Ceará: uma região que atrai turistas e cada vez mais moradores

A poucos minutos de Fortaleza e com diversos atrativos, Aquiraz é um destino procurado o ano todo por turistas de todo o Brasil. Se você está em busca de uma localização que combine beleza natural, cultura rica e diversão para toda a família, Aquiraz, no Ceará, é a escolha perfeita. Localizada a poucos quilômetros de […]

Investimentos
O que é IGPM e como ele impacta no pagamento da sua casa ou lote

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) é uma ferramenta crucial na economia, refletindo a variação de preços de produtos e serviços. Sua relevância vai além: afeta contratos, aluguéis e investimentos

Cidade Inteligente
Smart City Praia Bela. O mais novo lançamento da Planet Smart City

A Smart City Praia Bela é o 4º empreendimento da Planet Smart City no Nordeste e o 3º no Ceará. Entre as muitas oportunidades de crescimento, turismo, diversão e mesmo negócios, Aquiraz desponta como um dos municípios mais promissores da Região Metropolitana de Fortaleza. É nessa localização que, seguindo o sucesso da Smart City Aquiraz, […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar