Decoração

Decoração sensorial: saiba o que é e como fazer

Decorar a sua casa passa por questões que não se limitam a fatores estéticos. Outras escolhas, como a decoração sensorial, contribuem para que os ambientes sejam agradáveis e aconchegantes. Vamos saber mais sobre o assunto? Confira!
decoração-sensorial

Decorar a sua casa passa por questões que não se limitam a fatores estéticos. Outras escolhas, como a decoração sensorial, contribuem para que os ambientes sejam agradáveis e aconchegantes. Afinal, estamos falando de um local especial, nosso porto seguro, que deve despertar emoções e, acima de tudo, ser muito acolhedor.

A decoração sensorial tem a ver com isso, garantindo as mais variadas sensações que nos fazem bem — estimulando os nossos sentidos, como a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato. Muitas vezes, eles passam despercebidos, mas acredite, podem fazer a diferença no astral de sua casa.

Vamos saber mais sobre o assunto? Confira!

Qual é a importância da decoração sensorial?

A decoração sensorial consiste em garantir que na sua casa, por meio do décor, sejam percebidos e aguçados os cinco sentidos, tão importantes para o bem-estar. No entanto, isso não quer dizer que devemos deixar de lado uma decoração bonita e harmoniosa.

Pelo contrário, a decoração sensorial contribuirá para que ela se torne mais agradável e acolhedora. O fato é que esse tipo de projeto se vincula às cores, às texturas, à beleza, aos sons e ao aroma da casa. Ou seja, tem a ver com a organização dos ambientes, com o objetivo de estimular os sentidos.

Como trabalhar a decoração sensorial?

Veja como fazer para ativar todos os sentidos ao decorar sua casa!

Visão

A visão é o sentido mais explorado na decoração sensorial. Sendo assim, é recomendado optar por móveis e elementos decorativos que estimulem esse sentido. No entanto, sempre tenha em vista o que lhe causa bem-estar, como cores, formas e luzes de sua preferência. Investir em artefatos como abajures, luzes coloridas ou de LED são boas sugestões.

Tato

O tato pode se manifestar nas texturas, como a aplicação nas paredes de técnicas como grafiato, parede de chapisco, bico de jaca, entre outras. Assim como a escolha dos móveis, a textura precisa ser do seu gosto, e não apenas seguir uma tendência de estilo.

Os tecidos, por sua vez, permitem uma grande variação que confere aquele contato mais agradável, de acordo com as suas preferências. Para isso, podemos usar o algodão, o veludo, o crochê, entre outros. Investir em plantas também torna os ambientes mais agradáveis quanto ao sentido do toque, como as dormideiras, que reagem quando encostamos nelas.

Olfato

O aroma nos traz lembranças de vários períodos da vida, não é mesmo? É comum associarmos algum momento vivido ao olfato. Por isso, é tão especial! Quem não aprecia aquele cheirinho de café fresco pela manhã?

Diante disso, se você quer aromas agradáveis em sua casa, invista em velas aromáticas, difusores e sachês, pois podem contribuir para manter os espaços sempre perfumados e aconchegantes.

Audição

Existem sons tão agradáveis que tornam qualquer ambiente mais prazeroso, concorda? Por isso, vale investir em objetos que emitem sons que tranquilizam, como fontes de água, som da chuva, sino dos ventos etc. Eles transmitem bem-estar e relaxamento aos cômodos.

 Paladar

A decoração sensorial pode garantir espaços que estimulem o paladar. Para isso, aproveite alguns elementos decorativos, como potes sedutores repletos de bombons. Você pode diversificar com outros produtos comestíveis, como frutas, oleaginosas, frutas secas, entre outras.

Utilizando os cinco sentidos, é perfeitamente viável adotar a decoração sensorial para tornar os ambientes mais acolhedores e confortáveis na sua casa. Invista nessa ideia e garanta mais bem-estar e qualidade de vida!

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros artigos interessantes como este!

Você também pode gostar
Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar