Decoração

Decoração sensorial: saiba o que é e como fazer

Decorar a sua casa passa por questões que não se limitam a fatores estéticos. Outras escolhas, como a decoração sensorial, contribuem para que os ambientes sejam agradáveis e aconchegantes. Vamos saber mais sobre o assunto? Confira!
decoração-sensorial

Decorar a sua casa passa por questões que não se limitam a fatores estéticos. Outras escolhas, como a decoração sensorial, contribuem para que os ambientes sejam agradáveis e aconchegantes. Afinal, estamos falando de um local especial, nosso porto seguro, que deve despertar emoções e, acima de tudo, ser muito acolhedor.

A decoração sensorial tem a ver com isso, garantindo as mais variadas sensações que nos fazem bem — estimulando os nossos sentidos, como a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato. Muitas vezes, eles passam despercebidos, mas acredite, podem fazer a diferença no astral de sua casa.

Vamos saber mais sobre o assunto? Confira!

Qual é a importância da decoração sensorial?

A decoração sensorial consiste em garantir que na sua casa, por meio do décor, sejam percebidos e aguçados os cinco sentidos, tão importantes para o bem-estar. No entanto, isso não quer dizer que devemos deixar de lado uma decoração bonita e harmoniosa.

Pelo contrário, a decoração sensorial contribuirá para que ela se torne mais agradável e acolhedora. O fato é que esse tipo de projeto se vincula às cores, às texturas, à beleza, aos sons e ao aroma da casa. Ou seja, tem a ver com a organização dos ambientes, com o objetivo de estimular os sentidos.

Como trabalhar a decoração sensorial?

Veja como fazer para ativar todos os sentidos ao decorar sua casa!

Visão

A visão é o sentido mais explorado na decoração sensorial. Sendo assim, é recomendado optar por móveis e elementos decorativos que estimulem esse sentido. No entanto, sempre tenha em vista o que lhe causa bem-estar, como cores, formas e luzes de sua preferência. Investir em artefatos como abajures, luzes coloridas ou de LED são boas sugestões.

Tato

O tato pode se manifestar nas texturas, como a aplicação nas paredes de técnicas como grafiato, parede de chapisco, bico de jaca, entre outras. Assim como a escolha dos móveis, a textura precisa ser do seu gosto, e não apenas seguir uma tendência de estilo.

Os tecidos, por sua vez, permitem uma grande variação que confere aquele contato mais agradável, de acordo com as suas preferências. Para isso, podemos usar o algodão, o veludo, o crochê, entre outros. Investir em plantas também torna os ambientes mais agradáveis quanto ao sentido do toque, como as dormideiras, que reagem quando encostamos nelas.

Olfato

O aroma nos traz lembranças de vários períodos da vida, não é mesmo? É comum associarmos algum momento vivido ao olfato. Por isso, é tão especial! Quem não aprecia aquele cheirinho de café fresco pela manhã?

Diante disso, se você quer aromas agradáveis em sua casa, invista em velas aromáticas, difusores e sachês, pois podem contribuir para manter os espaços sempre perfumados e aconchegantes.

Audição

Existem sons tão agradáveis que tornam qualquer ambiente mais prazeroso, concorda? Por isso, vale investir em objetos que emitem sons que tranquilizam, como fontes de água, som da chuva, sino dos ventos etc. Eles transmitem bem-estar e relaxamento aos cômodos.

 Paladar

A decoração sensorial pode garantir espaços que estimulem o paladar. Para isso, aproveite alguns elementos decorativos, como potes sedutores repletos de bombons. Você pode diversificar com outros produtos comestíveis, como frutas, oleaginosas, frutas secas, entre outras.

Utilizando os cinco sentidos, é perfeitamente viável adotar a decoração sensorial para tornar os ambientes mais acolhedores e confortáveis na sua casa. Invista nessa ideia e garanta mais bem-estar e qualidade de vida!

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros artigos interessantes como este!

Você também pode gostar
Investimentos
Tipos de Investimento Financeiro. Quais os Principais Ativos Para Comprar

Ações, CDB, Tesouro Direto, Imóveis… São tantas opções para começar a investir que, muitas vezes, pode complicar ainda mais a decisão de começar. Neste artigo, vamos trazer uma orientação para que você comece de forma segura.

Obras na Smart City Laguna
Investimentos
Vai Construir Sua Casa do Zero? Aqui Está o Que Você Precisa Saber

Comprar o terreno para constuir a casa dos seus sonhos é um dos caminhos mais procurados por pessoas que querem uma moradia que tenha mais a ver com sua personalidade e que acomode todos os desejos. Mas, é preciso ter cautela e por isso, que escrevemos esse artigo. Vamos lá?

Investimentos
Planejando sua Carteira de Investimentos: Como Incluir Lotes de Forma Estratégica

Se diversificar investimentos é ouro, planejar é diamante! Um dos melhores conselhos para quem quer ter mais diverdificação em seus investimentos é conhecer todas as possibilidades. E uma delas é o mercado imobiliário, que é um dos mais seguros e estáveis

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar