Sustentabilidade

O que é construção sustentável e como o conceito é aplicado nos projetos?

Estamos em tempos de debates que têm as ações de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente como pauta. Nesse sentido, a construção sustentável é um potencial mecanismo de transformação do modo como interagimos e usufruímos dos recursos naturais.
construção-sustentável

Estamos em tempos de debates que têm as ações de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente como pauta. Nesse sentido, a construção sustentável é um potencial mecanismo de transformação do modo como interagimos e usufruímos dos recursos naturais.

São muitas as consequências do mau uso desses recursos, o que pode impactar drasticamente a herança deixada para as gerações futuras. Por isso, é preciso mudar a mentalidade coletiva e buscar o bom aproveitamento de materiais ecológicos.

Nesse contexto, todos os setores do mercado são chamados à reflexão. Isso inclui a construção civil, uma das áreas responsáveis por grandes impactos no meio ambiente devido ao uso de recursos naturais. Foi pensando nisso que decidimos trazer informações importantes sobre uma modalidade inovadora: a construção sustentável. Continue lendo para conhecer o conceito, os benefícios e como aplicá-la em projetos!

O que é construção sustentável?

A construção sustentável adota práticas otimizadas de utilização de técnicas e materiais ecológicos. Da concepção do projeto à entrega do produto, diversos elementos são pensados para fortalecer a ideia de que é possível ter um excelente resultado com uma menor exploração da natureza.

O modelo é voltado para uso consciente de recursos, intervenções tecnológicas e descarte de resíduos. O principal objetivo da construção sustentável é proporcionar maior bem-estar para os futuros moradores, de modo que usufruam de um imóvel confortável e construído a partir de uma perspectiva benéfica para todos — inclusive para o meio ambiente.

Os princípios da construção sustentável se baseiam em três requisitos:

  • viabilidade econômica;
  • aceitação social e cultural, considerando a população no entorno;
  • sustentabilidade ambiental, com a minimização do uso inadequado de recursos naturais.

Assim, as construções sustentáveis passam por alguns pontos importantes, como:

  • planejamento inteligente;
  • uso de mão de obra qualificada;
  • uso de materiais de qualidade;
  • adoção de fontes de energia sustentáveis;
  • aproveitamento adequado de recursos naturais;
  • adoção de mecanismos de gestão do uso de água;
  • gestão de resíduos nos imóveis;
  • uso de tecnologias auxiliares na construção.

Quais os benefícios da sustentabilidade na construção civil?

De modo geral, a construção sustentável é vantajosa para todos os envolvidos — projetistas, construtores, compradores e meio ambiente. Para além da defesa dos ideais de sustentabilidade, existem benefícios que atingem outros objetivos. Algumas das vantagens são:

  • controle de desperdício de recursos naturais no uso cotidiano do imóvel (por exemplo, construções que adotam placas fotovoltaicas utilizam fontes de energia limpas e sustentáveis);
  • menor emissão de CO2;
  • maior valorização dos empreendimentos;
  • alinhamento do empreendimento com demandas cada vez mais atuais e relevantes.

Como a construção sustentável pode ser aplicada aos projetos?

É comum não saber, de forma objetiva, como alinhar a sustentabilidade às demandas da construção civil. Confira a seguir algumas possibilidades:

  • uso de técnicas como o telhado verde;
  • uso de tinta ecológica;
  • uso de fontes de energia sustentáveis;
  • adoção de eficiência energética.

Os primeiros registros da construção civil são datados de muitos anos antes de Cristo. Considerando isso, podemos dizer que esse é um conceito que, enquanto alternativa consistente na concepção de novos empreendimentos, ainda está engatinhando. No entanto, é uma aposta segura e viável.

A melhor forma de colocar essa ideia em prática é contar com a parceria de quem entende a importância de preservar o meio ambiente. Com a ajuda da equipe Planet Smart City, você pode desenvolver projetos inteligentes e inclusivos de construção sustentável, com o amparo dos quatro pilares que norteiam nosso trabalho: arquitetura e urbanismo, pessoas, tecnologia e meio ambiente.

Gostou do post? Quer saber mais sobre nossas estratégias de planejamento e construção inteligente? Então entre agora mesmo no nosso site e conheça as soluções da Planet Smart City!

Você também pode gostar
casas-funcionais
Inovação
Casas funcionais: conceito, características e vantagens

As casas funcionais têm ganhado muito espaço no mercado imobiliário por serem práticas e ajudarem a aproveitar melhor os espaços.

organizar finanças pessoais
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar