Novidades

Construção civil: tijolos e cimentos que crescem e se reproduzem prometem revolucionar a indústria

Já imaginou um material sólido, perfeito para construção, que é capaz de crescer sozinho como recifes de corais? É basicamente assim que funcionam os tijolos do laboratório do cientista Wil Srubar, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Isso porque essas criações da biotecnologia não estão apenas vivas, mas em processo de reprodução, também. Conhecidos […]
tijolo-cimento
Conhecidos como materiais vivos projetados, os tijolos são produzidos por bactérias e micróbios que convertem areia e outros nutrientes em um biocimento

Já imaginou um material sólido, perfeito para construção, que é capaz de crescer sozinho como recifes de corais? É basicamente assim que funcionam os tijolos do laboratório do cientista Wil Srubar, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. Isso porque essas criações da biotecnologia não estão apenas vivas, mas em processo de reprodução, também.

Conhecidos como materiais vivos projetados (ELM), os tijolos são produzidos por bactérias e micróbios que convertem areia, nutrientes e outras matérias-primas em um biocimento, da mesma forma que os corais sintetizam recifes. Por isso, quando um dos tijolos é dividido ao meio, em questão seis horas, dois se formarão.

Com o ELM é possível construir materiais estruturais inertes, como cimento endurecido ou substitutos semelhantes à madeira, com aplicações para a construção civil, já que podem ser base de pistas de aeroportos, que se auto-constroem, e bandagens vivas.

A novidade do biocimento de Srubar é que essa invenção consegue reter as células vivas, mesmo na estrutura final. Isso é possível porque os cientistas controlam a temperatura e a umidade, mantendo esses organismos vivos. E quando quiserem estabilizar o crescimento, basta desativar esses controles, como explicado no artigo da Matter.

Leia também: Conheça o AIRPod, o carro ecológico movido a ar

Novo vs velho

Até então, os tijolos são feitos, normalmente, com argila, areia, cal e água, que são misturados, moldados e aquecidos em olarias a mais de 1000 °C, em um processo que consome muita energia e gera centenas de milhões de toneladas de emissões de carbono anualmente.

Em contrapartida, uma empresa da Carolina do Norte, nos EUA, chamada de bioMASON, foi uma das primeiras a explorar o uso de bactérias na fabricação desse material. Nesse caso, os micróbios é que convertiam nutrientes em carbonato de cálcio, que endurece a areia e a transforma em um material de construção resistente à temperatura ambiente.

“Você poderia cultivar uma pista temporária em algum lugar semeando bactérias na areia e gelatina?” pergunta Sarah Glaven, microbiologista e especialista em ELM do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA. Em junho de 2019, pesquisadores da Base da Força Aérea Wright-Patterson, em Ohio, criaram um protótipo como o questionado por ela, com 232 metros quadrados.

A esperança, explica Blake Bextine, que dirige um programa ELM para a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa dos EUA, é que, em vez de transportar toneladas de materiais para criar campos aéreos expedicionários, os engenheiros militares possam usar areia, cascalho e água locais e aplicar alguns “tambores” de bactérias — que produzem cimento — para criar novas pistas, em questão de dias. Esse movimento resultou em uma porção de grupos levando esse mesmo conceito adiante.

As informações são do Canaltech

Você também pode gostar
tecnologia-em-casa
Tecnologia
Tecnologia em casa: como ajuda a facilitar o seu dia a dia?

Utilizar a tecnologia em casa, além de facilitar o dia a dia, traz segurança e bem-estar. Exemplos de algumas atividades que utilizam essa tendência são fechaduras inteligentes e assistentes virtuais com comando de voz. Continue lendo e saiba mais!

conheca-a-peliicula-de-vidro-flexivel-que-produz-5-vezes-mais-energia-solar
Inovação
Conheça o vidro flexível capaz de gerar energia limpa

A SolarWindow é uma empresa que inovou ao criar um novo tipo de vidro flexível capaz de gerar energia limpa. O novo vidro super fino e dobrável aplicado em arranha-céus, carros e até mesmo aviões, poderia transformar totalmente a forma de como produzimos e coletamos energia solar. Este vidro revolucionário foi criado através da aplicação […]

Digitalização urbana com foco nas pessoas
Grupo Planet
Digitalização urbana com foco nas pessoas

Na última década, várias tendências globais têm promovido profundas mudanças na forma como as pessoas vivem em todo o mundo e como ocorre a digitalização urbana: A crescente urbanização das populações mundiais; A introdução da inteligência artificial, da robótica e de dispositivos de IoT (Internet das Coisas); Mudanças ambientais que demandam atenção ao comportamento; O […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar