Senza categoria

Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo

A sustentabilidade tem sido o foco de muitas cidades. A Arcadis, uma consultoria estratégica ambiental, desenvolveu um estudo que fez três aspectos para medir a sustentabilidade das cidades. São eles: sociais, ambientais e econômicos. Aspectos sociais As taxas de obesidade e criminalidade são uma expectativa de vida. Aspecto ambiental É medido pela implementação de energia […]
cidades-sustentáveis
Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo

A sustentabilidade tem sido o foco de muitas cidades. A Arcadis, uma consultoria estratégica ambiental, desenvolveu um estudo que fez três aspectos para medir a sustentabilidade das cidades. São eles: sociais, ambientais e econômicos.

Aspectos sociais

As taxas de obesidade e criminalidade são uma expectativa de vida.

Aspecto ambiental

É medido pela implementação de energia limpa, taxas de reciclagem e mobilidade.

Aspecto econômico

Avalia as possibilidades de se empreender um negócio de sucesso na cidade, analisando o turismo, conectividade ou taxas de emprego.

A partir desses aspectos, uma consultora Arcadis e o Centro de Economia e Pesquisa Empresarial (RU) foram elencaram as cidades mais sustentáveis ​​no mundo. A análise foi realizada em 100 grandes cidades utilizando 32 indicadores.

Leia também: 5 aplicativos gratuitos para te ajudar a ser mais sustentável

Confira as 10 cidades que estão na lista:

1. Zurique (Suíça)

O topo da lista fica com Zurique. A cidade suíça, além de ocupar o 1º lugar no índice ambiental, está em 5º na economia e em 27º no aspecto social. A rede de transporte público da cidade é um exemplo a ser seguido. É altamente eficiente e sustentável.

2. Singapura (Cidade Estado da República de Singapura)

Com mais de 7 mil habitantes por metro quadrado, a cidade possui 29,3% de arborização. Não à toa fica em 2º lugar na lista de cidades mais sustentáveis do mundo. Além disso, o governo desenvolveu um plano de mobilidade que promove o transporte público e compartilhado.

3. Estocolmo (Suécia)

A capital sueca entra na lista graças a iniciativas como a transformação de Hammarby Sjöstad. A antiga área industrial é o primeiro distrito ecológico de Estocolmo, com circuitos fechados de água, resíduos e energia.

4. Viena (Áustria)

A cidade austríaca ocupa a quarta posição devido sua segurança, baixo preço de moradias e bom funcionamento do transporte público. Além disso, o projeto Smart City Vienna chama atenção porque busca alcançar uma cidade com zero emissão e autossuficiência de energia.

5. Londres (Inglaterra)

Londres apresenta grandes oportunidades econômicas e iniciativas ambientais, como ônibus com baixa emissão de gases ou programas voluntários. A cidade possui alta densidade populacional e em constante crescimento.

6. Frankfurt (Alemanha)

A cidade alemã oferece a seus habitantes boa qualidade de vida e ampla gama de empregos. Além disso, é um dos principais centros econômicos do país.

7. Seul (Coreia do Sul)

A capital da Coréia do Sul lidera o ranking social graças as suas políticas de planejamento para eliminar a discriminação, facilitar o acesso ao emprego e melhorar a mobilidade, como o Plano Seul. Somado a isso, existem projetos para melhorar a sustentabilidade na cidade, como a restauração de rios, que deixaram de ser áreas de poluição para se tornarem locais de lazer e recreação.

8. Hamburgo (Alemanha)

A cidade é uma das cidades mais populosas da Alemanha e foi considerada a Capital Verde da Europa em 2011. Hamburgo se destaca pela conscientização ambiental, com iniciativas como o “guia de compras ecológicas”, com informações sobre alternativas de consumo sustentáveis na cidade.

9. Praga (República Checa)

Praga possui iniciativas que melhoram a qualidade de vida de seus habitantes e reduzem o impacto ambiental, especialmente em termos de mobilidade e transporte público, além de ser um dos mais importantes centros da Europa.

10. Munique (Alemanha)

A cidade alemã tem como objetivo se tornar a primeira cidade do mundo suprida apenas por energia renovável. Além disso, ocupa o 3º lugar no ranking das cidades com melhor qualidade de vida no mundo.

Você também pode gostar
Pecém
Porto do Pecém: o novo motor econômico do Nordeste

O Porto do Pecém vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Nordeste brasileiro. Localizado no litoral do Ceará, o complexo portuário e industrial tem atraído investimentos estratégicos que impulsionam exportações, fortalecem a indústria e ampliam o papel do estado no comércio internacional.  Esse movimento ajuda a explicar por que a região passou […]

Inovação
Como grandes projetos como o hidrogênio verde valorizam regiões inteiras

Grandes projetos de infraestrutura sempre tiveram um papel decisivo na transformação econômica de territórios. Ferrovias, portos, pólos industriais e, mais recentemente, projetos de energia limpa são capazes de redefinir completamente o potencial de uma região.  Nesse contexto, o hidrogênio verde surge como um dos principais vetores de desenvolvimento dos próximos anos, com impacto direto na […]

Cidade Inteligente
Cidades inteligentes no Ceará: inovação que transforma o mercado imobiliário

O avanço das cidades inteligentes no Ceará não é tendência passageira. Na verdade, esse fenômeno é uma resposta direta a desafios urbanos reais: crescimento populacional, pressão sobre infraestrutura, mobilidade, segurança e qualidade de vida exigem soluções mais eficientes, integradas e sustentáveis.  Nesse cenário, o estado tem se destacado como um dos pólos mais promissores do […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar