Inovação

Conheça 4 países que estão inovando em energia renovável

O uso de fontes renováveis de energia está sendo amplamente expandido ao redor do mundo, especialmente após os países em desenvolvimento começarem a notar o potencial econômico desse tipo de energia. Além disso, o interesse em segurança energética para diminuir as importações de energia de outros países também contribuiu para o aumento do uso dessa […]
paises-energia-renovavel
Conheça 4 países que estão inovando em energia renovável

O uso de fontes renováveis de energia está sendo amplamente expandido ao redor do mundo, especialmente após os países em desenvolvimento começarem a notar o potencial econômico desse tipo de energia. Além disso, o interesse em segurança energética para diminuir as importações de energia de outros países também contribuiu para o aumento do uso dessa energia. Com isso, alguns locais se destacam pelo uso eficiente de fontes renováveis em sua matriz energética.

Dubai

Dubai é uma das cidades mais povoadas dos Emirados Árabes Unidos e é cada vez mais conhecida por seu papel de liderança no desenvolvimento de energia solar. O departamento de Eletricidade e Água de Dubai tem o objetivo de aumentar a utilização de energia renovável para 7% da demanda nacional de eletricidade até 2020 e 15% até 2030. O principal foco é o Parque solar Mohammad bin Rashid Al Maktoum, que é um dos maiores projetos de energia renovável no MENA (Oriente Médio e Norte da África) e tem capacidade para produzir 200 MW.

Os Emirados Árabes Unidos têm a intenção de equipar 30.000 edifícios com sistemas que economizam energia e introduzir novos incentivos fiscais para estimular o uso de sistemas de energia e aquecimento solar. A expectativa é que Dubai se torne a primeira “cidade inteligente” do mundo onde todo o consumo de energia é monitorado e controlado.

China

Em 2013, a China alcançou uma capacidade total de 378 GW de produção de energia renovável, principalmente através de energia hidrelétrica e eólica. A produção de células solares fotovoltaicas aumentou 100 vezes desde 2005, permitindo assim que o custo da energia solar caísse 70% através da criação de um mercado global em massa. De acordo com o chefe da Agência Internacional de Energia, Marie van der Hoeven, a China está gastando mais em desenvolvimento de energia renovável do que os EUA e a Europa juntos. A geração de energia a partir de turbinas eólicas na China já alcança mais de 25% do consumo do país.

Índia

O desenvolvimento de energia renovável na Índia está sendo conduzido pelo Ministério de Energias Novas e Renováveis do país. Ele alcançou 33,8 GW de capacidade instalada de energia renovável em fevereiro de 2014, dos quais 66% foram gerados a partir de energia eólica. A produção de energia solar, biomassa e pequenas usinas hidrelétricas contribuíram com mais 4,59%. Entre 2014-2015, a Índia acrescentou 4.089 MW à sua produção, 8,5% a mais que sua meta original de 3.770 MW, aumentando sua capacidade total de energia renovável para 35,77 GW.

África do Sul

De acordo com o Departamento de Energia do país, a África do Sul tem potenciais fontes de energia renováveis que lhe permitam gerar 3.725 MW até 2030 no âmbito do seu Programa de Aquisição de Produtores Independentes de Energia Renovável. A África do Sul é atualmente ainda muito dependente de combustíveis fósseis, mas as usinas solares, eólicas e de biomassa estão sendo instaladas em todo o país.

Destas tecnologias, a energia eólica parece ser a de mais rápido crescimento. O ministro Sul Africano de energia, Tina Joemat-Pettersson, anunciou que o país adicionou um total de 4,322MW à sua capacidade de energia renovável em menos de quatro anos, a um custo muito mais baixo do que a geração de combustível fóssil.

Você também pode gostar
Pecém
Porto do Pecém: o novo motor econômico do Nordeste

O Porto do Pecém vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Nordeste brasileiro. Localizado no litoral do Ceará, o complexo portuário e industrial tem atraído investimentos estratégicos que impulsionam exportações, fortalecem a indústria e ampliam o papel do estado no comércio internacional.  Esse movimento ajuda a explicar por que a região passou […]

Inovação
Como grandes projetos como o hidrogênio verde valorizam regiões inteiras

Grandes projetos de infraestrutura sempre tiveram um papel decisivo na transformação econômica de territórios. Ferrovias, portos, pólos industriais e, mais recentemente, projetos de energia limpa são capazes de redefinir completamente o potencial de uma região.  Nesse contexto, o hidrogênio verde surge como um dos principais vetores de desenvolvimento dos próximos anos, com impacto direto na […]

Homem segurando notebook com datacenters ao fundo
Inovação
Por Que o Datacenter do TikTok no Pecém Deve Aumentar a Relevância Digital e Imobiliária do Ceará. E Como Você Pode se Beneficiar

O datacenter do TikTok no Pecém pode transformar o Ceará em referência digital, impulsionar energia renovável e valorizar o mercado imobiliário. A infraestrutura atrai investimentos, empresas e empregos qualificados, posicionando o estado como um dos principais hubs tecnológicos da América Latina.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar